quinta-feira, 5 de julho de 2012

México reconta votos de Eleição Presidencial

 

Manifestantes mexicanos protestam contra resultado das eleições para presidente gritando "escândalo, escândalo".

05/07/2012

México reconta mais de 50% dos votos de eleição presidencial


A autoridade eleitoral mexicana anunciou nesta quarta-feira que serão recontados os votos de 54,5% das urnas da eleição presidencial de domingo depois de os resultados preliminares terem apontado como vencedor Enrique Peña Nieto, do PRI, que a esquerda chamou de "impostor".
Peña Nieto, que teve a sua vitória reconhecida por vários governos com base em uma contagem preliminar, foi chamado de "impostor" pelo coordenador de campanha da esquerda, Ricardo Monreal, que reiterou a denúncia de que milhões de votos tinham sido comprados.
"Não há presidente eleito (...) e quem atribuir para si este título é um impostor", disse Monreal a uma rádio. Seu candidato, Andrés Manuel López Obrador, disse na terça-feira que "não houve uma eleição justa e transparente", e acusou o PRI de ter comprado "milhões de votos".
Depois de iniciada a contagem das atas de votação, o Instituto Federal Eleitoral (IFE) indicou que serão apuradas 54,5% das urnas da eleição presidencial. A esquerda havia pedido a recontagem de todos os votos.
Além disso, serão recontados 61,3% dos votos da eleição de senadores e 60,3% da de deputados.

Essa contagem deverá confirmar se é correto o resultado preliminar que deu a Peña Nieto a vitória com 38,15% dos votos, seguido por López Obrador com 31,64%, e seu resultado será enviado ao Tribunal Eleitoral, que analisará a partir de segunda-feira as impugnações e terá um prazo para proclamar o vencedor até 6 de setembro.
Até esta data, a polêmica promete ser forte. Monreal anunciou que não aceitará a eleição para presidente do Tribunal de Alejandro Luna, criticado pelos esquerdistas por suas declarações sobre as eleições e pelo fato de ter feito parte dos magistrados "que permitiram a fraude" na eleição de 2006, também denunciada por López Obrador.

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/mexico-reconta-mais-de-50-dos-votos-de-eleicao-presidencial




Nenhum comentário:

Postar um comentário