quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dicas de como preencher corretamente um gabarito

Gabarito Prova Objetiva
  • Muitos candidatos se atrapalham e cometem erros bobos no preenchimento do gabarito, que acabam contando pontos a menos na sua somatória final, comprometendo assim o resultado da prova.
  • É de extrema importância ler o edital do concurso com atenção, uma vez que ali há explicações sobre qual material básico levar (lápis, borracha, caneta azul ou preta) .
  • Depois de preenchidos as folhas de gabarito passam por leitura óptica e, caso os espaços não estejam corretamente preenchidos, a máquina não conseguirá ler. Portanto nada de preencher o gabarito na última hora, ok?
  • É essencial que ele preencha todo o quadradinho destinado à sua resposta ao invés de marcar com um “X” . Quando a prova for objetiva (a,b,c,d) , quando for somatória você apenas colocará o valor total da questão, digamos que o resultado será 16, você preenche o número um e depois o número 6, entendeu?
  • Canetas azuis ou pretas são também os materiais mais indicados para o preenchimento do gabarito .
  • É bastante importante ainda que o candidato evite rasuras. Não é incomum ver pessoas terem uma questão anulada porque a máquina considerou que havia duas respostas para a mesma pergunta.
  • No gabarito, é preciso ainda anotar corretamente seu nome completo, RG ou conferir seus dados e assinar atrás (leve)ou embaixo do lugar indicado.. 
  • Manter a calma é fundamental e, mesmo quando não se sabe a resposta correta, há chances de marcar pontos com um “chute” que pode ser acertado.
  • As instituições organizadoras costumam divulgar o gabarito com as respostas corretas em seu site horas ou até mesmo dias após a realização da prova. É bom ter seu gabarito  para conferir.
  • Como as provas são criadas por seres humanos, elas estão passíveis de possuírem erros e, quando isso acontece, os candidatos são informados do equívoco quando a instituição organizadora divulga o gabarito e, geralmente, a questão é anulada.
                                           
                                   MODELOS DE cartões respostas  



1. O cartão resposta da UFSC é assim: (colaboração de um aluno)         

São duas fileiras de 0 a 9. se o somatário da questão 01 for 24: 

  • Na primeira fileira pinta-se a bolinha 2 

  • na segunda fileira, pinta-se a bolinha 4. 

  • É postado apenas o resultado do somatório.

2. Abaixo Cartão Gabarito do ENEM


                                                                                 
LEIA, COM ATENÇÃO, AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: 
No CARTÃO-RESPOSTA

a) Confira seu nome e número de inscrição na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você
recebeu.

b) No caso de não coincidir seu nome e número de inscrição, devolva-o ao fiscal de sua sala e peça o cartão correto. Se o seu cartão não for encontrado, solicite um cartão virgem, o que não prejudicará a correção de sua prova.

c) Verifique se o Boletim de Questões, está legível e com o número de páginas correto. Em caso de
divergência, comunique ao fiscal de sala para que este providencie a troca do Boletim de Questões.

d) Após a conferência, assine seu nome no espaço correspondente do CARTÃO-RESPOSTA, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

e) Para cada uma das questões existem você deve marcar no Cartão-Resposta apenas uma letra. Marcando mais de uma, você anulará a questão, mesmo que uma das marcadas corresponda à alternativa correta.

f) O CARTÃO-RESPOSTA não pode ser dobrado, nem amassado, nem rasgado.


LEMBRE-SE

Quando for marcar o Cartão-Resposta, proceda da seguinte maneira:

Faça uma revisão das alternativas marcadas no Boletim de Questões.

Assinale, inicialmente, no Boletim de Questões, a alternativa que julgar correta, para depois marcá-la no Cartão-Resposta definitivamente.

Ao marcar a alternativa do Cartão-Resposta, faça-o com cuidado, evitando rasgá-lo ou furá-lo, tendo atenção para não ultrapassar os limites do círculo.

Além de sua resposta e assinatura, nos locais indicados, não marque nem escreva mais nada no Cartão-Resposta.

Releia estas instruções antes de entregar a prova.



POR FAVOR NÃO TIRE FOTOS DO SEU CARTÃO RESPOSTA
                   Este erro levou a suspensão de mais de 60 alunos do ENEM de 2012

15 comentários:

  1. Na Udesc amassou um pouco meu cartão-resposta,mas depois que passei as resposta voltou um pouco ao normal, posso ter problemas na leitura?

    ResponderExcluir
  2. Oie, espero que o amassado tenha sido realmente muito leve, e que não comprometa a leitura do seu cartão, pois as regras são muito claras, o cartão resposta não pode ser dobrado, nem amassado nem rasgado!

    Forte abraço!

    PROFª jACKIE

    ResponderExcluir
  3. Oi, professora!

    Gostaria de saber o seguinte: em um gabarito de concurso, pintei um quadradinho a lápis, mas imediatamente percebi o erro, apaguei-o e pintei a alternativa correta, dessa vez, de caneta. Por ter apagado a de lápis, posso perder a questão?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. oLá, eu sinceramente acredito que não vai acontecer nada! Mas me conta o resultado

    ResponderExcluir
  5. Quando pintei o círculo do gabarito pintei, bem pouco, fora do círculo. Isso compromete minha resposta?

    ResponderExcluir
  6. olá , olha eu marqei uma alternativa errada sem querer fiz apenas um pontinho peqeno ai peguei a borracha e passei um pouquinho de saliva , apaguei a parte do ponto toda mas a area ficou meia desgastada e com uns rasgaosinhos bem suaves , nada exagerante ai logo em seguida marquei a certa . será que vai ser anulada a questão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus

      A chance desta questão ser anulada é bem grande, era preferível deixar o pequeno ponto, pois quando for feita a leitura da questão, a rasura que ficou meio desgastada deverá provocar o anulamento da mesma! Que peninhaaaa.

      Forte abraço

      Excluir
  7. Olá, quando fui marcar no gabarito fiz um pequeno risco em uma alternativa, depois, ao perceber que não era a alternativa correta, marquei outra alternativa (a correta) e preenchi da maneira correta (pintei o círculo todo). Tem chance de anulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se este risco for pequeno como vc disse, acredito que não será analuda.

      Excluir
  8. Oi, marquei duas resposta no gabarito e uma passei borracha isso pode prejudicar mais do que aquela questão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Hugo, com certeza esta questão será anulada querido

      Excluir
  9. Professora, fui fazendo bolinhas pequenas no gabarito, quando percebi tinha passado algumas questões erradas, então colori bem forte a resposta certa e não fiz nada para apagar a errada, ficando assim uma questão colorida bem forte e outra com uma bolinha pequena. Quais as chances de serem anuladas minhas questões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai querida

      Acredito sinceramente que vc perdeu suas questões, eu sempre peço para meus alunos passar primeira a lápis bem de leve, para depois preencher com caneta, Lamento muito.

      Excluir