quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Entenda de forma clara o Escândalo do Mensalão!


O que é o denominado Mensalão?


Escândalo do Mensalão ou "Esquema de compra de votos de parlamentares" é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006 no Brasil.
Ou sejá, para aprovar propostas feitas pelo Governo Federal eram pagos a parlamentares de outros partidos para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo, o valor de 30 mil reais, mensais.

Por conta do troca-troca desenfreado que aconteceu nos primeiros dias do ano legislativo criou-se até a figura do ‘deputado pré-pago’
                           O termo mensalão como surgiu?                    

O termo Mensal(ão) ou uma variante da palavra "mensalidade" usada para se referir a uma suposta "mesada" paga a deputados , foi  popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson o delator do esquema cassado no dia 14 de setembro de 2005. Segundo o deputado, o termo já era comum nos bastidores da política entre os parlamentares para designar essa prática ilegal. Jefferson acusou o então Ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) de ser o mentor do esquema.

                                              Julgamento 03/08/2012

O  Supremo Tribunal Federal (STF), o tribunal máximo do Brasil, iniciará o julgamento dos quarenta nomes denunciados em 11 de abril de 2006 pelo Procurador Geral da República.

Crimes : Formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção gestão                     
                                         fraudulenta e evasão de divisas.
                       
                                    Foram Cassados                                    


Como já citado acima:

a) Deputado federal Roberto Jefferson o delator do esquema cassado no dia 14 de setembro de 2005.

b) Em 1 de dezembro de 2005 foi a vez de José Dirceu ter seu mandato de Deputado Federal cassado pela Câmara dos Deputados;

Enquanto, os deputados acusados que conseguiram se reeleger nas eleições de 1º de outubro de 2006, poderão enfrentar mais um processo de perda de mandato.


               Pontos de vistados governistas e aliados                   

De um modo geral, alegam que nada foi provado sobre a existência do mensalão. Os oposicionistas retrucam que não há como ter "recibo" para o mensalão e que as evidências que apareceram até o momento são provas suficientes.
A oposição fez um jogo duro, não dando trégua nenhuma na esperança de enfraquecer Lula e derrotá-lo nas eleições presidenciais de outubro de 2006. Contudo, ao mesmo tempo procurou preservar e evitar, através de um processo de impeachment, o fim abrupto do governo Lula.


          Pontos de vista do Partido dos Trabalhadores              

Tentaram pôr fim nas CPI's e investigações ao mesmo tempo que queriam também investigar o governo anterior de FHC (do PSDB), alegando que houve compra de votos durante a votação para a emenda da Constituição que permitiu a reeleição de Fernando Henrique .

                Meu Ponto de vista - Professora Jackie                  

O  pagamento de mesada por um governo a parlamentares para votarem em seu favor, sempre existiu em nosso país, uma prática hedionda sem dúvidas nenhuma, o maior pecado do PT foi ter que seguir os passos de outros partidos que eles próprios sempre se opuseram.
Outra coisa que me deixa angustiada, que deveriam ser punidos não só os senhores que pagaram mas os senhores que receberam e os partidos que compactuaram com tal situação!
O PT inicialmente tenta negar o fato em si, ou seja negando todas acusações. No dia 9 de julho foi preso em São Paulo o assessor parlamentar do PT José Adalberto Vieira da Silva, com R$ 200 mil em uma valise e US$ 100 mil escondidos na cueca.
A partir deste momento o que seria impensável, tornou-se realidade, o PT pagou seu preço para chegar ao poder, e sem dúvida  nenhuma o poder corrompe e exige um alto preço. Uma sucessão de fatos veio a validar a denúncia inicial , vídeos, propinas, Correio, Banco Rural, Banco do Brasil, Empresas privadas, o envolvimento é completo e extenso.
ENFIM você que é meu aluno, me pergunta :

- E dai Jackie, o que você conclue de tudo isso?

Eu? Devo ter batido palmas , no final do Hino Nacional para merecer isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário