quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Formação da Estrutura Geológica da terra


                      A estrutura da terra é a seguinte:


1. Litosfera (50 a 100 km de espessura).
2. Manto (4.600 km de espessura).
3, Núcleo (1.700 km de espessura).

A crosta terrestre ou litosfera, forma a camada externa da Terra, dividindo-se em duas subcamadas: sial e sima.

a) O sial, na parte mais externa da crosta terrestre, é rico em silício e alumínio, sua temperatura aumenta conforme a profundidade.

b)O sima, na porção inferior, além dos minerais silício e magnésio, apresenta rochas basálticas.O manto é a camada de transição de grande importância. Nele se produzem correntes de materiais que ascendem a crosta terrestre. Essas correntes são responsáveis por fenômenos como a formação das montanhas, dos vulcões e movimentos continentais.

A sismologia admite que, numa certa camada do manto (entre 100 e 350 km de profundidade), existe uma massa plástica de minerais capaz de se deslocar em estado líquido, a astenosfera, sobre a qual se assentam as placas tectônicas.

O núcleo, rico em ferro, níquel e minerais de alta densidade (nife), possui temperaturas acima de 6.000ºC.

Eras Geológicas

NÃO ESQUEÇA DO ESQUEMA: PREPAMECE para lembras as eras e suas estruturas geológicas:

Pré-cambriana 
1ª Formação de rochas: Rochas Cristalinas antigas - RCA
Na proterozóicac um período desta era formaram-se os minerais metálicos: ouro, prata, chumbo, cobre, ferro, níquel etc.

Pergunta de Vestbular: O Brasil é rico em minerais metálicos, pq sua estrutura geológica é antiga datado da proterozóic - CERTO

Paleozóica
1ª Sedimentação de Rochas - Rochas sedimentares Antigas- TSA
Nesta era forma-se o Carvão mineral - Origem Orgânica (Florestas primitivas)

Mesozóica 
Acontece a Ruptura da Pangea (único continente) a terra é atingida por grande intensidade de atividades vulcânicas formamndo o DLB - Derrame de Lavas Basálticas

Cenozóica 
Nossa era, surge as glaciações e deglaciações. Os choques das placas tectônicas dão oriem aos Drobramentos modernos - DM - tbém denominadas de cadeias de montanhas, ou montanhas jovens.

Entenda melhor os dobramentos:

dobramentos são formados por rochas menos resistentes afetados por intensos movimentos tectônicos. choques horizontais (orogenese das placas) ou forças internas da Terra que provocando o enrugamento de suas bordas, dando origem às maiores elevações do planeta.   Os dobramentos modernos (ou montanhas jovens ou recentes) formaram altas cadeias de montanhas na Era Cenozoica, no Período Terciário, há cerca de 60 milhões de anos. Por se situarem próximas aos grandes falhamentos, essas cordilheiras, como os Alpes, os Andes, as Montanhas Rochosas, o Atlas e o Himalaia, estão sujeitas a crescimento constante


Nesta era também :
SURGE O HOMEM QUE QUASE DESTRÓI TUDO ISSO EM UM SÉCULO.


5 comentários:

  1. Essa prof de geografia é demais.. Ri muito hoje.. nada diminói tá tudo acrescentando no nosso conhecimento.. Sempre, sempre `Toda vida` quero ter uma prof assim.. AHSAUSHAU

    ResponderExcluir
  2. Ohhh que fofis, adorei sempre, sempre , para toda vida, rsrsrsr

    Um beijãoooooooooo!

    ResponderExcluir
  3. ótima aula, adoro o seu modo de explicar o conteúdo para gente... Observei que ali em paleozóica você colocou TSA, não seria RSA - rochas sedimentares antigas. bjsss professora, te admiro muito :)

    ResponderExcluir
  4. Oi obrigadinhaaaa, é TSA mesmo, são terrenos Sedimentares Antigos, assim como na cenozoica, são (TSR)Terrenos Sedimentares Recentes.

    ResponderExcluir
  5. humm, obrigada você pela informação. bjs professora :D

    ResponderExcluir