segunda-feira, 4 de março de 2013

Quadro resumo das Tendências Pedagógicas, à quem interessa possa!【ツ】


Nome da Tendência Pedagógica
Papel da Escola
Conteúdos
Métodos
Professor
x
aluno
Aprendizagem
Manifestações
Pedagogia
Liberal
Tradicional.
Preparação intelectual e moral dos alunos 
 valores sociais acumulados  e repassados aos alunos como verdades absolutas.
Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos.
Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno.
é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade.
Nas escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas.
Tendência
Liberal Renovadora Progressiva.
A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.
Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas.
Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança.
É baseada na motivação e na estimulação 
Montessori Decroly
Dewey
Piaget
Lauro de oliveira Lima
 Tendência
Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova)
Formação de atitudes.
Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos.
Método baseado na facilitação da aprendizagem.
Educação centralizada no aluno e é quem garantirá um relacionamento de respeito.
Aprender é modificar as percepções da realidade.
Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill.
Tendência
Liberal
Tecnicista.
É modeladora do comportamento através de técnicas específicas.
São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica.
Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações.
 o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.
Aprendizagem baseada no desempenho.
Leis 5.540/68
e
5.692/71.
  Tendência Progressista Libertadora
visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em busca da transformação 
Temas geradores.
Grupos de discussão.
A relação é de igual para igual, 
Resolução da situação problema.
Paulo Freire.
Tendência Progressista Libertária.
Transformação  num sentido libertário e autogestionário.
As matérias são colocadas mas não exigidas.
Vivência grupal na forma de auto-gestão.
 o professor é orientador e os alunos livres.
Aprendiagem informal, via grupo.
C. Freinet
Miguel Gonzales
Arroyo.
Tendência Progressista "crítico social
dos conteúdos ou "histórico-crítica"
Difusão dos conteúdos.
Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.
parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado.
Papel do aluno como participador e do professor como mediador

Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.
Makarenko
B. Charlot
Suchodoski
Manacorda
G. Snyders
Demerval Saviani.


Extraído do Site do Professor (http://www.aol.com.br/professor/)





3 comentários: