sábado, 16 de março de 2013

Você sabe a diferença: Estado Laico, Teocrático e Ateu?



Estado secular ou estado laico 
É um conceito onde o Estado é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião. Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmente, independente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião. O Estado Laico deve garantir e proteger a liberdade religiosa e filosófica de cada cidadão, evitando que alguma religião exerça controle ou interfira em questões políticas. 
O caso brasileiro 

O Brasil é um país com Estado laico, pois em nossa Constituição há um artigo que garante liberdade de culto religioso. Há também, em nosso país, a separação entre Estado e Igreja.


Estado teocrático ou Teocracia 
É o contrário de um estado secular, ou seja, é um estado onde há uma única religião oficial,  Nos países que não são laicos (teocráticos), a religião exerce o seu controle político na definição das ações governativas. Nos países teocráticos, o sistema de governo está sujeito a uma religião oficial. Alguns exemplos de nações teocráticas são: Vaticano (Igreja Católica), Irã (República Islâmica) e Israel (Estado Judeu)..

Estado Ateu
Como era a extinta União soviética -  quando um Estado se opõe a qualquer prática de natureza religiosa. Entretanto, apesar de não ser um Estado ateu, o Estado Laico deve respeitar também o direito à descrença religiosa.


  Estados laicos
  Estados não-laicos
  Ambíguo ou sem dados

Vou postar aqui, uma fonte para quem questiona o Brasil como uma país Laico:

http://jus.com.br/revista/texto/8519/brasil-estado-laico-e-a-inconstitucionalidade-da-existencia-de-simbolos-religiosos-em-predios-publicos

5 comentários:

  1. O Brasil é um país com Estado laico? Não parece.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adenower, obrigada, o outro comentário, não se preocupe as vezes tbém me pgo pensando nisso, rsrsrsr, mas oficialmente somos, ok meu bem?

    ResponderExcluir
  3. Não existem hoje Estados ateus? e quero reforçar o comentário, "Muito bom..." parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Tenho grande dificuldade em aplicar o conceito de Nação ao Vaticano, muito embora constitua um Estado distinto e independente.

    ResponderExcluir