quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aulão ENEM – Geografia e Atualidades – Profª Jackie


        
     

1.(  F  ) Fracasso: O LHC não conseguiu produzir uma versão menor do Big-Bang, fenômeno que ORIGEM ao Universo. (mini big banga foi reproduzido)
2.(  V  ) O IDH é um índice que tem por objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e o Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática)
3.(  F  ) Há dez anos, em 1º de janeiro de 2002, entrou oficialmente em circulação  o EURO a moeda única corrente em todos os países que compõem a UE. (Apenas 15 países da UE usam o Euro)
4.(  F  ) A Ficha Limpa impede a candidatura por oito anos de políticos que tiverem mandato cassado ou que tiverem renunciado para evitar a cassação. Ela surgiu por iniciativa do Congresso nacional Brasileiro. (Iniciativa Popular)

5.( F  ) Um incêndio ocorrido na madrugada de 25 de fevereiro destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, no Ártico. (Antartida, agora em Novembro  os brasileiros retornam para suas pesquisas)

6.( V  ) Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu autorizar a mulher a interromper a gravidez em casos de fetos anencéfalos, sem que a prática configure aborto criminoso.

7. ( V ) A União de Nações Sul-Americanas - UNASUL   é inspirada na UE e é formada por 12 doze países da América do Sul. O Tratado Constitutivo da Unasul foi assinado em 23 de maio de 2008, na Terceira Cúpula de Chefes de Estado, realizada em BrasíliaBrasil.

8. ( V  ) Há dez surgia o alcunhado Bric para se referir a quatro países de economias em desenvolvimento: Brasil, Rússia, Índia e China. Atualmente BRICS, por cauda  da adesão da África do Sul

9. ( V  ) Protocolo de Kyoto  só os europeus estão comprometidos. Rússia, Canadá e Austrália, disseram que não irão fazer novos cortes.

10. ( V  ) Fernando Lugo   foi afastamento da presidência em jun/2012 .O Paraguai pagou um alto preço por isso foi afastado do Mercosul e da Unasul até as novas eleições presidenciais no país vizinho, em abril de 2013.

11. (   ) Rio+20  Marcou os 20 anos após a ECO-92,  e 40 anos depois da primeira reunião mundial sobre o tema, em Estocolmo. Conferência mundial dos povos sobre desenvolvimento sustentável gerou articulações, acordos e compromissos muito mais eloqüentes do que os esperados documentos oficiais

12.( V ) O acidente nuclear na usina de Fukushima, reacendeu a discussão sobre o assunto. A  Alemanha fechou metade de suas Usinas e pretende aposentar mais nove reatores até 2022. O Brasil, prevê a construção de quatro novas usinas até 2030, além de Angra 1 e 2, que já operam, e Angra 3, que deve ser inaugurada em 2015.

13. ( V  ) No Brasil, ainda tramita no Congresso Nacional o novo Código Florestal, que divide ambientalistas e ruralistas.

14. ( V  ) Dois derramamentos de petróleo no litoral brasileiro passam quase despercebidos: o 1º em Nov/2011, na Bacia de Campos/RJ, e o 2º Março/2012 –Tramandaí Litoral/RS

15. ( V  ) No código atualizado, os produtores deverão recompor apenas 15 metros de mata para rios com largura de até 10 metros, ou seja diminuiu 15 metros. E só poderá ser plantado mata Nativa.

16. ( V   ) Movimentos de placas tectônicas e formação de tempestades tropicais precisam estar na ponta da língua para o ENEM.

17. (V   ) Décadas de crescimento desordenado deixaram as cidades vulneráveis à fúria das águas.

18. ( F  ) Uma pesquisa de 2005 do IBGE retrata que 79% dos brasileiros nunca acessaram a Internet. Somos um país de inclusão digital. (Exclusão)

19.(  V ) James Lovelock (autor da Hipótese Gaia) admite: 'Fui alarmista sobre o clima,diz que o aquecimento global está mais lento do que previa.

20.( F  ) O Brasil busca uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Em 2012, a economia brasileira se consolidou como  maior do mundo. (sexta economia mundial)

21. ( V  ) G20 é uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros. Sua última reunião aconteceu Jun/2012, no México. O principal tema do encontro foi a crise econômica na Zona do Euro.

22. ( F  ) O aniversário de 30 anos da Guerra das Malvinas reacendeu a memória de um conflito. Em fevereiro/2012, o governo argentino pediu a reabertura de negociações sobre a soberania das ilhas e acusou os EUA de militarizar a área após o envio de um navio britânico. Argentina x Inglaterra)

23. ( F  ) Primavera árabe - Os protestos têm sido compartilhados por técnicas de resistência civil  greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias para denunciar violação dos direitos humanos. Graças a isso que a Síria vive hoje uma democracia ( Síria esta em violento conflito atualmente)

24.(  V ) A Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional nas eleições deste ano, mas as dúvidas sobre as novas regras ainda não acabaram. 

25.(V   ) Demóstenes é o segundo senador cassado da história do país. Em 186 anos de história, o Senado só tinha cassado até hoje um membro., em 2000, com o senador Luiz Estevão

26.(F   ) O medo de guerras químicas ainda existem, isso nos faz lembrar do napalm que foi largamente utilizado na Guerra das Coréias. (Vietnã)

27. ( F  ) Mercosul - Formaliza a entrada do Chile em Julho/2012, após o Paraguai ser deixado de “castigo”. (Venezuela)

28. (V  ) Hiroshima, 67 anos, japoneses aproveitam para contestar o uso de energia nuclear e o desastre de Fukushima.

29.( V  ) O governo anunciou Programa para desenvolver o Brasil: Concessão de rodovias e ferrovias Federais, além de aeroportos e diminuição dos impostos empresariais.

30.(  V ) Cientistas anunciaram no dia 4 de julho/2012  a descoberta do Bóson de Higgs, a última partícula elementar.

31.( F  ) A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte Paranaense, já dura mais de 20 anos.  A Usina de Belo Monte é considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. ( É Paraense, Estado do Para)

31.( F  ) Há 50 anos nascia um anjo de asas tortas e de poder literário: Nelson Rodrigues. Modificou o teatro brasileiro ao usar o linguajar das ruas nos palcos. ( 100 anos)

32. (  V ) Região Norte;Jun/2012, 5 pessoas foram mortas em menos de duas semanas. Eram líderes extrativistas, ambientalistas, que lutavam na defesa da Floresta Amazônica, e foram mortos por se recusarem a abandonar áreas de conservação, ou  suas terras, ou por terem denunciados madeireiros e grileiros. 

33. ( V  ) Em out/2012 eleitoras brasileiras votarão nas eleições municipais. Outras tantas, por sua vez, forão candidatas a prefeitas e vereadoras. Contudo, estes direitos somente foram conquistados pelas mulheres, não sem muito empenho e luta, há 80 anos.

34. ( V  ) Clonamos, criamos bactérias mutantes, transformamos herbívoros em carnívoros, brincamos de deuses, e desconhecemos o nome de nossos vizinhos,  o que se passa em nosso bairro, sabemos que mil tecnologias serão criadas, mas esquecemos que nem toda tecnologia do mundo poderá nos salvar de nós mesmos!

35.( F  ) Em protesto contra um filme que eles consideraram uma blasfêmia ao profeta Maomé. O embaixador dos EUA foi assassinado  na Síria por fanáticos islâmicos. (Líbia)

36.( F  ) A briga pelo pequeno arquipélago localizado ao extremo sul do Japão já dura mais de duas décadas, mas a tensão entre este país e a Coréia do Sul aumentou depois que o governo japonês anunciou a compra de 3 das  5 ilhas. (É Japão e China)

37.(V   ) A Catalunha é um dos motores econômicos de Espanha, mas muitos catalães estão insatisfeitos. Nesta região o nacionalismo cultural e econômico estão em ascensão e o movimento independentista ganha terreno com o aumento da crise que a Espanha vem sofrendo.


38.( V  ) O grupo talibã tenta assassinar Malala, menina que denunciava por Blog desde os 11 anos a proibição das mulheres de estudar no regime destes radicais islâmicos.

39.(  V ) São causas da crise Européia: Endividamento público, principalmente de países como a Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda e falta de coordenação política da UE para resolver questões de endividamento público das nações do bloco.

40.(  V) 100 anos de Jorge Muito Amado, o retratista fiel do Brasil de brancos, negros e mestiços.

41.(  V ) Há 20 anos, "caras pintadas" invadiam as ruas do país pedindo a saída de Collor.      

42.(   V ) A Justiça Federal proibiu o INCRA de criar novos assentamentos sem regularização ambiental no estado do Pará


É  isso ai moçadinha, aquele abraço de muito sucesso!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário