Minha preocupação em sala de aula:
A metodologia pode contribuir significativamente no processo de ensino aprendizagem, instigando o aluno a olhar de forma mais crítica para a realidade que o cerca, e, principalmente, compreender que a paisagem visualizada é resultado de relações sociais, políticas e econômicas, a qual não se manifesta concretamente.
Aliás, perceber a paisagem como resultado de múltiplas relações humanas, estando em constante processo de transformação, sendo o próprio aluno co-participante dessa dinâmica afinal a Geografia da sala de aula aborda o mundo lá de fora, muitas vezes mencionando fatos muito distantes da realidade mais próxima do aluno.
O processo ensino-aprendizagem da Geografia, com uma proposta metodológica de construção do conhecimento, partindo da realidade vivenciada pelo aluno é o meio escolhido para alcançar o objetivo através da realização de trabalho de campo. O fato de que a ida a campo seja um instrumento didático e de pesquisa de fundamental importância para o ensino e pesquisa da/na Geografia. Enquanto recurso
didático, o trabalho de campo é o momento em que podemos visualizar tudo o que foi discutido em sala de aula, em que teoria se torna realidade, se ‘materializa’ diante dos olhos estarrecidos dos estudantes, daí a importância de planejá-lo o máximo possível, de modo a que ele não se transforme numa
‘excursão recreativa’ sobre o território, e possa ser um momento a mais no processo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento”.
Minhas experiências:
‘excursão recreativa’ sobre o território, e possa ser um momento a mais no processo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento”.
Minhas experiências:
Dois importantes exemplos aplicados com sucesso por longos anos em minhas aulas:
Realizei esta Trilha ecológica por 14 anos na Serra Catarinense com alunos do ensino médio em parceria com o Snow Valley que aliáis recomendo sempre a qualquer escola |
Solo, vegetação, clima, ecologia eram algumas de minhas preocupações |
O acampamento, era o ponto forte da trilha, fogueira, contos, socialização! conheça mais: http://www.snowvalley.com.br/site/ |
Desenvolveu-se uma metodologia aplicável e exeqüível de trabalho de campo junto com os alunos de Ensino Médio sendo considerado a idade e a série dos alunos envolvidos, desta forma, contemplou-se os elementos geográficos significativos para sua realidade educacional. Entretanto, ressaltou-se a importância
do aprendizado de procedimentos que
do aprendizado de procedimentos que
visam à realização de estudos, que resultam na produção de novos conhecimentos. Como esclarece Freire (1998, p.32) “Não há
ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. (...) Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”. Colocando ainda a importância da produção do conhecimento, segundo Lacoste (2006, p.86) “para a maioria dos estudantes, a experiência da pesquisa se limita a isto; a este exercício
face: http://www.facebook.com/pages/Snow-Valley-Adventure-Park/365000520234882?ref=ts&fref=ts |
Projeto REAMAR - Ação ao Sul de Santa Catarina/ Brasil salvamos 240 animais em 4 anos com ajuda de outros profissionais que aderiram á idéia |
suplementar de reprodução de conhecimentos já elaborados sem que tenham tomado consciência das possibilidades que teriam de produzir, por si mesmos elementos de um saber novo”.
Existem discussões sobre a validade científica do trabalho de campo na
Geografia, no sentido da construção do conhecimento científico, pois a preocupação
é de que o mesmo torna-se meramente um processo empírico de conhecer, ressalta isso dizendo que “O fantasma do empirismo que ronda a produção do conhecimento geográfico leva muitas vezes o pesquisador a reflexões
teóricas elaboradas, mas sem a fundamentação empírica necessária à demonstração e à validação dos conceitos, que aparecem não raro descolados da realidade.
Conclusão:
Dois dos objetivos destes projetos de pesquisa foram inteiramente realizados:
1. De levar os alunos a participarem da realização do trabalho de campo, tanto quanto paisagem e dados gerais da Biogeografia do planalto catarinense, assim como a realidade do litoral do mesmo, como uma visão de defesa ambiental de um dos nossos maiores problemas; A grande mortalidade de animais marinhos em nossas praias na época de outono/Inverno
2, Bem como, da coleta de dados, tabulação e o debate em torno dos dados, das informações coletadas tanto nas trilhas quanto no Centro de Reabilitação, dando a oportunidade de traçar perfis destas realidade, com aspectos bem diferenciados vivenciados por moradores de Santa Catarina, tanto no Planalto, quanto na planície!.
Observação: Estes projetos foram devidamente documentados e registrados!
Prof ª Jackie
Fonte de pesquisa para orientação de publicação:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_adilson_martinez.pdf
Ficarei muito feliz com possíveis comentários de ex.alunos que puderam participar
de um dos dois Projetos citados acima! Muito Obrigada
Existem discussões sobre a validade científica do trabalho de campo na
Geografia, no sentido da construção do conhecimento científico, pois a preocupação
é de que o mesmo torna-se meramente um processo empírico de conhecer, ressalta isso dizendo que “O fantasma do empirismo que ronda a produção do conhecimento geográfico leva muitas vezes o pesquisador a reflexões
teóricas elaboradas, mas sem a fundamentação empírica necessária à demonstração e à validação dos conceitos, que aparecem não raro descolados da realidade.
Conclusão:
Dois dos objetivos destes projetos de pesquisa foram inteiramente realizados:
1. De levar os alunos a participarem da realização do trabalho de campo, tanto quanto paisagem e dados gerais da Biogeografia do planalto catarinense, assim como a realidade do litoral do mesmo, como uma visão de defesa ambiental de um dos nossos maiores problemas; A grande mortalidade de animais marinhos em nossas praias na época de outono/Inverno
2, Bem como, da coleta de dados, tabulação e o debate em torno dos dados, das informações coletadas tanto nas trilhas quanto no Centro de Reabilitação, dando a oportunidade de traçar perfis destas realidade, com aspectos bem diferenciados vivenciados por moradores de Santa Catarina, tanto no Planalto, quanto na planície!.
Observação: Estes projetos foram devidamente documentados e registrados!
Prof ª Jackie
Fonte de pesquisa para orientação de publicação:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_adilson_martinez.pdf
Ficarei muito feliz com possíveis comentários de ex.alunos que puderam participar
de um dos dois Projetos citados acima! Muito Obrigada
uma das melhores professoras que eu já tive, percebia na aula (que assistia com muito gosto) o quão boa é sua metodologia, mas foi nas provas e vestibulares que pude ter certeza! Parabénss!!
ResponderExcluir