quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

POR FAVOR... DEIXEM YOANI SÁNCHEZ FALAR!



Cuba
Cuba, chamada oficialmente de República de Cuba, é um país insular do Caribe. A nação de Cuba consiste na ilha principal de Cuba, além da Isla de la Juventud e de vários arquipélagos menores. Havana é a maior cidade de Cuba e a capital do país.Wikipedia

MoedasPeso cubanoPeso convertível
GovernoEstado socialistaRepública,SemipresidencialismoEstado unitário
Língua oficialLíngua castelhana

No meio de tanta discussão, andei pensando!

Gente, por mais que eu já tenha defendido Cuba, a Revolução em si e até mesmo o Governo Fidel, hoje é lamentável que a liberdade de um povo tenha sido sacrificada em nome de um causa .

Não aceito a Dinastia Castro, em nome de idéias ultrapassadas no contexto atual e muito me entristece ver o governo cubano ser acusado ( com razão)  de inúmeras violações dos direitos humanos, tais como, detenções arbitrárias, torturas, julgamentos injustos e execuções extrajudiciais (também conhecido como "El paredón"). 

O que se chamou um dia de governo revolucionário é hoje condenado por reprimir quase todas as formas de dissidência política e violar os direitos fundamentais de livre expressão, associação, reunião, privacidade, e movimentos contra o governo , Cuba pode até exibir bons êxitos no campo social, porém no campo político, segue com um sistema de partido único, apontando  cada vez mais para um regime ditatorial, disso não tenho dúvidas!

O governo da ilha se defende acusando os Estados Unidos de limitar, com seu embargo econômico, os direitos humanos na ilha. Isso é verdade, sempre fui contra ao brutal embargo econômico contra Cuba imposto pelos EUA desde 1962, que já devia ter sido encerrado pois perdeu o sentido a muitos anos atrás! Afinal a ideia original dos EUA era criar uma situação em que os cubanos fossem às ruas protestar contra o governo e por sua vez derrotar Fidel pela força de um povo insatisfeito economicamente. O que aliais, foi um grande fracasso.

Conclusão? Os  EUA teve que aguentar a formação de uma país socialista (único) no continente Americano.

E por quê ainda persistir neste bloqueio? Sabe-se lá o que pensam estes caras que não conseguiram se afastar do fantasma da "Guerra Fria"!

O que me resta dizer depois desta pequena demonstração de conhecimento?

Deixe Yoani Sánchez Falar! 

O que ela poderia dizer que já não sabemos?



















A blogueira cubana vai aproveitar para criticar o governo de seu país no tour que está fazendo por nove países e o que tem demais?

Quem nunca criticou um governo? Do que tem medo os que querem calar Yoani?

Afinal de contas, plagiando Carlos Drummond de Andrade
Democracia não é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder?

Então? Por favor...  Silêncio, deixe Yoani falar, eu "quero" muito escutar!

                                                                                                        Profª Jackie

2 comentários:

  1. Artigo excelente!!! Sem dúvida os problemas de Cuba estão relacionados com o bloqueio econômico, científico e tecnológico que de forma criminosa e irracional penaliza principalmente a população e acaba justificando as atitudes antidemocráticas de um governo que se importa em demasia com o que os seus próprios cidadãos pensam ou falam. É claro que o apoio à liberdade de expressão, respeito aos direitos humanos e democracia não pode significar retrocessos para as conquistas que o povo cubano realizou, apesar dos seus problemas políticos: educação de qualidade e gratuita em todos os níveis, saúde universal, condições mínimas de vida para todos e não menos importante, a soberania sobre seu território. Democracia, sustentabilidade e paz! Liberdade sempre!!! Para todos e em todos os lugares!

    ResponderExcluir
  2. Oi CENATEC - Muito obrigada pelo comentário neste Blog, espero contar com vc mais vezes, a isso eu chamo de democracia!

    Forte abraço

    e Viva a Liberdade de expressão!

    ResponderExcluir