segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Esta é a primeira vez em quase seis séculos que um papa renuncia ao cargo

 Papa Benedicto 16 anuncia renúncia para dia 28 de Fevereiro de 2013



O Papa anunciar nesta segunda-feira (11/02/2013) que vai renunciar dia 28/02/2013. A última vez que um Papa renunciou do cargo foi há quase 600 anos. Em 1415, o Papa Gregório XII anunciou a saída do cargo para encerrar uma disputa com um candidato rival à Santa Sé.
Na época, a Igreja Católica vivia uma grande crise, chamada de Grande Cisma do Ocidente, que durou de 1378 a 1417 e levou a três sedes papais: Roma, Avignon (França) e Pisa. Consequentemente, o poder passou a ser disputado por três pontífices, um Papa (de Roma) e dois Antipapas (de Avignon e Pisa). Gregório XII enfrentou a concorrência de Bento XIII e Alexandre V. Em 1415, Gregório XII abdicou do cargo no Concílio de Constança, após grande pressão dentro da Igreja, e morreu dois anos depois. O concílio elegeu em 1417 o Papa Martinho V.

Código de Direito Canônico

Lei canônica prevê renúncia do pontífice por livre e espontânea vontade, mas precisa fazê-lo por sua livre vontade, e não é necessário que sua renúncia seja aceita por ninguém. E que não precisa ser aceita por ninguém. Segundo o código, uma vez tendo renunciado, o papa não pode mais voltar atrás.

Após a saída ou morte do Papa, os assuntos da igreja fica sob a responsabilidade do Cardeal Decano, ou Camerlengo. É ele quem convoca o conclave, que significa “local para reuniões secretas”, reúne todos os 120 cardeais da Igreja Católica no Vaticano. Eles ficam isolados em celas particulares e se reúnem na Capela Sistina duas vezes por dia para votar, durante nove dias, nove dias, ou pelo tempo que for necessário.

E agora?

Para que um novo Papa seja eleito o candidato deverá ter a maioria dos votos, ou seja, metade mais um.O voto é secreto. A votação é feita em papel. Depois de cada sessão, os papéis da votação são queimados. Se não houver uma definição, uma substância química é adicionada aos papéis para produzir uma fumaça escura, que sai pela chaminé do telhado do Palácio do Vaticano. Se houver uma definição, a fumaça é branca. O novo pontífice é anunciado para a multidão com a frase em latim “Habemus papam”.

Deixo aqui em questionamento:



Com a saída de Bento XVI, será a vez da América Latina de eleger um papa, já que esta porção de continente representa 45% dos católicos no mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário