terça-feira, 24 de julho de 2012

Aprenda mais sobre: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

A piada é velha, mas o exemplo é ótimo, claro que o ENEM não vai cobrar de você, respostas prontas, com base em meras decorebas. Esta histórinha não passa de uma piadinha para você rir.O ENEM apesar de muito questionado, é uma prova  utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país e seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Sendo  o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país
 O que em parte, digo apenas em "parte" eu concordo, apresenta uma prova que busca no aluno uma linha de raciocínio como um todo. adquirido ao longo dos seus anos de estudo, eu particularmente gosto deste tipo de prova, contextualizada e que exige dos nossos alunos  criticidade e conhecimento.

Lembre-se também que a prova do ENEM segue uma linha de proposta baseado em um único tema! Por exemplo, já tivemos provas contextualizadas em temas únicos para todas as disciplinas, taís como: Água, Ficha Limpa, Obesidade, Meio ambiente, entre outros.

O exame é realizado anualmente e tem duração de dois dias, contendo 180 questões objetivas (divididas em quatro grandes áreas) e uma questão de redação. Em 20 de maio de 2011 o Ministério da Educação publicou portaria oficializando que a partir do ano de 2012 o Enem seria realizado duas vezes ao ano, sendo a primeira em abril, porém posteriormente a possibilidade dos 2 exames anuais já no ano de 2012 foi descartada pelo próprio MEC, depois disso a Presidente Dilma Rousseff sinalizou juntamente com o até então ex, Ministro da Educação, Fernando Haddad, que a partir do ano de 2013, sim, haverá duas edições anuais do Enem.
A prova foi criada em 1998, sendo usada inicialmente para avaliar a qualidade da educação nacional. Teve sua segunda versão iniciada em 2009, com aumento do número de questões e utilização da prova em substituição ao antigo vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário