quarta-feira, 20 de março de 2013

Fanatismo. Tudo em excesso não faz bem...FATO!


É o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. De um modo geral, o fanático é levando à adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista. 

Fanatismo Religioso: Pode-se definir o fanatismo como uma crença exagerada, uma adesão cega a uma visão de mundo ou doutrina, de tal modo que o fanático identifica sua crença com a verdade absoluta. E se sente o dono da verdade. Pior, considera seu inimigo todos aqueles que não compartilham da sua fé.

Segue abaixo alguns exemplos de fanatismo religioso:
a) Durante os século 16 e 17, a Europa tornou-se o palco de diversas guerras entre católicos e protestante, alguns perpetuados até os dias atuais, como por exemplo o conflito entre Ingleses e Irlandeses.
b) Seria impossível falar em extremismo religioso sem nos lembrarmos das cruzadas e mesmo da impiedosa inquisição feito sob mando da igreja católica, não é verdade?
c) Dentre as muitas ameaças que pairam sobre a atual civilização, destaca-se o terrorismo internacional, muitos seguidores de uma possível e desejada "Guerra Santa". 
d) Beslan (Rússia),  quando assassinaram covardemente crianças indefesas. O colégio foi tomado por militantes muçculmanos chechenos armados em 2004.
e) Quando Hitler discursou que "as lágrimas da guerra preparariam as colheitas do mundo futuro", ele na verdade se autoproglamava ser messiânico, um novo salvador, respons´vel pela limpeza étnica, faz sentido né?
f) E  Bush, na sua ânsia de guerra contra o ditador S. Hussein, não estaria delirando no mesma linha ? Afinal não é sem sentido que os EUA, tem sido um solo fértil de seitas cristãs fanáticas, acredite.
g) O movimento da Jihad islâmica contra os "infiéis do ocidente",  sacrificando inocentes dos dois lados. 
h) Quem lembra a morte do brasileiro Sérgio Vieira de Mello? Alto Comissariado da ONU , que morreu ao defender a democracia no Iraque no meio de tantos teocráticos? 
i) As intermináveis brigas entre xiitas e sunitas? 
j) A guerra de Israel e Palestina?
g) A perseguição aos cristãos na Índia e na Indonésia ?
Enfim teríamos muitos outros para servir como exemplo, mas uma coisa é certa, ninguém pode considerar-se imune à  feroz e traiçoeira crueldade do fanatismo. Os métodos de extermínio podem variar com o tempo, a ideologia político-religiosa pode variar, mas o espírito é e sempre será o mesmo. O da razão absoluta!

Os fanáticos religiosos sempre se consideraram o açoite nas mãos de Deus para punir os “hereges”, os “infiéis”. São os moralistas e fundamentalistas das grandes religiões. 


 De acordo com Diego Omar, professor de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e membro do Núcleo de Estudos da Religião da instituição, os fundamentalistas são pessoas que se opõem a qualquer mudança na tradição religiosa da qual são seguidoras. “O fundamentalismo se espalha em qualquer sociedade ou religião. Existem fundamentalistas católicos, neopetencostais, islâmicos e muitos outros”, afirma.
“Existe um fundamentalismo disseminado na cultura que força uma cristalização de movimentos religiosos, que nem sempre resultam em violência física. Ele pode, por exemplo, rejeitar a diversidade. As próprias seitas Neopetencostais ou a Renovação Carismática são bastante tradicionalistas, com posturas conservadoras e restritivas nos costumes, mas que não chegam à violência”,


Constatação:Todo Fanático é um intolerante

O fanatismo é a intolerância extrema para com os diferentes. Um fanático é incapaz de diálogo e respeito para com outro contrário ao seu pensamento. Um fanático não quer coexistir, ele se basta! Por isso se diz

Há em cada fanático um fascista camuflado, pronto para emergir em atos de exclusão, eliminação e de muita covardia sempre!

Forte abraço, Profª Jackie


2 comentários:

  1. Oi Jackie!

    Você que faz o mundo blogueiro mais criativo, interativo, amigo e receptivo receba o meu abraço de parabéns neste dia especial dedicado a ti.
    Tem um mimo especial pra você. http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2013/03/parabens-pra-nos.html
    Beijos da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, lindo muito obrigada pelo presente, adorei! Mil beijinhosss

    ResponderExcluir