quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Por quê GENOCÍDIO DOS GUARANI - KAIOWÁ ?



Os índios da etnia Guarani-Kaiowá estão correndo sério risco de GENOCÍDIO, com total omissão da mídia local e nacional e permissão do governo. Se você tem consciência de que este sangue não pode ser derramado.

                     
         A CARTA:

"Nós (50 homens, 50 mulheres, 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá , vimos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva diante de despacho/ordem de nossa expulsão/despejo expressado pela Justiça Federal de Navirai-MS.
Recebemos esta informação de que nós comunidades, logo seremos atacada, violentada e expulsa da margem do rio pela própria Justiça Federal de Navirai-MS.
Ignorando os nossos direitos de sobreviver na margem de um rio e próximo de nosso território tradicional. Assim, entendemos claramente que esta decisão é parte da ação de genocídio/extermínio histórico de povo indígena/nativo/autóctone do MS/Brasil.A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas? Para qual Justiça do Brasil?
 Avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. 
Estamos aqui acampados 50 metros de rio onde já ocorreram 4 mortos, sendo 2 morreram por suicídio, 2 mortes de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas.
Estamos sem assistência nenhuma, isolados, cercados de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos uma vez por dia. 
Tudo isso para recuperar o nosso território . De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs e avós, bisavôs e bisavós, ali estão o cemitérios de todos nossos antepassados. 
Como um povo nativo/indígena histórico, decidimos meramente em ser morto coletivamente aqui. Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.''

                                                                         Brasília:  

A Esplanada dos Ministérios amanheceu com cinco mil cruzes plantadas no coração do poder. Cinco mil vidas indígenas ceifadas, simbolizando o genocídio em curso e as décadas e séculos de decretos de extermínio e mortes planejadas. Cenário tétrico, que deveria comover os responsáveis pelos três poderes, em última instância pelo silencioso e continuado genocídio do povo Kaiowá-Guarani do Mato Grosso do Sul.




Na medida em que o tempo foi passando mais e mais pessoas foram chegando, quase todas vestidas de preto, como gesto de luto e protesto.

Nas camisetas o clamor contra o terrorismo dos poderes contra a vida e os direitos dos Kaiowá-Guarani e demais povos indígenas do país ameaçados em perder direitos conquistados na Constituição e consagrados na legislação internacional.


Foram se juntando à manifestação:

. Imprensa e aliados, Entidades de Direitos Humanos, 

. Indigenistas, Parlamentares de plantão, em tempo de Congresso vazio. 

. Até a veterana jornalista, Eliana Lucena  que desde a década de setenta vem denunciando  

 D. Enemesio, presidente da Comissão Pastoral da Terra, Representantes dos órgãos de várias regiões 

.  Conselho Federal de Psicologia, Justiça Global, Plataforma de Direitos Humanos, Sociais, Culturais e 
   Ambientais (DHSCA) , Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Foi um grito forte da sociedade civil exigindo medidas imediatas e eficazes da parte dos três poderes para estancar o genocídio e garantir os direitos dos povos originários deste país. Foi um grito forte da sociedade civil exigindo medidas imediatas e eficazes da parte dos três poderes para estancar o genocídio e garantir os direitos dos povos originários deste país. 



Ações em curso: 

, Governo e do Estado brasileiro atuação e interferência neste caso. 

. Ações e denuncias na Organização dos Estados Americanos (OEA) e na   
  Organização das Nações Unidas (ONU)





Os enfrentamentos vão se dar nos diversos espaços.
 As cruzes fincadas no coração dos poderes (Brasília) certamente trarão resultados. 
Os povos resistentes à secular dominação são portadores de futuro e aliados de todos os marginalizados e empobrecidos deste país.
Enquanto isso, as comunidades nas retomadas, nos acampamentos, nas aldeias, organizam a esperança, enfrentam os poderosos e lutam com as forças que lhes restam contra as políticas de morte e genocídio.

   


                
           Assine petição abaixo em apoio a estes povos 



8 comentários:

  1. Olá!
    "A maior infelicidade que suportou a massa geral dos homens foi a conquista do Novo Nundo. Aventureiros sem moralidade e sem freios foram irritados pela cobiça, e se tornaram tigres carniceiros."
    Trecho de do livro de José Bonifácio de Andrada e Silva.
    A conquista do novo mundo foi e é até hoje o inferno dos índios, os donos da terra.
    É uma vergonha e ninguém faz nada, estão preocupados em encher o Bancos nos paraísos fiscais.
    Os indígenas estão acabando,morando à beira de asfaltos vendendo os seus artesanatos.Roubaram sua terras.
    Às vezes, tenho vergonha de ser brasileira. O Brasil carrega uma história podre, é só escolher os livros certos para saber.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  2. Participei ontem, dia 28, de um ato no centro do rio de janeiro. eis aqui um vídeo que solicito que divulguem, de uma índia que vive no antigo museu do indio, conhecido agora como aldeia maracanã e que o sr governador Sergio Cabral quer colocar abaixo para construir "melhorias para a copa do mundo de 2014". ela começa discursando emocionada em tupi-guarani mas após pouco mais de um minuto fala em nossa língua emprestada e é emocionante. vale a pena ser divulgado.
    www.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela participação em meu Blog Dorli e Rox,fiquei muito emocionada com os depoimentos de vc. Um forte abraço!

    Rox, verei o vídeo sim!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jackie! Vim conhecer seu blog atraído pela matéria, que também recebi pela net. Sou filósofo e antropólogo, então imagine minha angústia diante de tal situação. Visitei recentemente uma aldeia de GO, a qual foi totalmente convertida a um evangelismo demoníaco. Digo isso, porque eles estão apavorados com o inferno, sem saberem que o verdadeiro inferno é o que o dito 'civilizado' está fazendo com sua cultura e povo. Em quase todas as aldeias, o índice de suicídio é alto e pouco ou nada se faz para conter isso. Para os ruralistas, a limpeza étnica é salutar e abre caminho para a soja e o gado. Tristes trópicos! Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Augusto, nossa obrigada por compartilhar conosco sua experiência! Muito nunca é demais! Hoje mesmo falei em aula sobre isso, pior que o genocídio de nossos índios é o etnocídio, ou seja, sua morte cultural!

    Forte abraço amigo, te espero aqui mais vezes!

    ResponderExcluir
  6. Olá Jackie! Vim conhecer o seu blog através dos Educadores Multiplicadores". Fui atraída pelos artigos divulgados.
    O que dizer? Basta de massacre aos Guarani-Kaiowá! Apoiemos à luta dos povos indígenas como parte da luta da juventude e da classe trabalhadora contra a burguesia brasileira, herdeira do massacre indígena, do latifúndio e da escravidão!
    Essa situação é abusiva e nos causa constrangimento e vergonha de sermos brasileiros para assistirmos essas atrocidades.
    Brasil terra de gente desumana e cruel! Um país lindo... mas cadê o respeito pela vida dos nossos irmãos?
    Adorei conhecer seu trabalho e fiquei por aqui.
    Beijos
    Gracita

    ResponderExcluir
  7. Na minha qualidade de português e ex-combatente na guerra colonial africana, gostaria de saber por que razão o continente americano não é entregue aos naturais, os índios ? Todo o mundo, inclusivamente todo o continente americano, colonizado por europeus, africanos e asiáticos, fomentaram os libertadores de África, para se livrarem dos colonos portugueses que administravam as ex-colónias portuguesas, quando em sua casa tinham o mesmo problema, ou seja: negavam a entrega da terra aos seus originais. Neste mundo cão em que vivemos, os direitos de uns, não são os direitos de outros. Se os EUA não fomentaram a libertação da América Latina, foi por que sabiam que iriam fazer a sua própria cama onde se iriam deitar...Se os portugueses não tinham direito às colónias africanas, os brancos, negros e outras cores que estão no continente americano também não têm esse direito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi João

      Primeiramente obrigada pela visita, por favor volte mais vezes, sua contribuição foi excelente.
      Não sei se responderei a sua pergunta, mas creio que tudo é justificado pela colonização predatória que tivemos em toda América Latina o restante foi consequência da ganância pelas nossas riquezas e tropicalidade. Forte abraço querido

      Excluir