sexta-feira, 10 de agosto de 2012

IRA x Reino Unido - Entenda este conflito.


                                   1. O que é o IRA?                                      
´

Mais conhecido como IRA (do inglês Irish Republican Army), é um grupo paramilitar católico e reintegralista, que pretende separar a Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexar-se à República da Irlanda. ou seja, a oposição à nação inglesa era prioritariamente motivada pelo interesse de tornar a Irlanda do Norte uma região politicamente independente da Inglaterra.
A violência do IRA, que sempre contou com o apoio financeiro de americanos descendentes de irlandeses, fez surgir vários outros grupos paramilitares, na maioria protestantes, dispostos a vingar suas vítimas.


Obs: O Reino Unido, oficialmente Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é formado pela: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte (Ulster)

 1. Qual é a origem do conflito na Irlanda do Norte?
As diferenças religiosas encontradas no território norte-irlandês. A maioria da população – cerca de 60% – era praticante do cristianismo protestante e, por isso, acabava impondo seus costumes e interesses políticos em oposição a uma minoria de católicos. Com isso, parte dessa minoria religiosa viu no discurso nacionalista, militar e anti-britânico uma via de afirmação política.


2. Quais foram as conseqüências da divisão da Irlanda?

A divisão do território irlandês não satisfez a população católica do Ulster, forçada a continuar sob domínio britânico. Os mais exaltados deste grupo nacionalista partiram para a luta armada, incluindo o terrorismo. Extremistas protestantes responderam à altura. Desde o fim dos anos 60 confinadas em bairros separados por muros e cercas de arame farpado - na capital Belfast e em outras cidades importantes -, as duas comunidades trocam tiros e bombas.

3. O que querem os católicos?

Os católicos da Irlanda do Norte, também conhecidos como republicanos, desejam o mesmo que os seus vizinhos do sul conseguiram - independência do Reino Unido. Seu objetivo final é integrar os condados que permaneceram sob controle da coroa britânica ao resto da República da Irlanda, acabando com a divisão territorial da ilha. Até 1998, a própria Constituição da República da Irlanda estabelecia que era um dever do país lutar pela anexação do norte protestante. O catolicismo é visto como ponto essencial desta questão pois serviu como catalisador da identidade nacional irlandesa durante a resistência contra a ocupação e as lutas pela independência.


4. E o que reivindicam os protestantes?

Ao contrário dos católicos, os protestantes, tradicionalmente chamados de unionistas por sua vontade de permanecerem unidos à Grã-Bretanha, desejam que a situação continue como está. Querem manter-se cidadãos britânicos. Mas não querem, para isso, deixar o território irlandês, onde, apesar de sua origem britânica, muitas famílias estão estabelecidas há séculos.

5. Quais foram os principais episódios dessa luta sectária?


a) No século 19, a Irlanda foi integrada ao Reino Unido da Grã-Bretanha por meio da assinatura do Union Act.

b) No século 20, surge o movimento nacionalista que luta pelo fim do domínio britânico sobre a ilha. Esse movimento de resistência levará ao surgimento do Estado Livre da Irlanda ou Eire, em 1922. Mas a Irlanda do Norte ou Ulster continuará fazendo parte do Reino Unido.

c) O período de escalada da violência na Irlanda do Norte, que recebeu o nome de "The Troubles" (os problemas), teve início no fim dos anos 60, quando a Associação de Direitos Civis do país, organização majoritariamente católica, promoveu uma série de marchas de protesto em todo o território, reivindicando igualdade de condições políticas entre católicos e protestantes. Diversas destas marchas terminavam em quebra-quebra e confrontos.

d) Em 1972, mais de uma dezena de jovens irlandeses católicos foram mortos no Domingo Sangrento. Em 30 anos de conflito, cerca de 3.600 pessoas morreram na Irlanda.

e) Em 1984, num de seus atos mais ousados, o grupo explodiu um hotel na tentativa de assassinar a primeira-ministra Margaret Thatcher

f) Em 1987 entre os episódios famosos, destacaram-se ainda o bombardeio do Rememberance Day

g) Em 1991, por iniciativa de ingleses e norte-americanos, iniciou-se uma rodada de negociações com a participação dos partidos do Ulster e do governo de Londres. Como o Sinn Fein - braço político do IRA - foi excluído das conversações, o diálogo fracassou.

h)  Em 1996 a explosão de um shopping em Londres, que matou duas pessoas e causou centenas de milhões de dólares de prejuízos

i) Em 1998, Tony Blair (premiê inglês), Gerry Adams (Sinn Fein) e David Trimble (unionista), com a participação do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, assinaram o Acordo do Ulster, que concedia mais autonomia ao país.Neste mesmo ano,  dissidentes do IRA  se opuseram a um cessar-fogo assumido pelo grupo meses antes - um ataque terrorista matou 29 civis e feriu mais 330.

j) 2001 - Desde os ataques ao World Trade Center e ao Pentágono em 11 de setembro , porém, o terrorismo virou palavrão até mesmo para os irlandeses-americanos. O próprio IRA abandonou definitivamente as armas em 2005. Ficou impossível manter o esquema enquanto os Estados Unidos e a Grã-Bretanha travavam uma guerra global contra o terror.Em 28 de Julho de 2005, o IRA anuncia o fim da "luta armada" e a entrega de armas. O processo de entrega de armas terminou em 26 de Setembro de 2005.  Porém, a declaração de cessar fogo de 2005 acabou estabelecendo um “racha” que dividiu o IRA em três diferentes facções:

1.  A primeira e a maior dessas facções é o chamado IRA Provisional responsável por uma série de ações terroristas, focos de guerrilha e atentados ocorridos na Inglaterra e na própria Irlanda do Norte.

2. O Segundo grupo foi o grupo que fundou o chamado IRA Real que era o antigo partido Sinn Fein ,("Nós Próprios")  que representava politicamente as tendências separatistas irlandesas

3. E o Grupo da Continuidade (popularmente conhecido como CIRA).  De fato, o grupo “Real” e “da Continuidade” constituem uma pequena minoria que não acredita em uma resolução pacífica para o problema entre irlandeses e ingleses.

l) Final de 2007, um grupo que se intitulava parte integrante do movimento nacionalista irlandês tentou instalar uma bomba nas proximidades de um posto policial.



m) Em maio de 2008, um novo atentado à bomba ligado ao IRA feriu um policial. Esses dois episódios acabaram confundindo a opinião pública. Afinal de contas, o IRA acabou ou continua sendo uma ameaça latente?


06. Qual é a posição de Londres?

Existe em Londres atualmente um movimento de conceder autonomia cada vez maior aos outros três países do Reino Unido - Escócia, Gales e Irlanda do Norte. 

07.Quem ainda é contra o processo de paz?

Ago/2012 - Segundo especialistas em segurança, grupos republicanos dissidentes representam a maior ameaça ao processo de paz, sendo que muitos grupos paramilitares ainda estão em atividade.
Entre esses grupos estão o chamado Continuity Irish Republican Army (Continuidade do Exército Republicano Irlandês, em tradução livre), o IRA Real, o Exército de Libertação Nacional Irlandês e o Óglaigh na hÉireann.
Informações dão conta de que os dois primeiros estariam "especialmente em atividade" e poderiam estar preparando novos ataques. http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u532037.shtml




08. Atualmente Como esta este conflito?

O IRA abandonou a luta armada, tendo mantido-se ativo apenas por meio de seu braço político, o partido Sinn Féin, católico de orientação marxista. Porém

Segundo especialistas em segurança, grupos republicanos dissidentes representam a maior ameaça ao processo de paz, sendo que muitos grupos paramilitares ainda estão em atividade.
Entre esses grupos estão o chamado Continuity Irish Republican Army (Continuidade do Exército Republicano Irlandês, em tradução livre), o IRA Real, o Exército de Libertação Nacional Irlandês e o Óglaigh na hÉireann.
Informações dão conta de que os dois primeiros estariam "especialmente em atividade" e poderiam estar preparando novos ataques.


 
Leia mais
  • IRA pede desculpas por ter matado civis
  • Leia a íntegra do pedido de desculpas
  • http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u532037.shtml


  • Este material foi em parte pesquisado: pt.wikipedia.org/wiki/Exército_Republicano_Irlandês, veja.abril.com.br/, Viagemreinounido.wordpress.com, http://www1.folha.uol.com.br.



    Forte abraço

    Prof. Jackie
    
    

    2 comentários:

    1. Toda forma de dominaçao envolve a tirania e aproveitamento do mais forte sobre os mais fracos, aspectos que nessa luta da Irlanda contra a Inglaterra saltam aos olhos, sem contar as atitudes arbitrarias das forças de dominaçao, a violencia fisica e moral que os britanicos impuseram aos cidadaos Irlandeses e o desejo sempre crescente de em algum dia e momento, poderem se vingar dessa raça de dominadores e aproveitadores que é o Imperio Ingles!!! Ainda ben que os tempos mudaram e a autonomia dos Irlandeses, Galeses, Escoceses só faz por aumentar e assim restringir essa gana de tirar proveito, subjugar, explorar e humilhar que sempre acompanhou esse e todos os imperios que existem ou existiram na face do planeta!!

      ResponderExcluir
    2. Muito bom, me ajudou em Geografia!
      Obrigado.

      ResponderExcluir