quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dicas de como preencher corretamente um gabarito

Gabarito Prova Objetiva
  • Muitos candidatos se atrapalham e cometem erros bobos no preenchimento do gabarito, que acabam contando pontos a menos na sua somatória final, comprometendo assim o resultado da prova.
  • É de extrema importância ler o edital do concurso com atenção, uma vez que ali há explicações sobre qual material básico levar (lápis, borracha, caneta azul ou preta) .
  • Depois de preenchidos as folhas de gabarito passam por leitura óptica e, caso os espaços não estejam corretamente preenchidos, a máquina não conseguirá ler. Portanto nada de preencher o gabarito na última hora, ok?
  • É essencial que ele preencha todo o quadradinho destinado à sua resposta ao invés de marcar com um “X” . Quando a prova for objetiva (a,b,c,d) , quando for somatória você apenas colocará o valor total da questão, digamos que o resultado será 16, você preenche o número um e depois o número 6, entendeu?
  • Canetas azuis ou pretas são também os materiais mais indicados para o preenchimento do gabarito .
  • É bastante importante ainda que o candidato evite rasuras. Não é incomum ver pessoas terem uma questão anulada porque a máquina considerou que havia duas respostas para a mesma pergunta.
  • No gabarito, é preciso ainda anotar corretamente seu nome completo, RG ou conferir seus dados e assinar atrás (leve)ou embaixo do lugar indicado.. 
  • Manter a calma é fundamental e, mesmo quando não se sabe a resposta correta, há chances de marcar pontos com um “chute” que pode ser acertado.
  • As instituições organizadoras costumam divulgar o gabarito com as respostas corretas em seu site horas ou até mesmo dias após a realização da prova. É bom ter seu gabarito  para conferir.
  • Como as provas são criadas por seres humanos, elas estão passíveis de possuírem erros e, quando isso acontece, os candidatos são informados do equívoco quando a instituição organizadora divulga o gabarito e, geralmente, a questão é anulada.
                                           
                                   MODELOS DE cartões respostas  



1. O cartão resposta da UFSC é assim: (colaboração de um aluno)         

São duas fileiras de 0 a 9. se o somatário da questão 01 for 24: 

  • Na primeira fileira pinta-se a bolinha 2 

  • na segunda fileira, pinta-se a bolinha 4. 

  • É postado apenas o resultado do somatório.

2. Abaixo Cartão Gabarito do ENEM


                                                                                 
LEIA, COM ATENÇÃO, AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: 
No CARTÃO-RESPOSTA

a) Confira seu nome e número de inscrição na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você
recebeu.

b) No caso de não coincidir seu nome e número de inscrição, devolva-o ao fiscal de sua sala e peça o cartão correto. Se o seu cartão não for encontrado, solicite um cartão virgem, o que não prejudicará a correção de sua prova.

c) Verifique se o Boletim de Questões, está legível e com o número de páginas correto. Em caso de
divergência, comunique ao fiscal de sala para que este providencie a troca do Boletim de Questões.

d) Após a conferência, assine seu nome no espaço correspondente do CARTÃO-RESPOSTA, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

e) Para cada uma das questões existem você deve marcar no Cartão-Resposta apenas uma letra. Marcando mais de uma, você anulará a questão, mesmo que uma das marcadas corresponda à alternativa correta.

f) O CARTÃO-RESPOSTA não pode ser dobrado, nem amassado, nem rasgado.


LEMBRE-SE

Quando for marcar o Cartão-Resposta, proceda da seguinte maneira:

Faça uma revisão das alternativas marcadas no Boletim de Questões.

Assinale, inicialmente, no Boletim de Questões, a alternativa que julgar correta, para depois marcá-la no Cartão-Resposta definitivamente.

Ao marcar a alternativa do Cartão-Resposta, faça-o com cuidado, evitando rasgá-lo ou furá-lo, tendo atenção para não ultrapassar os limites do círculo.

Além de sua resposta e assinatura, nos locais indicados, não marque nem escreva mais nada no Cartão-Resposta.

Releia estas instruções antes de entregar a prova.



POR FAVOR NÃO TIRE FOTOS DO SEU CARTÃO RESPOSTA
                   Este erro levou a suspensão de mais de 60 alunos do ENEM de 2012

13 comentários:

  1. Na Udesc amassou um pouco meu cartão-resposta,mas depois que passei as resposta voltou um pouco ao normal, posso ter problemas na leitura?

    ResponderExcluir
  2. Oie, espero que o amassado tenha sido realmente muito leve, e que não comprometa a leitura do seu cartão, pois as regras são muito claras, o cartão resposta não pode ser dobrado, nem amassado nem rasgado!

    Forte abraço!

    PROFª jACKIE

    ResponderExcluir
  3. Professora, o cartão resposta da UFSC não é como esta ali.
    São duas fileiras de 0 a 9. se a somatária da qeustão 1, por exemplo, der 24. Na primeira fileira pinta-se a bolinha 2 e na segunda fileira, pinta-se a bolinha 4. Não se colaca cada item assinalado, somente a somatória.

    att

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi amor

    Sem problemas, publicação alterada sendo sua informação,obrigadão

    valeu \o/

    ResponderExcluir
  6. Oi, professora!

    Gostaria de saber o seguinte: em um gabarito de concurso, pintei um quadradinho a lápis, mas imediatamente percebi o erro, apaguei-o e pintei a alternativa correta, dessa vez, de caneta. Por ter apagado a de lápis, posso perder a questão?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. oLá, eu sinceramente acredito que não vai acontecer nada! Mas me conta o resultado

    ResponderExcluir
  8. Quando pintei o círculo do gabarito pintei, bem pouco, fora do círculo. Isso compromete minha resposta?

    ResponderExcluir
  9. olá , olha eu marqei uma alternativa errada sem querer fiz apenas um pontinho peqeno ai peguei a borracha e passei um pouquinho de saliva , apaguei a parte do ponto toda mas a area ficou meia desgastada e com uns rasgaosinhos bem suaves , nada exagerante ai logo em seguida marquei a certa . será que vai ser anulada a questão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus

      A chance desta questão ser anulada é bem grande, era preferível deixar o pequeno ponto, pois quando for feita a leitura da questão, a rasura que ficou meio desgastada deverá provocar o anulamento da mesma! Que peninhaaaa.

      Forte abraço

      Excluir