quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ABSURDO: Enem será o modelo do Novo Currículo de Ensino Médio!

16/08/2012 - 06h30

MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio

O Ministério da Educação prepara um novo currículo do ensino médio em que as atuais 13 disciplinas sejam distribuídas em apenas quatro áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática).
Mudança é boa, mas difícil de aplicar, dizem educadores ( gente tenho que rir, sabe quando estão falando de algo impossivel?)
Enem será o modelo do novo currículo, afirma Mercadante ( O Sr. Mercadante é formado em que mesmo?)
A mudança prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter, em vez de aulas específicas de biologia, física e química, atividades que integrem estes conteúdos (em ciências da natureza).
A proposta deve ser fechada ainda neste ano e encaminhada para discussão no Conselho Nacional de Educação, conforme a Folha informou ontem. Se aprovada, vai se tornar diretriz para todo o país.
Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os alunos passarão a receber os conteúdos de forma mais integrada, o que facilita a compreensão do que é ensinado.

"O aluno não vai ter mais a dispersão de disciplinas", afirmou Mercadante ontem, em entrevista à Folha.

Outra vantagem, diz, é que os professores poderão se fixar em uma escola.
Um docente de física, em vez de ensinar a disciplina
em três colégios, por exemplo, fará parte do grupo de ciências da natureza em uma única escola (não entendi? O professor terá que dar aula de física, química e biologia é isso? rsrsrsrsr, e o que fazemos com nossos diplomas? Ai meu Deusssssssss).

Ainda não está definida, porém, como será a distribuição dos docentes nas áreas. (ufaaa)

A mudança curricular é uma resposta da pasta à baixa qualidade do ensino médio, especialmente o da rede pública, que concentra 88% das matrículas do país.
Dados do ministério mostram que, em geral, alunos das públicas estão mais de três anos defasados em relação aos das particulares. (ops então senhor ministro o problema não é curricular o problema é qualidade de ensino nas redes públicas ? Alguém já pensou em melhorar o salário deste profissional?)

Educadores ouvidos pela reportagem afirmaram que a proposta do governo é interessante, mas a implementação é difícil, uma vez que os professores foram formados nas disciplinas específicas. (exatoooooo, mas como sempre foram muito educados com o Sr. Ministro, rsrsrsr)

O secretário da Educação Básica do ministério, Cesar Callegari, diz que os dados do ensino médio forçam (Tão democráticoooo) a aceleração nas mudanças, mas afirma que o processo será negociado com os Estados, responsáveis pelas escolas.

Já a formação docente, afirma, será articulada com universidades e Capes (órgão da União responsável pela área). rsrsrsr, pessoal isso será um retrocesso absurdo, não existe uma implantação deste tipo de cima para baixo, é autoritário, pura prepotência!

Uma mudança mais imediata deverá ocorrer no material didático. Na compra que deve começar neste ano, a pasta procurará também livros que trabalhem as quatro áreas do conhecimento.
Organização semelhante foi sugerida em 2009, quando o governo anunciou que mandaria verbas a escolas que alterassem seus currículos. O projeto, porém, era de caráter experimental.

                                      Gente acho que vou desmaiar

Um comentário:

  1. Que grande palhaçada tudo isso; onde fica a qualidade de ensino. Por aqui no Ceará criaram um tempo atras um tal AS:Avaliação Satisfatória e avaliação não Satisfatória ANS, o conceito nota desapareceu.

    Então começou a putaria, tudo muito lindo e belo e por tras tudo sem qualidade.

    Enquanto os alunos da escola publica são tratados dessa forma, os alunos das escola particulares são transformados em máquinas de estudo.

    Vamos perguntar ao Ministro se tem coragem em colocar os filhos ou netos em escolas publicas?

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