quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dicas de como preencher corretamente um gabarito

Gabarito Prova Objetiva
  • Muitos candidatos se atrapalham e cometem erros bobos no preenchimento do gabarito, que acabam contando pontos a menos na sua somatória final, comprometendo assim o resultado da prova. Reserve, no mínimo, 30 minutos da duração da prova para preencher o gabarito.
  • É de extrema importância ler o edital do concurso com atenção, uma vez que ali há explicações sobre qual material básico levar (lápis, borracha, caneta azul ou preta) .
  • Depois de preenchidos as folhas de gabarito passam por leitura óptica e, caso os espaços não estejam corretamente preenchidos, a máquina não conseguirá ler. Portanto nada de preencher o gabarito na última hora, ok?
  • É essencial que ele preencha todo o quadradinho destinado à sua resposta ao invés de marcar com um “X” . Quando a prova for objetiva (a,b,c,d) , quando for somatória você apenas colocará o valor total da questão, digamos que o resultado será 16, você preenche o número um e depois o número 6, entendeu? Mais, Siga as instruções para o preenchimento. Geralmente é necessário preencher  todo o círculo correspondente à alternativa
  • Canetas azuis ou pretas são também os materiais mais indicados para o preenchimento do gabarito .
  • É bastante importante ainda que o candidato evite rasuras. Não é incomum ver pessoas terem uma questão anulada porque a máquina considerou que havia duas respostas para a mesma pergunta.
  • No gabarito, é preciso ainda anotar corretamente seu nome completo, RG ou conferir seus dados e assinar atrás (leve)ou embaixo do lugar indicado.. 
  • Manter a calma é fundamental e, mesmo quando não se sabe a resposta correta, há chances de marcar pontos com um “chute” que pode ser acertado.
  • As instituições organizadoras costumam divulgar o gabarito com as respostas corretas em seu site horas ou até mesmo dias após a realização da prova. É bom ter seu gabarito  para conferir.
  • Como as provas são criadas por seres humanos, elas estão passíveis de possuírem erros e, quando isso acontece, os candidatos são informados do equívoco quando a instituição organizadora divulga o gabarito e, geralmente, a questão é anulada.
  • Um errinho no gabarito pode significar a desclassificação no concurso. E, como você não quer jogar fora toda a preparação para a prova, sugerimos que fique atento a algumas regrinhas básicas para o correto preenchimento do cartão-resposta.
  • Evite ao máximo responder o gabarito na correria, ou durante a prova.
  • Muitas pessoas acabam marcando a resposta errada por pressa ou falta de atenção.
  • Aponte no gabarito o número da questão com o seu dedo indicativo e então deslize o dedo até a alternativa correta. Com o dedo sob a alternativa que você acredita ser a correta, confira novamente o número da questão e a resposta marcada no caderno de prova e só então preencha o gabarito.
  • Não se esqueça de preencher os demais dados obrigatórios no cartão-resposta (gabarito). Geralmente é necessário assinar. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar ao fiscal da sala.

                                           
                                   MODELOS DE cartões respostas  



1. O cartão resposta da UFSC é assim: (colaboração de um aluno)         

São duas fileiras de 0 a 9. se o somatário da questão 01 for 24: 


  • Na primeira fileira pinta-se a bolinha 2 

  • na segunda fileira, pinta-se a bolinha 4. 

  • É postado apenas o resultado do somatório.

2. Abaixo Cartão Gabarito do ENEM


                                                                                 
LEIA, COM ATENÇÃO, AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: 
No CARTÃO-RESPOSTA

a) Confira seu nome e número de inscrição na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você
recebeu.

b) No caso de não coincidir seu nome e número de inscrição, devolva-o ao fiscal de sua sala e peça o cartão correto. Se o seu cartão não for encontrado, solicite um cartão virgem, o que não prejudicará a correção de sua prova.

c) Verifique se o Boletim de Questões, está legível e com o número de páginas correto. Em caso de
divergência, comunique ao fiscal de sala para que este providencie a troca do Boletim de Questões.

d) Após a conferência, assine seu nome no espaço correspondente do CARTÃO-RESPOSTA, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

e) Para cada uma das questões existem você deve marcar no Cartão-Resposta apenas uma letra. Marcando mais de uma, você anulará a questão, mesmo que uma das marcadas corresponda à alternativa correta.

f) O CARTÃO-RESPOSTA não pode ser dobrado, nem amassado, nem rasgado.


LEMBRE-SE

Quando for marcar o Cartão-Resposta, proceda da seguinte maneira:

Faça uma revisão das alternativas marcadas no Boletim de Questões.

Assinale, inicialmente, no Boletim de Questões, a alternativa que julgar correta, para depois marcá-la no Cartão-Resposta definitivamente.

Ao marcar a alternativa do Cartão-Resposta, faça-o com cuidado, evitando rasgá-lo ou furá-lo, tendo atenção para não ultrapassar os limites do círculo.

Além de sua resposta e assinatura, nos locais indicados, não marque nem escreva mais nada no Cartão-Resposta.

Releia estas instruções antes de entregar a prova.



POR FAVOR NÃO TIRE FOTOS DO SEU CARTÃO RESPOSTA
                   Este erro levou a suspensão de mais de 60 alunos do ENEM de 2012

197 comentários:

  1. Na Udesc amassou um pouco meu cartão-resposta,mas depois que passei as resposta voltou um pouco ao normal, posso ter problemas na leitura?

    ResponderExcluir
  2. Oie, espero que o amassado tenha sido realmente muito leve, e que não comprometa a leitura do seu cartão, pois as regras são muito claras, o cartão resposta não pode ser dobrado, nem amassado nem rasgado!

    Forte abraço!

    PROFª jACKIE

    ResponderExcluir
  3. Oi, professora!

    Gostaria de saber o seguinte: em um gabarito de concurso, pintei um quadradinho a lápis, mas imediatamente percebi o erro, apaguei-o e pintei a alternativa correta, dessa vez, de caneta. Por ter apagado a de lápis, posso perder a questão?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. oLá, eu sinceramente acredito que não vai acontecer nada! Mas me conta o resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a mesma cpisa só q pintei uma pequena bolinha ai apaguei...pintei todo o quadradinho a caneta corro risco de ter a questao anulada

      Excluir
  5. Quando pintei o círculo do gabarito pintei, bem pouco, fora do círculo. Isso compromete minha resposta?

    ResponderExcluir
  6. olá , olha eu marqei uma alternativa errada sem querer fiz apenas um pontinho peqeno ai peguei a borracha e passei um pouquinho de saliva , apaguei a parte do ponto toda mas a area ficou meia desgastada e com uns rasgaosinhos bem suaves , nada exagerante ai logo em seguida marquei a certa . será que vai ser anulada a questão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus

      A chance desta questão ser anulada é bem grande, era preferível deixar o pequeno ponto, pois quando for feita a leitura da questão, a rasura que ficou meio desgastada deverá provocar o anulamento da mesma! Que peninhaaaa.

      Forte abraço

      Excluir
  7. Olá, quando fui marcar no gabarito fiz um pequeno risco em uma alternativa, depois, ao perceber que não era a alternativa correta, marquei outra alternativa (a correta) e preenchi da maneira correta (pintei o círculo todo). Tem chance de anulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se este risco for pequeno como vc disse, acredito que não será analuda.

      Excluir
  8. Oi, marquei duas resposta no gabarito e uma passei borracha isso pode prejudicar mais do que aquela questão

    ResponderExcluir
  9. Professora, fui fazendo bolinhas pequenas no gabarito, quando percebi tinha passado algumas questões erradas, então colori bem forte a resposta certa e não fiz nada para apagar a errada, ficando assim uma questão colorida bem forte e outra com uma bolinha pequena. Quais as chances de serem anuladas minhas questões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai querida

      Acredito sinceramente que vc perdeu suas questões, eu sempre peço para meus alunos passar primeira a lápis bem de leve, para depois preencher com caneta, Lamento muito.

      Excluir
  10. Apaguei com corretivo uma bolinha que tinha pintado errado professora será que vou perder a questão?

    ResponderExcluir
  11. Fiz uma prova de concurso recentemente com muitos problemas, vários apagões, paralisação,tempo de prova acrescido e tudo mais, e quando fui marcar o cartão respostas marquei com "X" ao invés de pintar!!!! minha dúvida e, será que o leitor óptico de correção de gabaritos e capaz de ler essas respostas????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi

      Apesar de tudo o que achei bem lamentável, temos que ficarmos atento na hora da prova, o gabarito é tudo! Vamos contar que pelo menos vc pressionou o suficiente para o leitor ótico fazer a leitura correta.

      Desejo-lhe sorte

      Excluir
  12. Bom dia!!! Tudo bem? Ao passar o gabarito, a caneta escorregou e ai fiz um pequeno, leve e claro risco de caneta entre uma questão e outra... mas foi fora das bolinhas, no espaço que não tem nada. Gostaria de saber se tem algum risco?! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha em minha opinião se o rabisco foi bem claro,existe um risco de anulação bem pequeno,porém se o rabisco é visível existe um risco bem grande aí!!!
      E exatamente por situações como a sua e de muitas outras pessoas q deve-se tomar bastante cuidado com o preenchimento do gabarito

      Excluir
    2. Exatamente, agradeço a contribuição, volte sempre! : )

      Excluir
  13. Boa tarde. Ao preencher o gabarito sem perceber escrevi meu nome de caneta azul e marquei as respostas de caneta preta. Tem algum problema?

    ResponderExcluir
  14. Olá no gabarito do primeiro dia da prova do Enem marquei com "x",mas marquei bem forte será que vai dar problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, os cuidados porém são necessários sequir a risca, por favor sempre que for realizar uma prova, leia atentamente o cartão resposta!

      Forte abraço

      Excluir
  15. Olá, fiz um prova que era para marcar X no gabarito, mas não prestei atenção e pintei as alternativas. As questões que pintei irão ser anuladas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não terá problema não, mas sempre preste muita atenção nas instruções , ok?

      Forte abraço

      Excluir
  16. Comecei a marcar o gabarito com caneta preta e ela acabou e então continuei a marcar com caneta azul. Eram as únicas canetas que eu tinha. Tem algum problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara
      O ENEM deixa bem claro que não aceita outra cor de caneta se não for preta, vamos torcer que esta exigência seja para evitar problemas. E não aumentá-los. Fica esperta garota!

      Beijos

      Excluir
    2. Olá!! Não era o enem. O edital da prova deixa claro o uso da caneta azul ou preta. Minha dúvida e se tem algum problema o caderno de respostas conter as duas cores de caneta??

      Excluir
  17. Olá!! Não era a prova do ENEM e no edital estava claro o uso da caneta azul e preta. Minha única duvida é se tem problema o caderno de resposta ter duas cores de canetas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foram cores citadas acima, acredito sinceramente que não, o leitor o identificará com certeza!

      Excluir
  18. Olá!! Minha prova não foi o enem. E ficava claro que podia fazer de caneta azul ou preta. Eu comecei a marcar o gabarito com a caneta preta ela acabou e terminei de marcar com a caneta azul. Será que tem algum problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila Sara, como já respondi anteriormente, não vejo nenhum problema querida!

      Excluir
  19. Olá
    Na ultima prova do Enem sem perceber eu escrevi deu nome direto sem dar espaço.
    Ex: o correto deveria DEBORA DE SOUZA
    e eu escrevi DEBORADE SOUZA

    Será que existe algum problema? posso ser desclassificada?

    ResponderExcluir
  20. Prof° Jackie, eu não encontrei as instruções de como assinalar o gabarito, assim bonitinho como você explicou, apenas fala que deve pintar bem a bolinha, eu que não prestei atenção (se foi desconsidere o restante da pergunta), ou não vem escrito mesmo? isto está certo? não deveria explicar aos vestibulandos? ao menos é papel dos monitores explicar este tipo diferenciado de gabarito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie

      Veja com certeza, na primeira página estava as instruções necessárias que vc deveria seguir, e entre elas a do gabarito, mas me diga, vc fez tudo certinho? Espero que sim, um beijão! Obrigada pela visita e volte mais vezes.

      Excluir
  21. Ola,
    Na prova do enem na hora de escrever a data em um quadrado coloquei um número a mais por engano daí a fiscal disse q não era pra rasurar. Onde era pra ficar só 0 ficou 07 bem pequeno com o 7, daí ficou (07) (7) (0) (2), dá algum problema, às vezes isso deixa eu meio preocupado

    ResponderExcluir
  22. Me ajude...marquei todas as opções na prova corretas,porem na hora de passar para o cartão me confundi e marquei ao contrario,mais minha prova foi recolhida pelo concurso...tenho como recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito triste em lhe comunicar que seu caso não tem como resolver, Realmente vc não tem como recorrer!

      Ohhh peninha

      Excluir
  23. Ao apagar com borracha e saliva uma questão que percebi que foi marcada a alternativa incorreta, percebi que tinha apagado um pouquinho a alternativa C da questão acima (mesmo tomando todos os cuidados para q isso não acontecesse) que não era a minha resposta. Será q vou perder as duas questões ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um problema, vc só não resolveu seu caso, como causou outro dano, infelizmente não tenho boas notiicias para vc!

      Fica triste não, tá?

      Excluir
  24. Ola professora eu me dediquei muito na redação do enem e lendo questão por questão,so que na hora que terminei o tem tava tava quase aacabando então eu conseguir marcar só os três blocos do gabarito e falto um bloco e possível eu ser desclasificada


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amor é possivel vc não passar sim, mas não fique triste, 2015 tem mais!

      Excluir
  25. Professora, fiz um leve risco de caneta preta no código de barras do meu cartão resposta. Não foi muito grande, mas foi em uma barra branca. Corro risco de ser eliminada do concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, afinal como o risco foi leve o equipamento não deverá fazer a leitura, tranquilize-se!

      Excluir
  26. ola fiz uma prova de concurso publico e esqueci de assinar o meu nome no gabarito o meu gabarito vai ser anulado


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acredito que não, a falta de assisnatura a impedirá por exemplo de pedir recurso!

      Excluir
  27. Oii fiz uma prova pra supletivo na Paraíba, marquei X ao invés de pintar será que pode ser anulada? Obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pedido do preenchimento completo no gabarito é para que o leitos ótico não deixe de ler sua resposta, portanto vamos contar com a sorte!

      Excluir
  28. Oi Boa noite... fiz segunda faze de um concurso público ( prova psicologica) foram 3 etapas ... na 1 e 2 tenho certeza que assinei meu nome na folha de entrega... já na ultima avaliação não me lembro de ter assinado a folha de respostas... Caso esteja sem assinatura o que pode acontecer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que absolutamente nada, pq o fato de vc assinar seu gabarito é uma forma legal, porém se vc esquecer de assinar acredito que o impedirá por exemplo de pedir recurso!

      Excluir
    2. Ola Dalva, gostaria de saber o que aconteceu, se sua prova foi validada, pois cometi o mesmo erro, porem no enem. Obrigado desde já, abrç!!

      Excluir
    3. Lucas o que aconteceu ? Sua prova foi corrigida

      Excluir
  29. Ola professora recentemente fiz uma prova de concurso e fui testar minha caneta e vazou alguns pontinhos no gabarito nao no espaco das respostas fora dele corro o risco de ser eliminada???to tao preocupada os pontinhos forao bem leves ate da p confundir c lapis bjs obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito sinceramente que não haverá problema nenhum, por favor depois nos conte o que houve, gostaria de saber, mas com certeza fique calmo! ok

      Excluir
  30. Boa noite professora, fiz um pequeno risco em duas alternativas de duas questões de um concurso da banca IBFC, quando percebi q era a alternativa errada preenchi por completo as corretas. Algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, se realmente foi bem leve vamos torcer para o sensor ótico não fazer a leitura!

      Forte abraço

      Excluir
  31. Olá, ao preencher um gabarito dei um traço na alternativa c e cobri completamente a alternativa d, pode acontecer algo? A alternativa d é a correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pedido do preenchimento completo no gabarito é para que o leitor

      ótico não deixe de ler sua resposta, portanto vamos contar com a sorte!

      Excluir
  32. Comecei a preencher uma opção daí vi que era a errada, parei, não chegou a fazer a meia lua, ficou menos que isso ◑, bem menos. aí fui e preenchi a opção correta, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, acho que desta vc não escapa, mas vamos contar com a sorte, dpois nos conta!

      Excluir
    2. Conversei com 2 pessoas que fizeram a mesma coisa em outras situações e o leitor ótico só leu a opção totalmente preenchida. Mas não fiquei seguro... tem lógica porque dizem que o leitor só lê as opções preenchidas totalmente conforme a instrução. Vi um recurso em que um candidato preencheu com X mas a banca disse que o leitor não lê círculos com X ou preenchido pela metade, só lê os alvéolos preenchidos completamente. O que viria a ser então uma rasura?

      Excluir
    3. Oba, mas por favor comunique o que acontceu com vc

      Forte abraço

      Excluir
  33. Olá... Pintei as alternativas do meu gabarito com caneta tipo tinteiro, só depois que percebi que nas instruções estava escrito com canete esferografica... Será que tem algum problema na hora da maquina ler o gabarito?

    obrigada

    ResponderExcluir
  34. olá professora, não foi o enem, foi o exim da minha universidade. ocorreu que por descuido eu marquei na opção ausente lá no gabarito, no entanto eu assinei a lista de presença e assinei também no gabarito e ainda comuniquei a aplicadora do exame. será que perderei essa prova ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amor, então é uma avaliação interna da universidade? Humm pode ser que sejam mais flexiveis, mas que tudo isso lhe sirva de experiência, é muito importante muito cuidado no preenchimento de gabarito! Fico lhe devendo maiores esclarecimentos pois desconheço as regras estabelecidas nesta prova de sua universidade! Beijão

      Excluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. Obrigado professora, o problema foi solucionado e não perdi a prova, graças a Deus rsrs

    ResponderExcluir
  37. Olá professora, estava respondendo o gabarito de um concurso, e a ponta da caneta encostou em uma área fora da bolinha, bem a baixo da mesma, deixando um pequeno ponto entre uma questão e outra, tem a possibilidade de ser anulada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, não existe esta possibilidade, se realmente foi um pequeno borrão!

      Forte abraço

      Excluir
  38. Olá professora, na hora de passar o Gabarito a limpo, acabei cometendo um pequeno amassado na pontinha do gabarito, bem em cima, mas nada marcavel, não chegou nem a fazer uma dobra, nada foi um leve amassado, nada que um peso não arrume, corro riscos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem pense mais nisso, não haverá o menor problema!

      Forte abraço

      Excluir
  39. Olá, fiz uma prova e o quadrado no cartão de respostas era quase um retangulo, mas no modelo não estava pintado totalmente. A alternativa estava dentro de colchetes [a] e dentro do quadrado. Como no modelo não estava pintado totalmente, então cobri bem os colchetes e grande parte da área externa, mas não preenchi totalmente pintando. Será que serei desclassificada? Foi uma prova da ufsc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se entendi direito o que vc fez acredito não haver problemas! Forte abraço

      Ps: Por favor nos avise do resultado ok?

      Excluir
    2. Olá, deu tudo certo!!!!! Muitíssimo obrigada! !! Grande abraço! !!

      Excluir
    3. Obaaa \0/ fiquei muito feliz! Apareça sempre a casa, ops, o Blog é seu!

      Forte abraço

      Excluir
  40. Professora fiz um concurso há alguns dias atrás e por falta de atenção minha na parte de trás do cartão resposta, que por sinal era totalmente branco, eu fiz alguns cálculos de matemática, porém a parte da frente está toda perfeita, sem nenhuma risco ou rasura e nem amassado.

    Na hora eu fiquei nervoso, chamei a fiscal, ela mandou esperar e foi na coordenação, ela voltou e disse que não teria problemas, dizendo que daria problema se tivesse sido na parte da frente do cartão resposta.

    Professora o que acha dessa situação ? hehe

    To um pouco ansioso, pois a minha pontuação foi muito alta e tenho certeza que passei. Muito obrigado, cordialmente Davi Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi perdão estava viajando só retornei hoje, então realmente não haverá problema algum, mas isso vc já deve saber! rsrsrsrsr, forte abraço

      Excluir
  41. Bom dia fiz uma prova e estou muito preocupado, pois pediram para eu assinar atras do cartao resposta, queria saber si traz algum problema em relaçao a marcaçao do cartao? obrigado desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe este procedimento é considerado normal. Forte abraço

      Excluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. Olá, eu na hora de assinar o meu nome no gabarito, eu escrevi errado o nome "Christian", ai eu tentei consertar, será que corro risco de ser eliminado?

    ResponderExcluir
  44. olá professora, eu fiz uma prova da banca Vunesp, sem querer marquei um traço bem pequeno na questão errada depois pintei o quadradinho correto no gabarito. será q o leitor pode pegar esse traço e anular minha questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito dificil vc perder uma questão por isso, isso se o traço foi realmente pequeno, forte abraço

      Excluir
  45. Prof,recentemente fiz um vest, e sem querer dei um traço na folha de redação, na parte branca, ao lado da margem. Isso pode ser considerado identificação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus, por gentileza vc poderia refazer sua pergunta, não entendi sua dúvida, porém não há problema em uma pequena rasura na folha de redação.

      Excluir
  46. Gostaria de saber se no gabarito ficar uma mínima borda em branco no campo de preenchimento, há a possibilidade do leitor óptico não lê.

    ResponderExcluir
  47. Gostaria de saber se no gabarito ficar uma mínima borda em branco no campo de preenchimento, há a possibilidade do leitor óptico não lê?

    ResponderExcluir
  48. prof, na hora de preencher o gabarito, estava muito apressado então devo ter pintado apenas 50 por cento de cada bolinha, será que vou perder as questões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero sinceramente que não, eles solicitam o preenchimento total para evitar problemas na leitura do mesmo, depois nos conte o que aconteceu por gentileza Rodrigo.

      Excluir
  49. Fiz um concurso domingo.Mas no preenchimento do gabarito, em todas as extremidades dos espaços de preenchimento, ficaram mínimos espaços em branco. Pode haver problemas na leitura?

    ResponderExcluir
  50. Se eu errei na hora de marcar o gabarito e passei branquinho por cima a questão vai ser, com certeza, anulada? Marquei a alternativa correta em seguida com caneta azul

    ResponderExcluir
  51. Olá Professora, caso eu tenha esquecido de assinar o cartão resposta, mas tenha transcrito uma frase, assinado na entrada e na ata dos três últimos, terei problemas?

    ResponderExcluir
  52. Oi, professora e pessoal, eu preencho os gabaritos de bolinhas sempre faltando um pouquinho nas bordas, eu tenho medo de pintar toda a bolinha e acabar errando nas bordas, eu fiz isso no vestibular da Acafe, pintei as bolinhas não completamente, pois na folha tinha um exemplo de como pintar e no exemplo a bolinha não estava completa, mas no vestibular da UEM que fiz essa semana eu fiz do mesmo modo, pintei não completamente as bolinhas para não sair das bordas, e um colega meu disse que talvez isso seria um problema para a UEM, será que tem problema mesmo? Pois até onde eu sei pode deixar um espacinho pequenino até as bordas, o que não pode é sair das bordas ou fazer riscos e x ou pintar só metade das bolinhas. Será que no Enem eu posso pintar não completamente as bolinhas? Pois as regras não falam nada de deixar sobrando uns pedacinhos em branco dentro das bolinhas, as regras só falam sobre marcação fora da bolinha ou riscos e x e tal. Acho que não tem problema né?

    ResponderExcluir
  53. Olá! Ouvi uma menina contar que marcou poucas questões no cartão- resposta (por conta do tempo) e tirou uma nota boa na prova do Enem. Será que as questões não marcadas podem ser desconsideradas nessa prova? Ou, qual será a razão disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranha história, ou ela acertou as que assinalou, ou esta contando vantagens! rsrsrs

      Excluir
  54. Olá Professora, fiz uma prova de um concurso recentemente. E na hora do preenchimento no cartão resposta fiz um risco não muito forte. Digamos que o risco ficou leve mas ficou entre a letra do quadradinho e a caixinha da alternativa. E marquei forte a alternativa correta. Corro o risco de ser desclassificado...??

    ResponderExcluir
  55. Boa noite!No gabarito do ENEM, na parte que é pra escrever a data de nascimento, ao invés de colocar os dois dígitos, separados, coloquei juntos no mesmo espaço, depois rasurei um pouco mais forte e coloquei separado.Posso ter algum problema com a correção?Desde já, grato!

    ResponderExcluir
  56. No gabarito do enem não deu tempo de marcar todas as bolinhas, faltou umas 10 questões. O que acontece nesse caso? Eu perco toda a prova?

    ResponderExcluir
  57. No gabarito do enem não deu tempo de marcar todas as bolinhas, faltou umas 10 questões. O que acontece nesse caso? Eu perco toda a prova?

    ResponderExcluir
  58. Oi, meu nome leva acento agudo e um dos sobrenomes tem Ç, mas no cartão resposta sempre vem sem, não sei porque. Quando eu tiver que escrever o nome completo no mesmo, terei que colocar acento ou não?

    ResponderExcluir
  59. Prof.. risquei sem querer o numero da minha inscrição no gabarito do enem, isso pode me prejudicar na hora da correção? obg desde já!

    ResponderExcluir
  60. Prof. eu fiz o enem e acabei deixando a primeira questão do gabarito para marcar por ultimo e acabei esquecendo, eu perderei a questão ou toda a prova?

    ResponderExcluir
  61. Meu gabarito do enem será anulado pq eu preenchi meu nome dessa forma JOAO*PEDRO*BENFICA

    ResponderExcluir
  62. Professora, no primeiro dia do enem estava imensamente nervoso e não me lembro de ter assinado meu nome, não me lembro nem de ter visto um campo para isso, porem escrevi todas as outras informações requisitadas, minha prova pode não ser corrigida?????

    ResponderExcluir
  63. Professora, no primeiro dia do enem estava imensamente nervoso e não me lembro de ter assinado meu nome, não me lembro nem de ter visto um campo para isso, porem escrevi todas as outras informações requisitadas, minha prova pode não ser corrigida?????

    ResponderExcluir
  64. Olá, profesora.
    Fiz o enem e, sem querer, acabei fazendo um pequeno risco na lateral da folha do cartão-resposta, fora do campo de preenchimento. Há risco de eliminação?

    ResponderExcluir
  65. Bom dia professora, ontem no enem, por um descuido marquei duas alternativas numa mesma questão no gabarito, sendo que, a certa eu preenchi totalmente e a errada só foi preenchi a letra, corro o risco da minha questão ser anulada? Bjs.

    ResponderExcluir
  66. Bom dia professora, ontem no enem, por um descuido marquei duas alternativas numa mesma questão no gabarito, sendo que, a certa eu preenchi totalmente e a errada só foi preenchi a letra, corro o risco da minha questão ser anulada? Bjs.

    ResponderExcluir
  67. Olá tenho uma duvida urgente!!!! Passei corretivo em uma questão do enem isto anula somente a questão ou a prova inteira?SOCORRO

    ResponderExcluir
  68. Oi, deixei algumas questões do meu gabarito em branco afeta na leitura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, será considerado errado as questões não preenchidas apenas!

      Excluir
  69. Olá professora. No enem acabei marcando muito forte uma alternativa e fez um pequeno corte dentro do espaço da letra correspondente. Porém nao chegou a furar a folha. Você acha que isso pode cancelar a prova ?

    ResponderExcluir
  70. Olá Professora
    meu rg está com um digito a mais na inscricao...será que não consigo realizar o concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve solicitar urgentemente correção do seu Rg, pois poderá ter problemas futuro!

      Excluir
  71. olá professora meu numero do rg está com digito a mais está incorreto...eu não vou poder realizar o concurso?

    ResponderExcluir
  72. Hoje fiz o vestibular da UNIP só que deu tempo apenas de marcar o cartão magnético. O meu cartão de gabarito e o cartão que fica com os professores não foram marcados. Corre algum risco de eu ser desclassificado? Eu posso reivindicar alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa desconheço como funciona esta instituição, mas recomendo que você entre em contato com eles!

      Excluir
  73. oiiie, na hora de assinar um cartão resposta de um concurso eu assinei faltando o ''De'' em vez de assinar Vanessa de Moraes, eu assinei Vanessa Moraes. Eu posso perder o concurso só por isso?

    ResponderExcluir
  74. Olá, boa tarde!
    Preenchi corretamente os alvéolos do cartão-resposta com caneta preta, no entanto, ao entregar a prova observei que, provavelmente por ter pintado forte os alvéolos, a prova teve um pequeno borrão (deve ter pegado três questões, porém é relativamente leve). Perguntei ao fiscal se isso seria identificado no leitor ótico, o mesmo me informou que não sabia responder, mas que relataria o fato na ata, pois qualquer incidente deve constar na mesma.
    A minha dúvida é: Será que o leitor visualizará o borrão anulando as questões respectivas? O fato de o ocorrido estar relatado em ata ajuda de alguma coisa?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho dificil que suas questões sejam comprometidos por causa deste pequeno borrão, tranquilize-se por favor!

      Excluir
  75. Olá, boa tarde!
    Preenchi corretamente os alvéolos do cartão-resposta com caneta preta, no entanto, ao entregar a prova observei que, provavelmente por ter pintado forte os alvéolos, a prova teve um pequeno borrão (deve ter pegado três questões, porém é relativamente leve). Perguntei ao fiscal se isso seria identificado no leitor ótico, o mesmo me informou que não sabia responder, mas que relataria o fato na ata, pois qualquer incidente deve constar na mesma.
    A minha dúvida é: Será que o leitor visualizará o borrão anulando as questões respectivas? O fato de o ocorrido estar relatado em ata ajuda de alguma coisa?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  76. Ao longo do preenchimento do gabarito do ENEM, minha mão foi manchando devido à tinta das marcações, isso fez com que algumas partes do gabarito fossem levemente manchadas. Isso compromete a sua leitura?

    ResponderExcluir
  77. Fiz um concurso público assinei meu nome duas vezes no gabarito como pedido mas esqueci de marca o tipo de prova. Será que posso ser eliminado, detalhe as quatro provas eram os mesmos gabarito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, desconheço este tipo de procedimento, mas vou ficar torcendo por você!

      Excluir
  78. Olá, participei de um concurso público aonde no gabarito pedia pra assinar duas vezes assim eu fiz,mas esqueci de marcar o tipo da prova então corro o risco de ser eliminado? porém todos os quatros gabaritos eram idênticos.

    ResponderExcluir
  79. Quando me derem uma resposta enviem ao meu e-mail: eng.soares2015@gmail.com;

    ResponderExcluir
  80. Uma professora de química do curso Preparatório Vestibular da UPE(PREVUPE) me disse que, se por acaso, na hora do preenchimento do cartão-resposta eu marcar a questão errada e souber a certa, para eu não perder ponto, eu poderia pintar as bolhinhas das 4 questões erradas e deixar sem pintar (deixar em branco) a questão certa. Eu achei estranho porque nos enunciados de múltipla-escolha do ENEM vem pedindo para pintar uma só alternativa. ela disse a leitora óptica vai entender há 4 bolhinhas diferentes e que vai computar a única diferente (não pintada que é a alternativa correta) A senhora acha que isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente? Eu não arriscaria, me parece ser uma teoria de conspiração, rsrsrs

      Excluir
  81. Agradeço pelo post! Me ajudou muito!
    Abs =D

    ResponderExcluir
  82. Prof, fiz a prova de Escrevente da VUNESP, ao passar pro gabarito, teve duas questões que a caneta deu uma escorregadinha pra cima do quadradinho, não ficou entre duas alternativas nem nada, só pra cima do quadradinho mesmo, será que tem algum problema??

    ResponderExcluir
  83. Fiz uma seleção e na capa da prova tinha as instruções para o preenchimento do gabarito cuja deveria marcar a letra correspondente a resposta certa com um X... porém na hora de preencher acabei pintando o quadradinho correspondente a letra que indicava a resposta que considerei certa... como não havia lembretes sobre o preenchimento do gabarito na folha de resposta, apenas um espaço pra colocar meu nome e CPF... será que posso entrar com recurso?

    ResponderExcluir
  84. Fiz um concurso domingo pra agente penitenciário, fiz uma pontuação ótima, mas acho que que acabei esquecendo de marcar o número da minha prova no cartão de respostas, estou muito mal, será que a banca usa outros métodos pra corrigir a prova caso o aluno esqueça desse pequeno detalhe? Porém coloquei minhas digitais e assinei, tem como entrar com recurso? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não haverá problemas, pq tem outros meio de identificar sua prova!

      Excluir
  85. Fiz um concurso domingo pra agente penitenciário, fiz uma pontuação ótima, mas acho que que acabei esquecendo de marcar o número da minha prova no cartão de respostas, estou muito mal, será que a banca usa outros métodos pra corrigir a prova caso o aluno esqueça desse pequeno detalhe? Porém coloquei minhas digitais e assinei, posso entrar com recurso?

    ResponderExcluir
  86. Olá professora, na minha assinatura do gabarito, coloquei um "de" a mais, será que é irrelevante? (Prova IFMG)

    ResponderExcluir
  87. Boa noite. Ao fazer minha prova da OAB, fiz um pequeno círculo e de forma fraca dentro de uma alternativa de forma equivocada, após isso pintei todo o círculo da forma correta da alternativa que eu achava ser a certa. Será que o leitor irá ler esse pequeno círculo e acabar sendo considerarem uma rasura? Você sabe também se a FGV tem o setor de crítica, que é quando o leitor encontra algum erro, por sujeira na folha ou na própria leitora e é encaminhado para alguém fazer a análise manualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafhael se foi como vc disse, não acredito que venha a perder a questão. Quanto a FGV com certeza tem algo deste tipo, por favor entre em contato com eles.

      Um abraço

      Excluir
    2. Rafhael, qual foi o desfecho do seu caso?
      Fiz prova do exame da ordem hoje e aconteceu parecido comigo. Teve uma questão no caderno de respostas que eu circulei a bolinha, e antes de preenche-lá eu me dei conta que era a assertiva errada. Mas preenchi de forma correta outra bolinha, que era o gabarito da questão.

      Tenho risco de ter essa questão anulada?

      Excluir
  88. Olá, boa tarde. Tenho uma dúvida se uma questão que preenchi no Enem vai ser anulada. Eu fiz um pequeno traço em uma alternativa e logo em seguida preenchi completamente outra alternativa. Será que o leitor digital vai percebe essa rasura?

    ResponderExcluir
  89. Olá boa noite ! Estava fazendo uma prova e ela era em quadradinhos o gabarito , porém bem rente ao contorno de um desses quadradinhos fiz um risco horizontal que somente pegou uma borda da alternativa , será que a questão será anulada ?

    ResponderExcluir
  90. Professora fiz uma prova o gabarito veio com meu nome, número de inscrição e assinei meu nome na frente, mas a prova pedia para assinar no verso e não assinei. Vou ser desclassificado

    ResponderExcluir
  91. Professora, em uma prova de residência, em uma questão, fui começar a marcar o gabarito e comecei a pintar um círculo, no meio, não chegou a preencher nem metade do círculo, diria 1/5 só. Nessa hora percebi que estava marcando errado e marquei a certa corretamente, pintando inteira. Ficou uma pintada corretamente e essa que falei com um pequeno círculo. Posso considerar a questão perdida ou há esperança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que peninha, com certeza você perdeu a questão, lamento muito!

      Excluir
  92. Professora, prestei um concurso no qual preenchi meu nome nos campos indicados, número do RG, mas esqueci da assinatura na folha do gabarito.
    Será que corro o risco de ser desclassificada?

    ResponderExcluir
  93. Professora fiz uma prova psicologica onde se colocava números de 1 a 7 no cartão resposta. Eram 100 perguntas e na última fileira eu rasurei pois coloquei um número em cima do outro no mesmo quadrado. Eu posso ser desclassificada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi desclassificada Não, mas perderá a questão com certeza!

      Forte abraço

      Excluir
  94. Professora, fiz a prova da OAB e em uma das questões eu apenas encostei a caneta numa alternativa errada. Acabou fazendo um ponto bem pequeno. Posteriormente preenchi a certa. Será que perco a questão?? Grata.

    ResponderExcluir
  95. boa noite fiz a prova da banca vunesp acabei nao preenchendo o caderno de questoes somente o cartão resposta corro risco de ser eliminado

    ResponderExcluir