segunda-feira, 16 de julho de 2012

Como se formam as nuvens, que tipos existem?

 Como se forma uma nuvem?


A partir desse processo, ocorre a formação de nuvens.

Tudo começa com a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos, e com a transpiração das plantas. A evaporação e a transpiração são causadas pelo Sol, que aquece a água, fazendo-a passar do estado líquido para o estado gasoso.

Como o ar quente é leve, acaba subindo para a atmosfera. Quanto maior a altura, menor será a temperatura, o que faz a água em estado gasoso esfriar. Quando o ar esfria, e o vapor d'água que ele contém condensa, passa do estado gasoso para o estado líquido. O vapor d'água, misturado ao ar, pode atingir altitudes onde a temperatura é tão baixa, que ele se transforma em cristais de gelo.

As nuvens apresentam diversas formas, que variam dependendo essencialmente da natureza, dimensões, número e distribuição espacial das partículas que a constituem e das correntes de ventos atmosféricos.

Tipos de nuvens





De acordo com a forma, existem três tipos diferentes de nuvens: em camadas, ou estratos; em faixas, ou cúmulos; e os cirros. Dois fatores inter-relacionados determinam a forma de uma nuvem: a estabilidade da temperatura do ar e o modo de ascensão.

- Os estratos (stratus): resultam da lenta subida de uma porção estável de ar pela superfície de uma frente quente. São camadas que cobrem grande parte do céu.
    
  
- Os cúmulos (cumulus): se formam quando o ar quente se eleva do solo; ou quando o ar frio cria condições de instabilidade nos níveis atmosféricos superiores. São massas individuais globulares de nuvens, com aparência de domos salientes. São as nuvens brancas e fofas e indicam bom tempo

- Os cirros (cirrus): ocorrem quando os cristais de gelo formados nas camadas superiores da atmosfera caem e são espalhados pelas correntes de ar predominante. São nuvens altas, brancas e finas, que custam a se dissolver, podendo durar dias no céu.
  


Observação : Estas são as três formas mais comuns de nuvens. Elas podem se combinar e produzir diversos outros tipos. Ou seja, qualquer nuvem reflete uma dessas formas básicas ou é a combinação delas.
A formação de nuvens Cumulus-Nimbus - Formam nuvens que no verão podem se transformar em tempestades com chuva de granizo e no inverno em áreas mais altas, podem provocar neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário