segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sinopse Filme: "O Contestado - Restos Mortais"

O Contestado - Restos Mortais, de Sylvio Back (Brasil, 2010)por Eduardo Valente



O Contestado – Restos Mortais começa com uma montagem rápida de rostos indistintos (no sentido de não serem identificados), que alternam uma sequência rápida de frases sobre ou a partir do conflito acontecido em terras catarinenses e paranaenses na segunda década do século XX. O filme parece propor naquele momento uma noção de sinfonia de incompletudes, com as frases interrompidas de maneira bastante abrupta para dar lugar a outras, criando um sentido de fluxo que preza menos pela informação factual e mais pelas faíscas de saber que saem daqueles aparentes choques entre as palavras.

A estruturação de O Contestado se dá de tal maneira em linha reta (não por acaso, dividida em capítulos que tentam seguir a cronologia dos acontecimentos) que, por mais que tente usar estes expedientes para tentar quebrar a idéia da História como documento fechado e morto, o filme resulta extremamente didático, principalmente pelo seu modelo exaustivo (onde nem o excesso de episódios dissecados, nem o excesso de falas sobre cada um deles parece se justificar). Ao fim e ao cabo, por mais que incorpore vozes de quem for (historiadores, sobreviventes, espíritos encarnados), O Contestado não escapa ao sentimento de possuir apenas uma tese a repisar, que sai tão límpida ao final como estava no seu começo: a de que este conflito teve, na verdade, muito pouco sentido para além de uma série de dantescos massacres e crimes. Constatar esse fato seguidamente é algo de interesse? Histórico, talvez; sociológico, com certeza (no sentido de ir contra o discurso reinante do brasileiro como ser pacífico por natureza); mas cinematográfico, bem pouco.

Opinião: editoria@revistacinetica.com.br

http://www.revistacinetica.com.br/ocontestado.htm
editoria@

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