terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aquíferos Brasileiros: Alter do Chão e Guarani - Conheça-os




Aquífero  

É  uma reserva de água subterrânea.Tal como ocorre com as águas superficiais, demandam cuidados para evitar a sua contaminação

Pesquisas indicam que o território brasileiro abriga 27 aquíferos

Segundo especialistas em hidrologia, a quantidade de água doce subterrânea ( mais de 90% água doce do mundo) seria capaz de abastecer a população mundial numa possível falta de água doce no futuro, este recurso será de extrema importância para a humanidade.


           No Brasil destacam-se os aquíferos:



A) Aquífero Alter do Chão - 100% Brasileiro


O aquífero Alter do chão recebeu esse nome por estar situado nas proximidades da cidade de  Alter do Chão,  uma cidade turística próxima de Santarém .

Crédito: CEDOC - Agência Nacional de Águas - ANA
                      
Em abril de 2010, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) afirmaram que o aquífero Alter do Chão, localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá.

       Este é o maior aquífero do mundo em volume d´água.        
Dados revelam:

a) Área  de 437,5 mil km² com espessura de 545 metros.

b) Com 86 mil km³ teoricamente ocuparia uma pequena área em extensão,  mas um grande volume, reservando aproximadamente 85 mil km³ de água contra apenas 45 mil km³ do aquífero Guarani.

c) Abastece a totalidade de  Santarém e quase a totalidade de Manaus através de poços profundos.



B) Aquífero Guarani


Aquífero Guarani e foi nomeado em homenagem à tribo Guarani. já foi considerado como a maior reserva subterrânea de água doce do mundo até 2010.  Hoje é a segunda maior.

Um manancial que atravessa as fronteiras de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.


- Ocupa uma extensão de terra de, aproximadamente, 1,2 milhão de quilômetros quadrados.

- A profundidade da reserva é de, aproximadamente, 1500 metros.

-  70% desse reservatório de água está localizado no Brasil, espalhado pelo subsolo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

- A reserva de água está protegida de contaminações e infiltrações por uma camada de rocha basáltica, que facilitam a absorção das águas das chuvas, que ficam confinadas em rochas impermeáveis a centenas de metros de profundidade. 

-  Os maiores vilões desse processo são o agrotóxico utilizado na agricultura e o vinhoto (resíduo da destilação fracionada da cana-de-açúcar), que atingem o reservatório.

      O aquífero Guarani em Santa Catarina

O risco de contaminação, apontado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é preocupante, mas ainda não compromete para o uso do homem os quase 50 quatrilhões de litros de água do aquífero. 
(Luiz Fernando Scheibe, professor do departamento de geociências da UFSC)

Na dissertação de mestrado defendida por Cícero Almeida no Departamento de Geografia da UFSC encontra-se:

 a) O nível da água do aquífero Serra Geral ( Assim denominado no trecho SC como um sistema integrado o aquífero Serra Geral e o Guarani ) teria aumentado após o enchimento dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Itá e Machadinho, em Santa Catarina.

b) O aumento de nível teria tornado esse aquífero mais vulnerável às infiltrações de agrotóxicos e dejetos animais presentes nos rios da região e nas próprias barragens. 

c) Portanto, a  poluição é decorrente sobretudo da prática da suinocultura concentrada e da agricultura extensiva, sobretudo de soja e milho.


          

No link abaixo você encontrará alguns mapas sobre o Aqüífero Guarani na América do Sul e em Santa Catarina.
http://www.aquiferoguarani.ufsc.br/banco_de_dados.html

Forte abraço, Profª Jackie


18 comentários:

  1. gostaria de saber mais sobre o aquifero alter do chao

    ResponderExcluir
  2. Oi tenho aqui uma boa fonte de pesquisa para vc, espero que goste!

    http://www.infoescola.com/hidrografia/aquifero-alter-do-chao/

    ResponderExcluir
  3. oi quero do aquifero brasileiro

    ResponderExcluir
  4. Oieee

    Se eu entendi sua pergunta nesta postagem estão os maiores aquiferos brasileiros. Mas vou postar aqui outra fonte para que vc saiba mais:
    http://www.educacional.com.br/reportagens/alterchao/parte-03.asp

    ResponderExcluir
  5. Só Passei pra dar um Oi!!! E dizer que to Estudando :P Abraços Prof: Thiago !!!!

    Parabéns Jackie

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Jackie !!!!
    Tô estudando ein !!!!

    Abraços thiago

    ResponderExcluir
  7. adorei tirei 10 no trabalho , que eu fiz .

    ResponderExcluir
  8. oii nao entendi essa parte pode me explicar?Em abril de 2010, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) afirmaram que o aquífero Alter do Chão, localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá
    mais e otimo, adorei tenho certeza que vou tirar total no meu trabalho

    ResponderExcluir
  9. Oie

    Desculpa não entendi sua pergunta, poderia refazê-la?

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amiga, sou da cidade de Santarém no Pará e quero só fazer uma correção. Alter do chão ainda não foi elevada a categoria de cidade, ainda é uma pequena e linda vila balneária localizada próximo a cidade de Santarém. Espero ter ajudado. Bjs Ainny Neves

    ResponderExcluir
  11. Oi, há alguma possibilidade de utilizar essa reserva água para o abastecimento da população paulista, nesse período de seca nos reservatórios do Sistema Cantareira?

    ResponderExcluir
  12. Olá Profa. Jackie! Excelente blog! Adorei, estudando para concurso, achei seu blog! E Gostaria de lhe dar uma sugestão : Que tal postar aqui sobre uma coisa de muita importancia da qual nossa fauna e flora dependem? As abelhas nativas sem ferrão brasileiras e as exóticas(àpis/com ferrão/exóticas/híbridas)? Precisamos mostrar esse mundo excepcional aos jovens para PRESERVAÇÃO pois fazem de 75 a 90% de polinização de nossa flora! Existem vários grupos que podem lhe auxiliar nesta pesquisa e desafiar os jovens a buscar mais! Tente www.sosresgatedeabelhassemferrão, melipofoco.blogspot.com.br, beeornotbee; semabelhassemalimentos,meliponariosenna.com.br* (este de amigo querido de Pernambuco/agente do MMA, e sempre auxiliando em conhecimentos quem o procura) pois com a SDS(Sindrome do Desaparecimento Súbito das abelhas nós meliponicultores(criadores de Abelhas Sem Ferrão) estamos desesperados buscando auxilio para esclarecer a população! SE AS ABELHAS DESAPARECEREM DA FACE DA TERRA, EM QUATRO ANOS PERECEREMOS SEM ALIMENTO!!!Obrigada, Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi não conheço muito de abelhas, mas já que o desafio foi lançado prometo que publicarei. Muito Obrigada! Obrigada pela sugestão!

      Jackie

      Excluir
  13. estou fazendo um trabalho de maquete
    sobre isso e uma esplicaçao obrigado por postar me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir