sábado, 23 de junho de 2012

Guerra das Malvinas - 30 anos depois - A Revanche!


Guerra das Malvinas: como a guerra pode aparecer no Enem e nos vestibulares
A Guerra das Malvinas, ocorrida há 30 anos, é apontada por professores como um dos temas que podem cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares 2012/ 2013. Confira no quadro abaixo o contexto do assunto, como ele pode ser abordado e outros temas relacionados.
As ilhas Malvinas estão localizadas a cerca de 500 quilômetros do litoral argentino. O território tem cerca de 12.000 quilômetros quadrados e apenas 3.000 habitantes. Desde 1883, os arquipélagos são ocupados e administrados pela Grã-Bretanha. Em 2 de abril de 1982, a Argentina invadiu as ilhas sob a alegação de que elas são uma extensão do seu território continental. Imediatamente, Margaret Thatcher, premiê britânica, enviou tropas às ilhas.
O conflito durou 74 dias, terminou com a rendição dos argentinos e um saldo de 258 britânicos e 649 argentinos mortos. Apesar do fim do conflito armado, as relações diplomáticas entre os dois países só foram restabelecidas em 1990.
Recentemente, a presidente argentina, Cristina Kirchner, voltou a reclamar a soberania argentina do arquipélago, reacendendo o clima de tensão entre as duas nações. Em resposta, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, aprovou um plano de contingência para ampliar a presença militar nas Malvinas. "Os malvinenses querem continuar sendo britânicos, e os argentinos querem que eles façam outra coisa", afirmou Cameron.
O governador britânico na ilha, Nigel Haywood, também rejeita a soberania argentina. A ONU foi designada para intermediar a discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário