sábado, 8 de abril de 2017

O que é um gráfico termopluviométrico ou climograma?

              Gráficos termopluviométricos ou climogramas


São gráficos que representam, em simultâneo, a variação da temperatura e da precipitação ao longo do ano. Simplificando, permitem-nos analisar, em simultâneo, a variação anual da temperatura e da precipitação



[climas+do+mundo.jpg]
A imagem mostra-nos a distribuição mundial de climas


Este tipo de gráfico refere a dois gráficos em um:Um gráfico de barras, que representa o índice pluviométrico, ou seja a área preenchida em azul, isto é, as chuvas ou precipitações de um lugar  e outro gráfico de linha (em vermelho), que indica a temperatura do lugar. Observe que os gráficos dos climas no hemisfério norte a linha de temperatura é invertida em relação a nossa, ou seja, nos meses de junho a agosto estão as mais altas temperaturas por lá, por que? Fácil responder, pois se aqui é inverno nesta época do ano, lá meus caros é verão!


Mais exemplos:



Leia atentamente e aprenda a fazer uma leitura correta de um gráfico termopluviométrico


Os dados de um climograma nos mostram as variações termopluviométricas anuais (observe as iniciais dos meses do ano na coluna horizontal).




Resultado de imagem para atenção galera
É importante também, ao analisarmos um climograma


 Verificarmos a amplitude térmica do local representado.Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura mais alta e a mais baixa, de um dia, semana, mês ou ano.No caso de um gráfico termopluviométrico é possível vermos as as características anuais e calcularmos a amplitude térmica do ano.




                   
                   Gráficos dos climas brasileiros




https://i.ytimg.com/vi/RNPkdR_LzmQ/maxresdefault.jpg



O território brasileiro, em virtude da sua localização e grande extensão, apresenta diferentes tipos de clima. Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.




Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão. A temperatura média anual é elevada, variando entre 25 °C e 27 °C, com chuvas durante todo o ano e alta umidade do ar.

Resultado de imagem para climograma do clima subtropical brasileiro
Clima do norte do Brasil

Tropical ou Tropical Continental ou Tropical Típico:  abrange estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas estações bem definidas:
inverno (seco) e verão (chuvoso). A temperatura média varia entre 18 °C e 28 °C.
Resultado de imagem para climograma do clima subtropical brasileiro
Clima típico do Brasil



Semiárido: esse clima do Brasil predomina no interior nordestino. A temperatura é elevada, com média de 27 °C, e as chuvas são escassas e irregulares. Essas características, além da falta de políticas públicas (construção de reservatórios de água), dificultam o desenvolvimento das atividades agrícolas.


Resultado de imagem para climograma do clima subtropical brasileiro
Clima do sertão nordestino






Tropical de altitude: típico das áreas mais elevadas dos estados do Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). A temperatura, com média anual entre 18 °C e 22 °C, é mais baixa nas áreas mais altas do relevo. Uma característica desse clima são as geadas durante o inverno.
Resultado de imagem para climograma do clima subtropical brasileiro
Clima das serras do sudeste brasileiro



Tropical atlântico ou Tropical Úmido: está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. A temperatura é elevada, por volta de 25 °C. As chuvas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.
Resultado de imagem para climograma do clima subtropical brasileiro
Clima do litoral do Brasil

Subtropical: clima predominante nas porções do território brasileiro situadas ao sul do Trópico de Capricórnio, na Zona Climática Temperada do Sul. Inclui os estados da Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura média é de 18 °C, considerada a mais baixa do país. As chuvas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve ou geada em determinados lugares.
Resultado de imagem para climograma do clima subtropical brasileiro
Clima do sul do Brasil

Adaptado do trabalho publicado de  Wagner de Cerqueira e Francisco - Graduados em geografia
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário