sábado, 4 de agosto de 2012

Análise Prova Geo/Atualidades ACAFE Inverno/2012


Tema da redação:

Novo código Ambiental e a Campanha Veta Dilma, alguma dúvida? Estavámos super preparados não é mesmo?  O tema geral da prova foi meio ambiente.

Texto A
“É fundamental que o novo Código Florestal garanta segurança para que o país continue
produzindo o melhor e mais barato alimento do planeta. É inaceitável que o Brasil abra mão da
sua capacidade produtiva, deixando de contribuir plenamente para a redução da pobreza, já
tendo a maior área de preservação do mundo.” Kátia Abreu – senadora e presidente da Federação da
                      Agricultura e da Agropecuária do Brasil.

Texto B
“O código do deputado Rebelo surge como um remédio fraco para uma doença forte. Pois,
certamente, não é reduzindo a área de preservação permanente, eliminando a reserva legal
de pequenas propriedades e concedendo moratória ao desmatamento ilegal que o Brasil vai
avançar na produção agrícola sustentável, ao contrário. Na verdade, o país vai caminhar na
contramão das políticas ambientais já estabelecidas e comprometer as projeções de uma agricultura de sucesso, que prevê o controle do desmatamento, a recuperação de pastagens, o
uso de novas tecnologias, a elevação da produtividade,a qualificação da atividade rural e a
redução significativa das emissões de CO2.”
                      ( Marcelo Dutra – Professor da FURG)

Texto C
“As ONGs de ecotalibãs e os jahadistas do bientalismo fundamentalista estão gastando
                 todos os seus recursos de propaganda, que não são poucos e vêm em dólar, para constranger a
Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a calar o Congresso Nacional brasileiro vetando o texto
aprovado, qualquer que seja ele. A pressão das ONGs internacionais e sua 5ª coluna na imprensa
e nas academias de "ciência" brasileira podem funcionar, e a presidente Dilma pode vetar
o texto. Caso isso aconteça, o povo brasileiro através dos Deputados e Senadores que o representam pode, entretanto, derrubar o veto. Saiba como funciona o processo de apreciação
de veto presidencial e entenda o que será necessário fazer e quem será necessário apertar
para derrubarmos o veto.”
                     


Disponí                                                                          Sugestão:  http://www.codigoflorestal.com/.


48)- Atualidades A crise internacional iniciada em 2008 continua
ainda provocando problemas e tensões no mundo. Sobre as origens e o atual quadro internacional é correto afirmar, exceto: (atenção a questão  pede exceto, isso é bastante comum na prova da Acafe na minha área)

a) A União Europeia tem passado pela sua pior crise histórica e, para os mais céticos, ela pode comprometer vários aspectos do processo de integração iniciado há décadas.
b) Os EUA têm tido dificuldades para superar seus problemas. Para os mais pessimistas em relação a esse tema, seria a decadência econômica da maior economia do mundo. Para os mais otimistas, apenas mais uma crise que será
superada no médio prazo.
c) Dentre os chamados países emergentes, o Brasil é um dos que menos tem sofrido com a crise. Para alguns analistas, isso tem correlação com o aumento do poder aquisitivo de parcela da população. Essa situação mantém o mercado
interno aquecido, apesar dos problemas econômicos internacionais.
d)  A crise grega é a mais grave de todas. Apesar da ajuda da União Europeia e de Organismos Internacionais, o país solicitou saída da zona do euro e admissão na Comunidade dos Estados Independentes, que reúne países do Oriente Médio e parte da Ásia.

Analise: Letra D Errada, quanta confusão! A Comunidades dos Estados independentes é composta por ex, países socialistas, foi uma tentativa destes países de compor uma união econômica ao terminar a URSS.

  

50) História e atualidades - O Islamismo é uma das maiores religiões monoteístas da atualidade. Presentes em praticamente todos os continentes, os islâmicos têm
como livro sagrado o Alcorão. Acerca do Islamismo, analise as afirmações:

l A hégira, importante evento do islã, assinala o início do calendário muçulmano.

ll A crença no juízo final é um dos elementoscomuns entre o islamismo, o judaísmo
e o cristianismo.

lll No Ramadâ, o mês do “perdão”, os muçulmanosfrequentam templos de outras
religiões, evidenciando desta maneira o caráter universal e fraterno do islamismo.

lV Moisés é considerado o maior profeta islâmico e seus ensinamentos fazem parte
das principais regras de comportamentosocial dos muçulmanos.

(Errada – O certo seria : Maomé, muito fácil ), portanto as alternativas B,C e D estavam erradas por conter esta afirmação.Sò restaria a alternativa letra A = I - II - V

V Em Santa Catarina existem frigoríficos certificados e autorizados a produzirem
    carnes conforme os preceitos islâmicos.
(Olha gente pode ser comprar uma briga por esta questão, acho que ela teria que ser mais ES                                 cífica citando carne branca, ou de frango!)
tualidades - Sobre a Conferência Internacional Rio+20 e o histórico dos temas ambientais na agenda global é correto afirmar, exceto:
A)Os EUA, no governo de Barack Obama, reviram a posição de seu país em relação aos temas ambientais e assinaram o protocolo de Genebra de 2011, onde assumiram compromissos formais para a redução de emissão de gases  e poluentes industriais.
Os EUA revisaram o que? Rsrsrsrs,  e assumiram o que? Brincadeira esta questão
B)A RIO+20 pretende, entre outras coisas, rever, reavaliar e projetar o cenário ambiental global, passadas duas décadas da conferência realizada também no Rio de Janeiro em 1992.
C)Um dos problemas mais graves para a implementação de medidas concretas e eficientes em relação ao meio ambiente diz respeito a resistência das principais economias do mundo, entre elas as de vários países desenvolvidos e
muitos emergentes.
D) O Brasil é um dos países com uma das matrizes energéticas com grande participação de fontes renováveis do mundo. Isso se deve principalmente à contribuição do setor hidroelétrico e dos biocombustíveis, em especial do etanol.

Letra A

54) Sobre a atualidade brasileira e mundial é correto afirmar, exceto:

A) O governo argentino retomou o controle da Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) que era dirigida pela empresa espanhola Repsol, com o objetivo de obter o domínio das atividades relativas ao petróleo no seu país. Certo – estudamos este assunto em sala
B) A solução da crise econômica europeia,iniciada em 2008, foi realizada sob liderança da Alemanha e da França, e países como Portugal, Itália, Grécia e Espanha voltaram a apresentar significativos avanços socioeconômicos neste  início de 2012, cujos efeitos levaram à erradicação das dívidas dos últimos quatro países chamados de PIGS.
Minha nossa , Portugal, Grécia e Espanha são os países mais complicados da crise européia lembram? Assunto tratado em sala pessoal. Bingo eis a questão incorreta!
C) O embate entre ruralistas e ambientalistas e as discordâncias no Congresso e no Senado evidenciam as polêmicas em torno do novo Código Florestal brasileiro.
(certíssimo)
D) O avanço da obesidade, segundo dados da Organização das Nações Unidas, atingiu níveis alarmantes em economias em rápido crescimento nas últimas três décadas, decorrente, sobretudo, de uma transição de alimentos básicos para os de nível energético maior. (Alguma dúvida?)

 55) “A Índia está apresentando o lançamento de seu míssil de longo alcance, nesta semana, como um grande êxito de seu poder militar”. Esta foi uma das matérias da BBC BRASIL de 21/04/2012. Ainda segundo o “site” “Isso ocorre apenas alguns meses depois de ter sido anunciada a intenção de Pequim de dispor de instalações
nas Ilhas Seychelles para abastecer seus navios militares. Essa intenção foi lida em Nova Déli na forma de "China abrirá sua primeira base no Oceano Índico", segundo a manchete de um jornal indiano”.
A China e a Índia são dois países que hoje se destacam no contexto mundial.

mapa não postado : Mostra o mapa da ìndia e China acima 
Considere os conhecimentos adquiridos e o mapa acima e assinale a alternativa correta.

A) A China - nº 2 e a Índia - nº 1, são os países de maior população absoluta no mundo, com destaque para os chineses que ocupam a segunda posição como maior potência econômica mundial.
Eis a questão correta, eles só queriam saber se vc sabe que a China ultrapassou o Japão, rsrsrs, não disse para vcs? Nada mais interessava nesta questão.
B) O “Grande Jogo” entre as duas nações está visivelmente sendo vencido pela Índia, tanto em termos econômicos quanto militares.
C) Os números 1 e 2 são respectivamente a China e a Índia, dois países que, junto com o Brasil e a Rússia, formam o chamado BRIC.
D) As duas grandes nações desde sempre tiveram relações diplomáticas harmoniosas e pacíficas e inexistem reivindicações atuais de mudanças de fronteiras entre elas.

Letra A – leia comentário nesta letra

56) As grandes cidades constituem o ambiente onde as intervenções humanas como desmatamento, deslizamentos, edificações, canalização de rios, diferentes poluições oriundas da indústria e dos carros, dentre outras, acabam gerando inúmeros efeitos sobre o meio ambiente. Sobre os fenômenos atmosféricos, assinale a
alternativa correta.

A) O microclima surgido nas cidades é decorrente das condições meteorológicas originadas nas áreas rurais que são levadas pelos ventos para os centros urbanos.
 Errado, rsrsrrs o microclima é criado pelo excesso do cimento, asfalto, provocando maiores temperaturas nas cidades.
B) A ilha de calor é um fenômeno resultante das alterações humanas nas grandes cidades (ausência de verde, asfaltamento de ruas, concreto dos edifícios, etc.), as quais resultam em temperaturas médias maiores do que as do seu entorno.
Exatooo – ilhas de calor, são microclimas.
C) A inversão térmica é um fenômeno climático típico das grandes metrópoles que aparece quando a camada de ar frio se forma sobre uma de ar quente, gerando uma corrente ascendente de ar que leva embora os poluentes.
 Errado – Não leva nada embora, os poluentes ficam ali, parados barrando a circulação do ar.
D) O efeito estufa é um fenômeno meteorológico restrito às áreas urbanas e causado por alguns gases, como o dióxido de carbono, responsáveis pela elevação anormal das temperaturas.
O efeito estufa é um fenômeno real, agravado pela poluição simples assim.

  Letra B


Nenhum comentário:

Postar um comentário