O processo de ensino e aprendizagem está a cada dia sofrendo mais influência das novas tecnologias de comunicação e informação. Com a melhora física e lógica das redes de comunicação torna-se possível realizar o trabalho de mediação de forma:
a) Síncrona ( tempo real ou on-line)
O aluno possui uma condição especial de tempo, pois este pode a qualquer tempo, desde que respeitando o cronograma de um curso, acessar o material didático com uma interatividade descompromissada, desde com material impresso ou on line.
b) Assíncrona ( off-line )
O aluno não possui um compromisso direto com o tempo e espaço, este pode manter um contato com o professor ou material quando ele tiver um horário disponível. ) com qualidade.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
É o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Trata-se de educação que é oferecida a estudantes que estão fisicamente distantes, separados no espaço e no tempo de seus professores. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias.
Para Almeida (2003), embora a EAD realizada através de meios convencionais de transmissão dificulte o estabelecimento de inter-relações entre emissor e receptor, processo e produto e apresente altos índices de desistência, ela encontra-se disseminada em todas as partes do mundo, devido à necessidade de atender a crescente parcela da população que busca sua formação (inicial ou continuada) a fim de adquirir condições de competir no mercado de trabalho.
É mais adequado para a educação de adultos
Principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação.
A distância, é um dos fatores que motivam os alunos ao interesse da EAD. Com a possibilidade da EAD, o aluno não fica sem acesso a educação por habitar em regiões de difícil acesso. O custo da EAD é menor que a educação presencial, pois não têm limite para o número de alunos que podem aprender simultaneamente de um só professor.
Para que alguém realmente aprenda, é necessário que
queira aprender.
Entre motivação e aprendizagem existe uma mútua relação, sendo que ambas se reforçam, podendo a motivação da aprendizagem se traduzir no que segue:
• Sem motivação não há aprendizagem;
• Os motivos geram novos motivos;
• Êxito na aprendizagem reforça a motivação;
• A motivação é condição necessária, porém, não suficiente.
Comunicações
O computador está praticamente em todas as áreas da atividade humana, a escola tenta adaptar-se para cumprir o seu papel social. |
A escola encontra-se integrada na sociedade de forma que, está procura atender as necessidades da comunidade. Atualmente vive-se um momento em que a comunicação passa por grandes transformações graças as inovações tecnológicas.
Dessa maneira, uma solução para o aprendizado nos dias atuais tem sido a Educação a Distância (EAD) via Internet. O uso da Internet para educação é uma ferramenta poderosa, pois, permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo em qualquer lugar que esteja e de forma rápida.
a)Comunicação um a um, ou dito de outra forma, comunicação entre uma e outra pessoa, como é o caso da comunicação via e-mail que até pode ter uma mensagem enviada para muitas pessoas desde que exista uma lista específica para tal fim, mas sua concepção é a mesma da correspondência tradicional, portanto existe uma pessoa que remete a informação e outra que a recebe.
b)Comunicação de um para muitos, ou seja, de uma pessoa para muitas pessoas,
como ocorre no uso de fóruns de discussão, nos quais existe um mediador e todos que têm acesso ao fórum, enxergam as intervenções e fazem suas colocações;
c)Comunicação de muitas pessoas para muitas pessoas, ou comunicação estelar, que pode ocorrer na construção colaborativa de um site ou na criação de um grupo virtual, como é o caso das comunidades colaborativas em que todos participam da criação e desenvolvimento da própria comunidade.
A Interação Humano-Computador (IHC)
Vem sendo explorada para solucionar problemas relacionados à aprendizagem na EAD. Para melhor entendimento desse trabalho, parte-se de uma visão geral para especifica, ou seja, na primeira parte é tratado sobre a educação a distância, na sequência as novas tecnologias de informação e comunicação, a interação na educação a distância, a mediação, a motivação, as novas tecnologias nos diversos níveis do ensino, e por fim, as considerações finais.
São consideradas as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), entre outras:
• Os computadores pessoais (PCs, personal computers).
• As câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams.
• A gravação doméstica de CDs e DVDs.
• A telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares).
• A TV digital.
• O correio eletrônico (e-mail).
• As listas de discussão (mailing lists).
• A internet.
• As tecnologias digitais d
Mas também podem ser utilizados:
O correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o fax e tecnologias semelhantes.
A medida que novas tecnologias de comunicação vão sendo disponibilizadas, esse modo vem sendo melhorado, facilitando a comunicação entre o professor e o aluno.
Contudo o processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. O professor continuará “dando aula” e enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos
alunos, criar listas de discussões e alimentar continuamente os debates e pesquisas cm textos, páginas da Internet motivando professores e alunos com aulas com pesquisa e intercâmbio
(MORAN)).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A contribuição nas novas tecnologias para o processo educacional quando mediado por novas tecnologias e a distancia. Além disso, cresce a cada dia a facilidade de interação proporcionada pela evolução das interfaces e mecanismos de comunicação entre homem e máquina
Considero como um bom exemplo, este meu blog, que no prazo de menos de uma ano, já atingiu quase 60 mil visualizações, sendo que sua maioria se dá por alunos. Muitos dos quais tive ou tenho aulas semanais, ou mensais, ou que tive a oportunidade de conhecer em algumas poucas aulas, mas que por interesse, continuam me acompanhando on line!
Profª JackieCuriosidades: O que é Blended-learning ?
É a integração de diferentes tecnologias e metodologias de aprendizagem, misturando formação online e presencial, melhorando assim a eficiência a eficácia do processo de aprendizagem.
O Blended Learning está sendo muito discutido e utilizado no ensino à distância atualmente. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário