sábado, 16 de fevereiro de 2013

Atenção: Meteoro ou meteorito? Dúvidas? Esclareça aqui!!

1. Qual é a diferença entre um meteoro e um meteorito?















Meteoro, chamado popularmente de estrela cadente, designa-se o fenômeno luminoso observado quando da passagem pela atmosfera terrestre. Segundo quadro acima, observe que eles se fragmentam antes de tocar no solo.

Chuva de meteoros


















Meteoritos são os meteoros que não se desintegram totalmente antes de tocar o solo da terra. Normalmente atingem o chão a velocidades tremendas – até 30 mil quilómetros por hora, No caso da Rússia, que deixou mais de 1 mil feridos foi meteoritos. Entendeu?

meteorito
















2.  Por quê tantos se feriram na Rússia?

A maioria dos danos foi causada pela explosão do meteoro quando entrou na atmosfera. A explosão provocou uma onda de choque que partiu vidros e atirou objectos para o ar num raio de vários quilómetros. Quando os fragmentos do meteoro –  que tornaram-se meteoritos – atingiram o chão eram já pequenos demais para causar danos fora do seu local de impacto. Situações como a que ocorreu na Rússia não são raras, mas em geral não se podem prever.

3. Há alguma relação com o asteróide que  passou hoje (15/02/2013) perto da Terra?

Não, é apenas uma coincidência cósmica. O Asteróide 2012DA14 não tem qualquer relação com os meteoritos que atingiram a Rússia.

Asteróide 2012DA14














4. Quais foram os grandes registros de quedas de meteoritos no nosso planeta?

a) Em 2008 os astrónomos descobriram um meteoro a dirigir-se para a Terra cerca de 20 horas antes de entrar na atmosfera. Explodiu sobre o Sudão, não causando danos. Foi o primeiro meteoro identificado antes de bater na Terra.


Cerca de 50 fragmentos do meteorito  foram recolhidos do deserto da Núbia, no Sudão




















b) O maior impacto de meteorito conhecido no último século foi o ‘Tunguska’ que também atingiu a Rússia em 1908. Mesmo esse impacto sendo, muito maior do que o da Rússia,  não feriu ninguém na época. Apesar de ser considerado o maior impacto terrestre na história recente da Terra, impactos de intensidade similar em regiões remotas teriam passado despercebidos antes do advento do monitoramento global por satélite nas décadas de 1960 e 70.

Árvores caídas após a explosão. Foto tirada durante a expedição de Kulik, em 1927.
















c) Os cientistas acreditam que uma enorme queda de meteoritos pode ter sido responsável pela extinção dos dinossauros, há cerca de 66 milhões de anos. De acordo com esta teoria, o impacto teria provocado grandes quantidades de pó que cobriram o céu durante décadas e alteraram o clima da Terra.






















Forte abraço, 
Profª Jackie


4 comentários:

  1. Oi Thiago, a explicação para a pergunta número 01 e 04, são minhas e algumas pesquisas realizadas sobre estes incidentes.

    Quando as perguntas 02 e 03, foram respostas dadas em consenso por vários cientistas europeus, americanos e mesmo brasileiros.

    Mas caso tenha dúvidas sobre este assunto, posso recomendar-lhe pesquisar na Agência Espacial Europeia.
    http://www.esa.int/ESA

    Forte abraço e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  2. Oi, professora!

    Achei super legal sua publicação aqui no Blog sobre essa atualidade que nos cerca nos últimos dias.

    Assustei-me com esse incidente, e, então, tenho a dúvida: isso tem tendência de tornar-se frequente nos próximos anos?

    Agradeço! Parabéns pelo blog. :-)
    Facebook.com/NayaraSwarowski

    ResponderExcluir