sábado, 21 de julho de 2012

Reunião Extraordinária da Cúpula do Mercosul - Formaliza entrada de novo País! Quem é contra?


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou neste sábado 21/07/2012 que vai participar da Cúpula especial do Mercosul de Brasília, onde ficará formalizado o ingresso do país caribenho como membro pleno do sistema de integração econômica do Cone Sul da América.
´
Chávez disse durante um ato de campanha que na quinta-feira conversou com a presidente Dilma Rousseff, que o convidou a participar da reunião, que acontecerá no próximo dia 31 de julho em Brasília.

"Esse é nosso rumo, nosso rumo não é o norte, nosso rumo é o sul", acrescentou.
A entrada da Venezuela no Mercosul será formalizado em reunião extraordinária, na qual se espera a participação dos presidentes dos países-membros do mecanismo: Dilma, Cristina Kirchner (Argentina) e José Mujica (Uruguai).

Lembrando

O Senado do Paraguai rejeitou nesta quinta-feira 19/07/2012 todas as resoluções adotadas na última cúpula do Mercosul, que aprovou a suspensão do país até 2013 e a adesão iminente da Venezuela ao bloco.
Paraguai apesar de continuar de castigo até 2013, apresenta novo recurso contar a entrada da Venezuela no Mercosul

O Paraguai apresentou nesta sexta-feira um recurso "urgente" ao Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul para anular a entrada da Venezuela no Bloco e suspender a sanção imposta a Assunção pela destituição em processo "sumário" do presidente Fernando Lugo.
Segundo funcionários da chancelaria paraguaia, o ministro José Félix Fernández Estigarribia recorreu ao TPR para bloquear a entrada da Venezuela e anular as decisões contra o Paraguai adotadas na cúpula de Mendoza, na Argentina.
Um funcionário da chancelaria afirmou que as decisões em Mendoza, adotadas por Brasil, Argentina e Uruguai, não têm validade porque violaram os acordos firmados entre os quatro membros do Mercosul.
O diplomata destacou que as decisões ignoram o artigo 37 do Protocolo de Ouro Preto (1994), firmado e ratificado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, que impede qualquer sanção entre os membros do Bloco quando um dos quatro estiver ausente.
O governo do presidente Federico Franco, que assumiu o poder com a saída de Lugo, foi impedido de participar da reunião em Mendoza por decisão dos demais membros do Mercosul.
Sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul, o Paraguai argumenta que é ilegal e viola o Tratado e os protocolos do Bloco, pois não cumpre os requisitos essenciais como a aprovação pelo Congresso paraguaio.  O Senado do Paraguai rejeitou nesta quinta-feira 19/07/2012 todas as resoluções adotadas na última cúpula do Mercosul, que aprovou a suspensão do país até 2013 e a adesão iminente da Venezuela ao bloco.


http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6008617-EI8140,00-Paraguai+apresenta+novo+recurso+contra+Venezuela+no+Mercosul.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário