sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Agropecuária Brasileira - 2012 UM BOM ANO PARA O BRASIL


Economia brasileira cresce 0,4% no 2º trimestre de 2012,            

                                          mostra IBGE

Entre os setores analisados, a agropecuária apresentou o maior aumento.

Agronegócio é o conjunto de atividades, setores e empresas ligados á 

                                 cadeia produtiva da agropecuária.


agricultura e a pecuária  são MOTORES importantes da economia nacional e foram pouco afetadas pela crise. 


Destacam-se a produção de soja, milho, cana-de-açúcar, café e de carne bovina, de aves e suína.


A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) 

A produção agropecuária tem como objetivo destinar seus produtos, tais como grãos, frutas, verduras e também carne, leite, ovos dentre outros, para abastecer o mercado interno e especialmente o mercado externo.


Estrutura Fundiária  a concentração de terras é a característica da ocupação do território brasileiro desde a colonização. Segundo IBGE, quase 85% das propriedades são de agricultura FAMILIAR PEQUENAS PROPRIEDADES, mas essas ocupam apenas 24% da área usada no país, nas regiões Sul e Sudeste. PORTANTO EM NÚMEROS DE PROPRIEDADES O BRASIL É MINIFUNDIÁRIO, PORÉM EM QUANTIDADE DE TERRAS, É LATIFUNDIÁRIO.
Biocombustível  – a NECESSIDADE de diminuir as emissões de carbono faz com que aumente a demanda por biocombustíveis, como o etanol da cana-de-açúcar, este tipo de agricultura chamamos de agricultura energética.

Brasil tem a ambição de tornar o etanol uma commodity internacional, ou seja, produzidos em larga escala e comercializados internacionalmenteAs commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.

As commodities também se caracterizam por não ter passado por processo industrial, ou seja, são geralmente matérias-primas.

O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores. 


    'Brasil produz safra recorde este ano', diz ministro da 

                                         Agricultura

De acordo com Mendes Ribeiro, produção será maior da história.
Ministro estima 170 milhões de toneladas de alimentos até fim do ano.

Mendes Ribeiro destacou a produção de milho, cuja produção saltou de 16,10 milhões de toneladas na safra 2010/2011 para 22,46 milhões de toneladas, aumento de 71%.

"A safrinha do milho se tornou ‘safrão’. Foi surpreendente e, sem dúvida, contribuiu de forma decisiva para que elevassem esses números”, afirmou.
Entressafra ou Safrinha?
Ano agrícola e é definido pelas condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento de uma determinada cultura que se deseja plantar em um determinado local. Geralmente, ele se inicia na estação chuvosa para que as plantas possam ter água disponível no solo para vegetarem.
Desse modo, após a época de serem colhidas, ou seja, a época da safra, o solo permanece em descanso ou, usando um termo técnico, ele permanece em pousio até que condições climáticas favoráveis se estabeleçam novamente para que a cultura possa ser plantada mais uma vez. O período que contempla o fim da colheita (pós-colheita) até o início do novo plantio recebe o nome de entressafra OU SAFRINHA.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/entressafra-safra-ou-safrinha/27252/#ixzz2D456rT5e


Nenhum comentário:

Postar um comentário