domingo, 28 de outubro de 2012

Possível tema de redação do ENEM: Programa do Ministério da Saúde vai combater a obesidade infantil nas escolas!

Não existem provas específicas de atualidades no Enem e nos vestibulares

O que há, de fato, são disciplinas como história e geografia fazendo uso de fatos recentes para abordar o que foi aprendido ao longo da vida escolar. 

     Obesidade Infantil - Preocupação nas Escolas

Tema foi escolhido para a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em mais 2.200 municípios de 5 a 9 de março/2012 pelo Ministério da Saúde

A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (23). Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.

SAÚDE NAS ESCOLAS - As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. “A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Família, Raquel Turci. Neste ano também serão programadas visitas da comunidade às Unidades Básicas de Saúde, ação prevista dentro da estratégia Saúde Mais Perto de Você.


INVESTIMENTOO Ministério da Saúde autorizou em dezembro de 2011 o repasse de R$ 108 milhões referente aos 2.271 municípios que aderiram ao PSE no ano passado, sendo que R$ 65,7 serão destinados aos municípios que fazem parte do Mapa da Miséria. Outros 229 municípios aderiram ao programa neste ano e novos recursos serão repassados a partir de fevereiro. Os valores serão liberados em duas etapas: na primeira, o município receberá no início de 2012 os 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos em dezembro de 2012, após prestação de contas das ações em desenvolvimento.
O Programa Saúde na Escola é desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, desde 2007, com o objetivo de prevenir e promover a saúde dos educandos de 5 a 19 anos. A iniciativa foi integrada ao Programa Brasil sem Miséria, lançado pela Presidência da República em 2011.

A capital paranaense será incluída na maior ofensiva do país para combater a obesidade infanto-juvenil porque 7% das crianças e adolescentes com menos de 15 anos da cidade estão acima do peso.
 
UF
UF
Nº municípios
DISTRITO FEDERAL
DF
1
GOIÁS
GO
99
MATO GROSSO DO SUL
MS
32
MATO GROSSO
MT
63
TOTAL CENTRO-OESTE
195
ALAGOAS
AL
92
BAHIA
BA
218
CEARÁ
CE
149
MARANHÃO
MA
185
PARAÍBA
PB
181
PERNAMBUCO
PE
103
PIAUÍ
PI
131
RIO GRANDE DO NORTE
RN
149
SERGIPE
SE
58
TOTAL NORDESTE
1266
ACRE
AC
14
AMAZONAS
AM
25
AMAPÁ
AP
2
PARA
PA
40
RONDONIA
RO
1
RORAÍMA
RR
2
TOCANTINS
TO
99
TOTAL NORTE
183
ESPIRITO SANTO
ES
24
RIO DE JANEIRO
RJ
39
SÃO PAULO
SP
44
MINAS GERAIS
MG
305
TOTAL SUDESTE
412
PARANÁ
PR
80
RIO GRANDE DO SUL
RS
58
SANTA CATARINA
SC
77
TOTAL SUL
215
TOTAL GERAL
2271 

Foto capa: Bruno Spada / MDS
Estatísticas mostram que uma em cada dez crianças em todo o mundo é obesa e no Brasil a doença também representa um sério problema de saúde pública, já que cerca de 7% da população infanto-juvenil tem problemas com a balança. 

3 comentários:

  1. Como é bom ter amigos (as) mesmo que do outro lado da telinha! É assim que te sinto amiga virtual é real. È com carinho que passo mais uma vez no teu cantinho para desejar uma linda tarde de Domingo e que amanhã inicie uma semana abençoada com muita paz, saúde e com muita firmeza para vencer os obstáculos que surgirem na tua vida.
    Gosto muito de um pensamento do livro MINUTOS DE SABEDORIA, de C. Torres Pastorino, que diz: TENHA firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal. Mas seja paciente, não pretendendo que tudo lhe chegue de imediato. Há tempo para tudo. E tudo o que é seu virá às suas mãos, no momento oportuno. Saiba esperar o momento exato em que receberá os benefícios que pleiteia. Aguarde com paciência que os frutos amadureçam para que possa apreciar devidamente sua doçura.
    Que saibamos ter esta paciência e a coragem de lutar por nossos sonhos. “Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la” Barbara Pletcher
    Bjuss Fica na paz de Deus. Lourdes Duarte http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    Lembrando o sorteio, continua, veja link na lateral do blog, faltam menos de 100 seguidores para atingir a meta!! Participem!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Multiplicadora Jackie, é com enorme satisfação que recebemos sua participação na família Educadores Multiplicadores.

    Enquanto seu blog não é divulgado naquele espaço, continue nos visitando, conheça o blog Marquecomx e também os outros multiplicadores.

    Faça novas parcerias (se quiser), amizades e comente em seus blogs e eles (os multiplicadores) virão visitar o seu.
    Para saber mais sobre a parceria saudável e tirar proveito dela, é muito importante que você leia o texto abaixo (link):

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    O Blog Marquecomx (é parte da parceria):

    http://www.marquecomx.com.br/

    Abraço, fiquemos na Paz de Deus e até breve! Agora é só aguardar a sua publicação.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada querida é um prazer recebe-la aqui!

    ResponderExcluir