domingo, 4 de novembro de 2012

Tema da Redação do ENEM trata da imigração para o Brasil no Século XXI



      OLHA EU AQUI DE NOVO!
Pois é meu povo, eu particularmente gostei bastante do tema da redação, pois avaliamos este assunto, quando tratamos recentemente de liberação dos visto americanos para brasileiro.
http://blogjackiegeo.blogspot.com.br/2012/10/fim-de-visto-para-eua-eua-encontra.html
Lembram?

O Brasil se tornou uma opção de fuga da crise européia e mesmo  da crise dos EUA . Jovens graduados e pós graduados principalmente europeus, tem vindo para o Brasil em busca de qualidade de vida e segurança profissional , e em contrapartida, oferecem ao nosso pais, novas frentes de trabalho e muita qualificação profissional.  O Brasil por ser atualmente um país que exerce atração migratória passa a ser reconhecido internacionalmente como um país confiável e disposto à ganhar com esta crise Internacional!

A história se repete, e o Brasil desta vez,esta indo muito bem, obrigada!

Profª Jackie


A redação será examinada:

a) por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. 

b) Agora, caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor. Antes, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos.

c) A partir deste ano, será acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. 

d) Composta por três professores, a banca será responsável pela atribuição da nota final ao participante. O máximo é de 1 mil pontos e a nota final será a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores.

Na correção da redação, cinco competências são avaliadas: 

1. domínio da língua portuguesa; 
2. compreensão do tema proposto; 
3. capacidade de selecionar e organizar ideias; 
4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e 
5. elaboração de proposta para o problema abordado.

Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do segundo, 480 — diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da redação desse candidato será a média aritmética das duas. No entanto, caso a nota de um corretor, na competência 1, seja 160 e a de outro, 40, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, nessa competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.

O estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, entregar folha em branco, com sete linhas ou menos, copiar os textos motivadores e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.

(Ministério da Educação) 


Ai pessoal não resisti a brincadeira!rsrsrsrsr! Profª Jackie

5 comentários:

  1. Essa professora é mais rápita que um cometa, já esta aqui atualizando o assunto

    Parabéns pelo dinamismo do blog

    ResponderExcluir
  2. Professora vc pode analisar a minha redação bem rapidinho e me dizer como fui? Por favor :D

    ResponderExcluir
  3. Como sempre o ENEM trouxe um tema de redação que podíamos ter seguido por diversos caminhos, fiquei bem satisfeito com ele, a redação foi o mais tranquilo e o mais coerente porque com a prova em geral fiquei desapontado. Sinceramente em comparação com os outros anos achei que desta vez as perguntas estavam muito confusas, muito mal elaboradas. Não fui mal, porém esperava ter ido melhor. :/ Em relação à redação eu explorei desde o período colonial brasileiro com a miscigenação de diversas culturas formando a identidade social que conhecemos hoje, a migração de pessoas que vem de países subdesenvolvidos e também desenvolvidos, com a crise da Europa, o desemprego da população que anda culminando com a xenofobia. Por fim também pude explorar o desenvolvimento econômico brasileiro, com o pré-sal, BRICS, incentivando a imigração de mão de obra qualificada, dando enfim por solução a adoção de novas políticas para a prevenção de uma imigração descontrolada e uma superprodução industrial (gerando crise), proporcionando emprego e consequentemente direitos a toda a população. ;)

    ResponderExcluir