quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Aulão Para UFSC - Geografia e Atualidades - Profª Jackie


  
                                   Aulão de Geografia

1.( ) O México foi inserido nesse bloco simplesmente porque possui um enorme mercado consumidor, é detentor de uma grande jazida de petróleo, recurso indispensável para Estados Unidos e Canadá, além de ser fornecedor de mão de obra barata.
2. ( ) A maioria dos países da América Latina interpreta a criação da Alca como uma manobra dos Estados Unidos para a expansão de suas empresas transnacionais pelo continente.
—3. ( ) ONU - Organização das Nações Unidas - Foi criada pelos países vencedores da 2ª Guerra Mundial e tem como principal objetivo manter a paz e a segurança internacionais.
–4. ( ) A partir de 1º de janeiro de 2012, a vaga brasileira de membro rotativo foi ocupada pela Guatemala, o novo representante latino-americano na casa.
–5. ( ) São Metrópoles Nacionais:brasileiras: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro
6. ( ). Macrocefalia Urbana: É o crescimento acelerado dos centros urbanos, é o inchaço urbano, provocando todas as mazelas sociais, ambientais e econômicas existente numa área de excesso populacional.
7. ( )"A safrinha do milho se tornou ‘safrão’. Foi surpreendente e, sem dúvida, contribuiu de forma decisiva para que elevassem os números da maior produção de grãos do Brasil”,
8. ( ) Segundo IBGE, quase 85% das propriedades são de agricultura FAMILIAR PEQUENAS PROPRIEDADES, mas essas ocupam apenas 24% da área usada no país. Mesmo assim, somos um país latifundiário.
09. ( ) "Pirâmide etária" a que tanto o IBGE se refere, é um gráfico que mostra a população brasileira dividida em faixas etárias específicas (jovens, adultos e idosos), a nossa atual pirâmide tem baixa tn, aumento na expectativa de vida, e aumentou o numero de alunos.
10. ( ) "Pirâmide etária" a que tanto o IBGE se refere, é um gráfico que mostra a população brasileira dividida em faixas etárias específicas (jovens, adultos e idosos), como esta abaixo apresentada


11. ( ) A pirâmide etária brasileira, tem por característica ser uma pirâmide em transição de jovens para adultos. Ou seja aumentou nossa taxa de natalidade e o número de velhos e adultos esta quase igual

12. ( ) Na parte norte do Brasil a densidade demográfica é bem maior pois ocorre o que os demógrafos chamam de vazios demográficos ou áreas anecúmenas
—13. ( ) A Bacia do Paraguai drena a região do Pantanal, muito distante de áreas litorâneas.
—14. ( ) O choque das massas de ar, mTa e mPa, provocam em Santa Catarina,Chuvas Frontais ou seja chove de um a três dias, limpa o tempo e define a temperatura
—15.( ) Importante polo exportador e consumidor, o estado é um dos responsáveis 4% do produto interno bruto (PIB)do país . Os principais mercados de destino dos produtos catarinenses em 2012 foram Estados Unidos, Japão, Argentina e Holanda.
—16. ( ) Brasil Foods ( Fusão Sadia e Perdigão), a maior empresa de alimentos do Brasil, é catarinense,
—17. ( ) Produtores de aves e suínos de Santa Catarina têm enfrentado dificuldades para alimentar seus animais e tomado atitudes drásticas contra a falta de ração motivada pela disparada do preço do milho e do farelo de soja.
—18.( ) Aqüífero Alter do Chão ,com 86 mil km³, teoricamente ocuparia uma pequena área em extensão, mas um grande volume, reservando aproximadamente 85 mil km³ de água contra apenas 45 mil km³ do aquífero Guarani.
—19.( ) O famoso mundialmente Cacique Raoni pede o fim de em defesa da Amazônia, pediu na conferência Rio+20, que os governos deixem os índios em paz.O caiapó afirmou que é contra a construção da usina Belo Monte, na floresta amazônica.
20. ( ) A Rio+20 é uma reunião da ONU com quase todos os países do mundo (mais de 190) para discutir como o mundo poderá crescer economicamente.Para isso, são necessários novos meios que evitem as crises financeira e de empregos pela qual passamos atualmente.


Mapa para analise no aulão

     
           Aulão de ATUALIDADES    


—01. ( ) Dono de um sistema eleitoral indireto, os EUA escolhem o chefe de estado e governo por meio do voto de 538 delegados, divididos entre os 50 estados que o compõem.
—02. ( ) Estatísticas mostram que uma em cada dez crianças em todo o mundo é obesa e no Brasil a doença também representa um sério problema de saúde pública, já que cerca de 7% da população infanto-juvenil tem problemas com a balança.
—03. ( ) Morrem Chicos Mendes...morrem Dorothis Stangs..morrem os índios e governos se sucedem sempre não tomando as medidas necessárias.
—04. ( ) A região do Contestado se caracteriza até hoje como um enorme bolsão de latifúndios em Santa Catarina, o que não é diferente na parte que coube ao Paraná depois da “partilha” do território, no acordo de 1916, que “colocou fim” numa guerra genocida de uma população tida como pobre – a Guerra do Contestado.
—05. ( ) A fábrica da BMW em Araquari, no Norte de SC, será:
A primeira fábrica brasileira da marca
Receberá, inicialmente, investimento de 200 milhões de euros
E deve gerar 1 mil empregos diretos
E produção inicial de 30 mil carros por ano.
—06. ( ) Atualmente não há nenhum país da América Central ou do Sul com visto livre para entrar nos EUA. O Brasil será o primeiro país da região a ser dispensado da autorização.
—07. ( ) Em Florianópolis (capital do Estado de Santa Catarina), já foi instalado o primeiro orelhão com sinal Wi-Fi do Brasil. O aparelho distribui o sinal de internet de maneira gratuita para quem quiser acessar sites em domínios “.jus” e “.gov”.
—08. ( ) A União de Nações Sul-Americanas - UNASUL é inspirada na UE e é formada por 12 doze países da América do Sul.
09. ( ) O acidente nuclear na usina de Fukushima, reacendeu a discussão sobre o assunto. A Alemanha fechou metade de suas Usinas e pretende aposentar mais nove reatores até 2022. O Brasil, prevê a construção de quatro novas usinas até 2030, além de Angra 1 e 2, que já operam, e Angra 3, que deve ser inaugurada em 2015.
—10.( ) A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país.
—11.( ) Demóstenes é o segundo senador cassado da história do país o primeiro., em 2000, foi o senador Luiz Estevão
12.( ) Depois de uma semana do Estado de Santa Catarina ter sido alvo de uma onda de violência, uma das linhas de investigação da Polícia apurar se os atos criminosos foram uma represália a supostos maus-tratos contra detentos.
—13. ( ) Causas da crise da UE - Endividamento público elevado, principalmente de países como a Grécia, Portugal, Espanha, e Alemanha, aumento dos impostos e Descontentamento popular com medidas de redução de gastos adotadas pelos países como forma de conter a crise;
14. ( ) O diário de Malala, foi publicado na internet, sob um pseudônimo, e atraiu olhares de todo o mundo. Nele, a jovem descreveu as dificuldades para estudar depois que o talibã fechou todas as escolas para meninas. Hoje com 14 ANOS É CONSIDERADA UMA INIMIGA DO ISLÃ.
15. ( ) Nosso Estado apresenta uma "qualidade de vida" de dar inveja até mesmo a cidadãos de países de primeiro mundo. O problema é que está existindo muito alarde sobre isso. E essa propaganda toda vai trazer muito mais gente para aqui viver. Gente "do bem" e "do mau"
—16. ( ) A Catalunha é um dos motores econômicos de Espanha, mas muitos catalães querem pagar menos impostos ao Estado espanhol. O movimento nacionalista espanhol ganha terreno com o aumento da crise que a Espanha vem sofrendo,
—17. ( ) São cinco ilhotas desabitadas e três pequenos rochedos, disputados entre chineses e japoneses. Mas também Taiwan reclama a soberania das ilhas Senkaku .
—18. ( ). Na Rio +20. Foram escolhidos dois temas centrais: a economia verde, com um novo modelo de produção que degrade menos o meio ambiente, e a governança internacional, que indicará estruturas para alcançar este futuro desejado
—19.( ) Reduzir, Reutilizar e Reciclar - 3 Rs da Sustentabilidade, são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável
20. ( ) O Executivo (Dilma) decidiu excluir a possibilidade de plantio de frutíferas na recomposição de APPs. Para regularização dessas áreas será permitida a regeneração natural ou o plantio de espécies nativas.

             Presente de Natal que desejo à você :


                                                     Forte abraço, Profª Jackie






3 comentários:

  1. Olá Multiplicadora Jackie, boa tarde! Seu blog é destaque do "Top Caneta de Ouro". Parabéns.
    Educadora, você já conhece nossos novos parceiros?

    Estamos convidando você a:
    - Conhecer os novos blogs divulgados;
    - Saber quem são os multiplicadores do mês;
    - Retribuir comentário em sua postagem (caso tenha), (encontre seu blog de forma fácil através de página ‘índice’);
    - Deixar um comentário para outro blogueiro e ele o retribuirá;
    - Aproveitar a visita e fazer novas parcerias/seguidores;
    _ E Também saber as novidades.

    http://www.marquecomx.com.br/
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    O projeto crescerá com a união e a divulgação de todos nós. Mais uma vez, obrigado pela parceira e amizade.
    Excelente semana, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Jackie. Essa semana tirarei um tempo para ler com mais atenção. Que bacana essa ideia!

    Minhas saudações!
    (=

    ResponderExcluir