domingo, 18 de novembro de 2012

CONTESTADO: O maior conflito por terra no Brasil!

  É com imenso carinho que ofereço esta postagem ao meu estudioso aluno Mateus Gb do Pré Vestibular da UFSC
                 
                Ficha técnica de um Conflito:


 Guerra do Contestado completou 100 anos no dia 22/Out/2012

  • início da Guerra: outubro de 1912
  • Tempo da Guerra: 46 meses (out/1912 a ago/1916)
  • Final da Guerra: Agosto de 1946, com a captura de Adeodato, o último líder do Contestado
  • Combatentes militares no auge da Guerra: 8.000 homens, sendo 7.000 soldados do Exército Brasileiro, do Regimento de Segurança do Paraná, do Regimento de Segurança de Santa Catarina, mais 1.000 civis contratados.
  • Exército Encantado de São Sebastião (Caboclos): 10.000 combatentes envolvidos durante a Guerra.
  • Custo da Guerra para a União: cerca de 3.000:000$000, mais soldados militares
  • A Guerra do Contestado durou mais tempo e produziu mais mortes que a Guerra de Canudos, outro conflito semelhante em terras do Brasil.
  • Em cinco anos de guerra, 9 mil casas foram queimadas e 20 mil pessoas mortas liderados por um monge que a história chama de José Maria. Mas que para o povo, era o São João Maria.

                     Perguntas e Respostas:

1.Localização do Conflito do Contestado?

Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado numa região rica em erva-mate e madeira (araucárias) localizada no meio oeste catarinense a disputa entre estados do Paraná e Santa Catarina porém se estendia até a fronteira com a Argentina, como mostra a pergunta abaixo. 

LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO DO CONFLITO EM SANTA CATARINA 


2.Onde ocorreu este conflito?

A área disputada entre SC e PR desde o período do "Brasil Império" compreendia a região limitada pelos rios Uruguai, Iguaçu, do Peixe e pelas fronteiras da Argentina, perfazendo um total de aproximadamente 48.000 km². 
Amarelo - Área em litigio entre Paraná e SC

3. O que tem a construção de uma ferrovia haver com o conflito?

Em meados de 1909, a recém criada República Brasileira descobre o capitalismo selvagem ao ceder a uma companhia norte-americana, a concessão da construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande (mapa abaixo), que passa por um território disputado por políticos, religiosos, sertanejos e coronéis.  
Entre as disputas territoriais (SC e PR) , temos a construção da estrada de ferro, pela empresa A Lumber (Southern Brazil Lumber and Colonization Co.), em acordo com o governo brasileiro, já estava terminando a construção da estrada, e teria direito a 15 km de terras de cada lado da ferrovia construída. Assim, eles explorariam a área, retirando as madeiras e como foi feito mais tarde criaram loteamentos que foram vendidos para italianos e alemães oriundos do RS.
Os Coronéis e a empresa norte-americana passaram a controlar a economia local, formando uma camada social de trabalhadores braçais extremamente pobres. Com o término da construção, em 1910,  a desigualdade social crescente na região é uma realidade. Mais tarde (1912) estes trabalhadores marginalizados e desprezados passaram a ser conhecidos como: Caboclos ou Sertanejos da região.

Localização da ferrovia

4. O que foi o messianismo no contestado?

O  Messianismo caracteriza-se pela espera, a ansiedade em se encontrar alguém ou algo com poder divino, sua  base dentro do Contestado foi um "Catolicismo alterado", com aceitação de curas,profecias, santidade das meninas virgens, e na esperança que com Deus ao seu lado jamais iriam ser derrotados. Quando os caboclos nomearam seus "soldados" de "Exército Encantado de São Sebastião, os republicanos equivocadamente pensaram se tratar de um "movimento monarquistas" o que fez com que a União intercede-se o mais rápido possível na região.

5.Quem foram os três monges do Contestado?

Quando a figura do Monge ressurge entre os caboclos, estes se tornam as sementes para uma convulsão social, cujos frutos farão parte da alma inocente dos herdeiros do Exército Encantado de São Sebastião. A presença de três "monges", pessoas que diziam realizar curas e milagres na região estavam ao lado dos caboclos, liderando inclusive alguns grupos contra as forças militares. Na época, a igreja apontava a figura dos monges como inimigos do clero pois os monges não eram sacerdotes católicos, não traziam consigo conhecimento teológico comprovado, não foram oficialmente enviados para evangelizar e atender as áreas por onde passaram. Eles apenas criam ser chamados por Deus para peregrinar e traziam conselhos, curas através das plantas e ervas e profecias que saciavam os caboclos.

                              
A crença nestes monges, mais especificamente em José Maria (acima), foi tanta, que em dado momento da história dos conflitos, eles tinham uma bandeira ao Divino Espirito Santo, que idolatravam em nome do monge que além de liderança passou a ser um símbolo divino adorado com muito com fanatismo.
Bandeira da "Monarquia Celestial". Branca com uma cruz verde
                                                   



6. Que municípios estavam envolvidos neste conflito?


                     
Municípios do Paraná
Rio Negro, Itaiópolis, Timbó, Três Barras, União da Vitória e Palmas

Municípios de Santa Catarina
Lages, Curitibanos, Campos Novos e Canoinhas


Conclusão

A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisão e mais tarde fuzilado na tentativa de fuga, segundo dados informados.
A atual região catarinense ainda defende seus heróis caboclos e a desigualdade social continua bastante forte neste meio oeste catarinense.
Preso Adeodato (centro) 
Na partilha entre os Dois Estados, SC e PR, Santa Catarina sai vencedor, com a maior parte desta partilha a seu favor, ou seja, com um ganho de 28.000 km² da terra contestada que era de 48.000 km².

Resumo do conflito:

Guerra do Contestado (1912-1916). Conflito entre posseiros (caboclos) e donos de terras (latifundiários locais) do meio-oeste catarinense terminou com um verdadeiro massacre aos sem terras da época, a republica sentiu-se vencedora e dona da verdade absoluta. A contestação a doação de extensas terras feita para empresa Southern Brazil Lumber, em nada ajudou, o Brasil tinha se tornando um país capitalista, com seus próprios lucros, negociatas e donos. .A  disputa entre Paraná e Santa Catarina foi definida com a partilha da região, tornando SC sua verdadeira dona. A União precisava mostrar quem mandava, tropas Federais e estaduais do Paraná e de Santa catarina foram para lá combater a revolta ( Que também contestavam a região entre si), tendo a Força Pública catarinense participado das ações. A atuação de "monges" agregou à revolta o componente messiânico e religioso. Em 1916 as tropas legalistas acabaram com a revolta. Mas a história não permitiu que seus mortos fossem esquecidos.

Professora Jackie

             Cinema: Filmes indicados sobre o tema


       Sylvio Back volta a investigar a Guerra do Contestado

1. Filme sobre o maior conflito armado da história de Santa Catarina é lançado nacionalmente em Florianópolis: 17/10/2012 

"O Contestado - Restos Mortais"

Sylvio Back O diretor retoma o tema trabalhado em A Guerra dos Pelados, filme sobre o Contestado de 1971 .

Porém neste novo filme de forma surpreendente: Sylvio Back apresenta relatos  feitos por mensagens espirituais transmitidas por trintas médiuns.


2. Olhar Contestado: Desvendando códigos de um conflito.
Produzido por  Fernando Severo, Fabianne Balvedi, Luciane Stoco e Jean Gabriell
Também produzido este ano em homenagem a data de 100 anos do conflito

Reportagem completa com Silvio Back e seu novo filme - No Jornal DC

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/noticia/2012/10/cineasta-sylvio-back-revela-bastidores-do-documentario-o-contestado-restos-mortais-3920717.html

4 comentários:

  1. Muito obrigado pela ótima postagem Jackie,
    Essas principais características me ajudaram muito a me preparar ainda mais para os vestibulares!
    Sempre podemos contar contigo :)

    ResponderExcluir
  2. Querido Matheus, obrigada pelo carinho,
    é com grande satisfação profissional que preparo minhas postagens para todos vocês!

    Forte abraço

    ResponderExcluir