sexta-feira, 6 de julho de 2012

Brasil consolida-se como sexta economia mundial ! Mas... continua sendo um país subdesenvolvido!

Não esqueça: Um país só será desenvolvido se oferecer qualidade de vida para seu povo!
O Brasil, anunciou seus últimos dados de crescimento econômico, transformou-se oficialmente na sexta economia do mundo, relegando o Reino Unido à sétima posição, segundo confirmou o Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (CEBR, na sigla em inglês).

O CEBR, com sede em Londres, previu em dezembro do ano passado, ao publicar seu ranking anual de países, que o Brasil desbancaria o Reino Unido em relação ao volume de seu Produto Interno Bruto (PIB), algo confirmado nesta terça-feira. 'Segundo os números divulgados hoje e aplicando os preços atuais e uma taxa de câmbio médio, o Brasil se confirma como a sexta economia e o Reino Unido passa à sétima posição', declarou Tim Ohlenburg, economista-chefe desse centro, que prepara-se para lançar um ranking atualizado nos próximos meses.
De acordo com a lista de dezembro do CEBR, que agora deverá ser atualizada com os dados de cada país relativos a 2011, o Brasil ficaria atrás de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França, nessa ordem.

"É um movimento natural. O Brasil tem uma grande população, enormes recursos naturais e uma indústria forte. É um país destinado a continuar crescendo", comentou Ohlenburg. O crescimento do Brasil em 2011 foi bastante inferior ao registrado no ano anterior, de 7,5%, o que reflete um aumento dos custos e a falta de competitividade de alguns setores da economia nacional.

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/brasil


Comentário da Prof. Jackie


Por que ainda somos um país subdesenvolvido?

Para alguns economistas o  Brasil não é mais considerado um pais subdesenvolvido; mas " Em desenvolvimento"; ou seja; ele é uma economia emergente; o que sinceramente no meu ponto de vista e de outros cientistas sociais, não muda em nada a situação sócio-econômico do nosso povo. Realmente temos  uma economia em expansão e que tem grandes chances de se tornar uma potência um dia; porém ele pode ser chamado de subdesenvolvido em relação a distribuição da renda; da probreza que existe no pais, a nossa situação de distribuição de renda, moradia, escolaridade entre outras ainda é uma situação bastante preocupante, constatação esta que se difere em muito se comparado com um país desenvolvido. 
Portanto enquanto tivermos um forte número de cidadãos  vivendo abaixo da linha da probreza seremos sim mais um país subdesenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário