terça-feira, 23 de outubro de 2012

Instalação da fábrica da BMW em Santa Catarina traz otimismo


    Investimento será de 200 milhões de euros e deve                                     

                      gerar 1 mil empregos.

                A fábrica no Norte de SC será a primeira fábrica brasileira da marca.

Dilma Rousseff recebe miniatura de carro durante
encontro com vice-presidente da BMW.
Nesta segunda-feira (22/10/2012), o vice-presidente da BMW, Lan Robertson, anunciou que a empresa instalará em Araquari, Norte de Santa Catarina, sua primeira unidade montadora no país, com investimento de 200 milhões de euros, o que equivale a cerca de R$ 528 milhões. O anúncio foi feito após reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.
Localização de Araquari em Santa Catarina

O vice-presidente da BMW Mundial, Ian Robertson, e Colombo apresentaram à presidente Dilma Rousseff as condições do acordo entre a empresa e o Estado, que deve ser formalizado oficialmente na próxima segunda-feira, 29. “A presidente nos parabenizou pela conquista para Santa Catarina e disse que vai apoiar esse projeto que será a primeira montadora do Estado. Além de ser uma marca de ponta, com todo o porte que tem a BMW”, afirmou Colombo.
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Glauco Côrte, explica que o Sistema está preparado para apoiar a indústria. "Reiteramos nossa disposição, já manifestada nos outros encontros com os executivos da empresa, de apoiá-la no que ela precisar, em especial, num primeiro momento, na formação de técnicos para trabalhar na nova fábrica em Santa Catarina".
De acordo com o prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem, “cerca de 30 empresas já demonstraram interesse em se instalar na região para produzir componentes ou participar de alguma etapa da produção”
A fábrica da BMW em Araquari, no Norte de SC, será:
1. A primeira fábrica brasileira da marca
2. Receberá, inicialmente, investimento de 200 milhões de euros
3. E deve gerar 1 mil empregos diretos 
4. E produção inicial de 30 mil carros por ano.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, uma das pessoas que conduziu a negociação entre a BMW e o Estado, explica que o investimento deve atingir R$ 1 bilhão - e mais empregos gerados - à medida em que forem avançando as etapas da instalação da fábrica e do crescimento da marca BMW no mercado brasileiro. “Prevemos que a produção vá ultrapassar rapidamente esse número inicial”, disse. 
A fábrica terá condições de realizar todo o processo que envolve as etapas da carcaça, soldagem, pintura e montagem.
Para ler mais notícias do G1 Santa Catarina:

clique em www.g1.globo.com/sc/santa-catarina. Siga também o G1 Santa Catarina no Twitter e por RSS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário