quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Massas de ar e Clima Brasileiro 2º Lísia Bernardes e 2º Koppen



1. Massa Equatorial Contineltal (mEc)
É uma massa quente e instável originada na Amazônia Ocidental, que atua sobre todas as regiões do país. Apesar de continental é uma massa úmida, em razão da presença de rios caudalosos e da intensa transpiração da massa vegetal da Amazônia, região em que provoca chuvas abundantes e quase diárias.
 

2. Massa Equatorial Atlântica (mEa)
É quenteúmida e originária do Atlântico Norte (próximo à Ilha de Açores). Atua nas regiões litorânes do Norte do Nordeste, principalmente no verão e na primavera,


3. Massa Tropical Atlântica (mTa)
Origina-se no Oceano Atlântico e atua  no litoral . Quente e úmida, provoca as chuvas frontais de inverno na região Nordeste a partir do seu enconttro com a Massa Polar Atlântica e as chuvas de relevo nos litorais sul e sudeste, a partir do choque com a Serra do Mar. Também é formadora dos ventos alísios de sudeste.
 
4.  Massa Polar Atlântica (mPa)
Forma-se no Oceano próximo à Patagônia, sendo fria e úmida e atuando sobretudo no inverno no litoral nordestino (causa chuvas frontais), nos estados sulinos (causa queda de temperatura e geadas e chuvas frontais) e na Amazônia  Ocidental (causa  fenômeno da friagem, queda brusca na temperatura).
 
5. Massa Tropical Continental (mTc) é a  unica massa seca do Brasil

Originada na Depressão do Chaco, é quente seca e atua basicamente em sua área de origem, causando longos períodos quentes e secos no sul da região Centro-oeste e no interior das regiões Sul e Sudeste.


           Clima Brasileiro segundo Lísia Bernardes



O Brasil tem 93% de seu território localizado no hemisfério sul, o restante (7%) encontra no hemisfério norte, isso significa que o território está na zona intertropical do planeta, com exceção da região Sul. 

Em virtude da imensidão do território brasileiro (8 514 876 599 km²), são identificados diversos tipos de climas, sendo os principais: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical úmido, semiárido e subtropical. 

O clima equatorial é identificado em quase todos os Estados da região Norte, além de parte do Mato Grosso e Maranhão. Essa característica climática se caracteriza pela elevada temperatura, grande umidade e baixa amplitude térmica . A quantidade de chuvas é abundante, com índices pluviométricos superiores a 3.000 mm/ano. 
]

O clima tropical ( Tipico, continental ou semi úmido) . A quantidade de chuvas gira em torno de 1 500 mm ao ano, com duas estações bem definidas:verão chuvoso e inverno seco




O clima tropical de altitude se apresenta em regiões serranas e de planaltos, especialmente na região Sudeste. Com chuvas nos meses de verão e outono.

O clima tropical úmido ocorre,  no litoral do Brasil, é caracterizado pela alta temperatura e o elevado teor de umidade provocada pela mTa 9 massa úmida que vem do oceano e atua no litoral.

O clima tropical semiárido é típico da região Nordeste, especialmente no interior, lugar conhecido como polígono da seca, em razão da escassez de chuva. 



O clima subtropical ocorre unicamente na região Sul, essa característica climática se distingue totalmente do restante do Brasil. As médias anuais de temperatura giram em torno de 18°C, com alta amplitude térmica. As chuvas são bem distribuídas, os índices pluviométricos superam os 1.5o0 mm ao ano.




Clima segundo Koppen


classificação segundo Koppen



 Em Santa e Bela Catarina


A letra C significa: microtérmico úmido
A letra f significa chuvas bem distribuídas

A letra a sgnifica verão quente - utilizados em depressoes e planiciés
e a letra b verão brando - utilizadas em regiões de planaltos


4 comentários:

  1. sou admirador do seu trabalho professora !
    muito obrigado pela postagem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raphaela,

      Muito obrigada, adoro receber elogios, rsrsrsr, volte sempre querida!

      Excluir
    2. muito bom! me ajudou muito...

      Excluir
  2. Qual relevo predomina em Mogi das cruzes?

    ResponderExcluir