terça-feira, 5 de março de 2013

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.


         Currículo no contexto escolar

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. . Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)

                                

O currículo é uma parte importante da organização escolar e faz parte do projeto-político-pedagógico - PPP , de cada escola.

      O currículo não diz respeito apenas a uma relação de                       conteúdos, mas envolve também com:                     
       
Questões de poder
Relações professor/aluno
Relações administrador/professor
Em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela
Questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos

O currículo não é estático, pelo contrário, ele foi e continua sendo construído. A reflexão sobre isso é importante, porque, ampliam a compreensão sobre as questões curriculares”.

A organização do currículo deve procurar viabilizar uma maior interdisciplinaridade, contextualização e transdisciplinaridade; assegurando a livre comunicação entre todas as áreas.

Citando diversos autores com teorias curriculares 
                                    distintas:


 Teoria técnica do curriculum expressa 

curriculum como um plano estruturado de aprendizagem centrado nos conteúdos ou nos alunos ou ainda nos objetivos previamente formulados, com vista a um dado resultado ou produto . De acordo com a primeira perspectiva, o curriculum centra-se nos conteúdos como produtos do saber culto e elaborado sob a formalização de diferentes disciplinas. 

Mas o curriculum pode também expressar-se, de acordo com as concepções de curriculum propostas por Gimeno Sacristán (1991), através das experiências e dos interesses dos alunos, sendo entendido como um meio de promoção da sua autorrealização. 

E, por último, o curriculum pode ser entendido como um plano de orientação tecnológica que se prende com aquilo que deve ser ensinado e como deve ser, em ordem a um máximo de eficiência. Neste sentido, o professor é um mero "operário curricular" que tem a tarefa de executar um plano.

Escola é... 

Sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! 
A escola que consegue elaborar e executar, num trabalho cooperativo, seu projeto político-pedagógico dá mostras de maturidade de sua equipe, de bom desenvolvimento profissional de seus professores, da capacidade de liderança da direção e de envolvimento de toda comunidade escolar.
 Ora, é lógico... Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz. (Paulo Freire)


A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico - PPP

A elaboração de um projeto político-pedagógico, torna-se de extrema importância para a instituição escolar:  

a) considerando-se que deve envolver toda a sua comunidade – interna e externa. Nesse sentido, entende-se que o projeto faz parte de uma construção coletiva 

b) deve buscar consolidar os ideais de uma escola democrática, inclusiva e abrangente.


c) O projeto político-pedagógico é um processo de discussão e reflexão permanente da escola – lugar de concepção, realização e avaliação.


Existindo projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácil

a) planejar o ano letivo ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular
b) aprimorar expedientes avaliativos, demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente.
c) É possível lançar desafios estratégicos como: diminuir a repetência, introduzir índices crescentes de melhoria qualitativa, experimentar didáticas alternativas, atingir posição de excelência 

"Meu único desejo, meu tema musical, meu diamante é a educação".
                          Rubem Alves (escola da ponte)


Referência Bibliográfica:
http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/curriculo-no-contexto-escolar.htm
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0340.html
Exemplo de um Projeto Político-Pedagógico: http://www.ca.ufsc.br/files/2012/04/PPP-revisado-CA.pdf

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