sábado, 4 de novembro de 2017

Aulão ENEM 2017 - Geografia

Resultado de imagem para aulão enem
ENEM - Profª Jackie - Geografia
Os conhecimentos de Geografia são avaliados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, logo no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As disciplinas de História, Filosofia e Sociologia também integram esta prova. São 45 questões no total, todas de múltipla escolha e com caráter interdisciplinar (envolvendo conhecimentos nas diferentes áreas).

Com base nos temas mais pedidos nas últimas provas:

Espaço rural - Estrutura Fundiária no Brasil (23%)

Revolução verde - Metade do século 20 nos EUA
Resultado de imagem para revolução verde
Uma das consequências da concentração fundiária é a desigualdade social. Ela é fortalecida, também, pela modernização do campo (agropecuária intensiva)

No Brasil

Resultado de imagem para estrutura fundiaria brasileira charge
Estrutura Fundiária: Existe uma grande concentração de terras. Menos de 2% dos proprietários são donos de cerca de 40% das propriedades rurais. Gerando conflitos rurais ou gerando o êxodo rural.
Predomina a agropecuária extensiva (plantation)


Agronegócio : ou complexo agroindustrial, engloba plantio, industrialização, bancos e exportações (representa 23% do PIB brasileiro), o bioma que mais sofre com esta expansão ao norte é o cerrado.
O Agronegócio é atividade de capital intensivo.
Exige máquinas e equipamentos;
Insumos caros e sofisticados;
Crescente emprego de tecnologia (agricultura precisão);
Resultado de imagem para agronegócio no brasil

Transgênicos: As semente de transgênicos são estéries e por isso o agricultores menos pobres não podem comprar (biotecnologia)
Muitas vezes, questões sobre estrutura fundiária e outros assuntos de Geografia do ENEM pedem a interpretação de gráficos ou tabelas.

Meio ambiente e paisagens naturais (23%)

É interessante entender como a poluição do ar, a derrubada de árvores em áreas urbanas e a maior presença de asfalto e concreto nessas regiões levam a diferentes problemas ambientais nas cidades. Ilhas de calor, enchentes, chuva ácida, inversão térmica e poluição da água são alguns exemplos desses problemas.
Além de conhecer as características dos combustíveis fósseis, é importante entender os pontos positivos e negativos da implantação de novas tecnologias geradoras de energia, como os parques eólicos, placas solares e usinas hidrelétricas.

DESTAQUES

1. Rompimento da barragem em Mariana - MG

 Resultado de imagem para Rompimento da barragem em Mariana - MG
No dia 05 de novembro de 2015, o Brasil presenciou o maior acidente da História com rejeitos de mineração. O material liberado, além de destruir completamente o distrito de Bento Rodrigues, avançou por outras regiões do município de Mariana, Minas Gerais, deixando por onde passava um rastro de prejuízos materiais e ambientais, sem contar as perdas humanas.
Danos provocados:
. O rompimento da barragem do Fundão liberou o equivalente a 25 mil piscinas olímpicas de resíduos.
, Segundo especialistas a lama quando secar formará uma espécie de cimento, que impedirá o desenvolvimento de muitas espécies,
. O rompimento da barragem afetou o rio Gualaxo, que é afluente do rio Carmo, o qual deságua no Rio Doce, um rio que abastece uma grande quantidade de cidades. Além do desvio de cursos de água e  até mesmo ao soterramento de nascentes.
. À medida que a lama atingiu os ambientes aquáticos, causou a morte de todos os organismos ali encontrados, como algas e peixes.
, Consequentemente, os moradores que se beneficiavam da pesca na região não tem mais como trabalhar.
. A mata ciliar foi completamente destruída e a água se tornou imprópria para o consumo.

2. O que é o acordo de Paris?

Criado em 2015, o Acordo de Paris é uma iniciativa que estabelece mecanismos para que os países limitem o aumento da temperatura global e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança climática. 
Resultado de imagem para O que é o acordo de Paris CHARGE
Em seu primeiro ano à frente da Presidência dos EUA, Donald Trump retirou o país do Acordo de Paris, principal tratado para combater as mudanças climáticas.


Observação: O mandatário também freou a reaproximação discreta entre EUA e Cuba iniciada por Barack Obama.

3. Uma sequência de furacões — Harvey, Irma, Maria e Nate

Resultado de imagem para sequência de furacões

— causou destruição em países do Caribe e nos Estados Unidos: Porto Rico, que é considerado um território norte-americano, foi um dos locais mais afetados pelos furacões. De acordo com cientistas, mudanças climáticas contribuíram para a fúria dessa temporada de furacões.

Espaço Natural brasileiro
Resultado de imagem para dominios morfoclimaticos
O Brasil possui uma diversidade botânica imensa. Em nosso país, podemos encontrar florestas, formações arbustivas e rasteiras, além de uma composição vegetal litorânea diversa, o que faz com que essa matéria seja frequente nos vestibulares. É importante estudar domínios morfoclimáticos, biomas e clima para Geografia do ENEM.

Geologia (11%)

 Resultado de imagem para camadas da terra
Dentro da Geologia, existe o estudo das formas de relevo e da estrutura da Terra. Ela é formada por núcleo, manto e crosta. Devido à dinâmica da crosta terrestre, surgem terremotos, vulcões e relevos como cadeias montanhosas, por exemplo. Estude a Teoria da Tectônica de Placas e processos de formação de relevo.
É interessante saber relacionar os processos de formação dos diferentes tipos de relevo (planaltos, depressões, planícies) com as principais formas que temos no Brasil hoje. Por exemplo, como o país se encontra no centro da placa tectônica Sul-Americana, afastado da região de encontro das placas, não existem dobramentos modernos em seu território.
 A ação de agentes externos também está diretamente ligada à formação dos solos, que surgiram por um processo de decomposição de diferentes rochas mãe. Esse processo é chamado de pedogênese.
Muitas questões podem ainda cobrar que você conheça os principais tipos de solo e onde eles podem ser encontrados no Brasil. A terra roxa, por exemplo, é um exemplo de solo argiloso que pode ser encontrado no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e em algumas regiões litorâneas do Nordeste.


Geopolítica (11%)

A globalização é um processo marcado pela internacionalização das relações econômicas e sociais. Algumas de suas consequências são a integração cultural mundial, a expansão das empresas multinacionais e a organização dos países em blocos econômicos.

Cenário Internacional:

Embora perguntas sobre a África costumem abordar temas humanitários, como a fome e as doenças, sejam recorrentes nas provas, os aspectos econômicos e políticos têm ganhado importância. Dois são os motivos que levaram as provas explorarem esses aspectos: o interesse de outras nações nas enormes reservas de petróleo e minério da região, e o grande crescimento populacional – hoje o maior dentre todos os continentes. 
CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) O centenário da Revolução Russa é importante para se revisar e repensar esse que foi um dos eventos mais significativos da história contemporânea.     
 SUSPENSÃO DA VENEZUELA DO MERCOSUL em 2016 , O descumprimento de regras do bloco foi a justificativa oficial para a suspensão da Venezuela do Mercosul. Entretanto, outros fatores podem ter contribuído para a sanção.
SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA - O anseio dos defensores dessa saída ficou caracterizado pela expressão Brexit, que é uma abreviação das palavras inglesas Britain (Bretanha) e Exit (Saída) e ocorreu em 23 de junho de 2016 por meio de um referendo.
Independência da Região da Catalunha (2017)  - Espanha não aceita este referendo e muito menos a independência da Catalunha, sendo ela a região mais rica do país.
O Estado Islâmico no Iraque e na Síria (Isis) foi criado em 2013 e cresceu como um braço da organização terrorista al-Qaeda no Iraque. A concepção de Jihad, ou Guerra Santa para o Islã, que o EI possui é a mesma de outras organizações terroristas, como a Al-Qaeda ou o Boko Haram: expandir o modelo teocrático radical islâmico de governo pelo mundo por meio dos métodos terroristas, sobretudo contra alvos civis.É curiosa a grande adesão de simpatizantes não islâmicos de vários lugares de mundo.
03/06/2017 - Três homens em uma van avançaram contra pedestres na Ponte de Londres, na região central da capital britânica, atropelando dezenas de pessoas antes de se dirigirem ao Borough Market, um local repleto de bares e restaurantes, e esfaquearem vários frequentadores.
23/05/2017 - Um britânico de origem líbia realizou um ataque suicida em Manchester, após o show da cantora Ariana Grande. A explosão deixou 22 mortos e mais de 60 feridos.
22/03/2016 - Terroristas suicidas detonam várias bombas no aeroporto de Bruxelas e numa estação de metrô, matando 32 pessoas.
14//07/2016 - No Dia da Bastilha, um islamista avança com um caminhão contra uma multidão em Nice, matando 84 pessoas.
13/11/2015 - Em uma série de ataques contra bares, restaurantes e uma sala de shows em Paris, 130 pessoas são mortas e cerca de 350, feridas.
07/01/2015 - Dois terroristas invadem a redação do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, e matam 12 pessoas, sendo mortos em um tiroteio com policiais.
       
Urbanização e população (15%)

Durante muitos séculos, a população rural foi maior do que a população urbana em todo o mundo. A quantidade de pessoas que habitam as cidades superou a população rural na década de 1970 no Brasil. Historicamente, o espaço urbano oferece mais oportunidades sociais, econômicas e políticas. É importante estudar as diferenças entre a urbanização em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
É importante conhecer as principais teorias - Malthusiana, Reformista e Neomalthusiana - e também saber fazer relações entre elas. A teoria Reformista, por exemplo, surgiu como reposta à Malthusiana; já a teoria Neomalthusiana se popularizou devido ao baby boom após a Segunda Guerra Mundial.
, A população barsileira vem envelhecendo
, Vivemos uma crise no setor presidenciário no Brasil?


Acessibilidade Urbana

Resultado de imagem para acessibilidade urbana 
Significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Segundo o IBGE: 6,2% da população têm algum tipo de deficiência.
Os direitos das pessoas com deficiência finalmente estão chegando aos meios de comunicação e sendo integrados ao discurso do Estado, mas as mudanças concretas ainda ocorrem de maneira lenta no nosso país.

A mobilidade urbana no Brasil

Resultado de imagem para A mobilidade urbana no Brasil
O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos, etc.), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs, etc.)
A principal causa dos problemas de mobilidade urbana no Brasil relaciona-se ao aumento do uso de transportes individuais em detrimento da utilização de transportes coletivos, embora esses últimos também encontrem dificuldades com a superlotação.
Esse aumento do uso de veículos como carros e motos deve-se:
a) à má qualidade do transporte público no Brasil;
b) ao aumento da renda média do brasileiro nos últimos anos;
c) à redução de impostos por parte do Governo Federal sobre produtos industrializados (o que inclui os carros);
d) à concessão de mais crédito ao consumidor;
e) à herança histórica da política rodoviarista do país.

O que é Analfabetismo funcional
Resultado de imagem para O que é Analfabetismo funcional

São chamados de analfabetos funcionais os indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas.
No Brasil, 50% dos entrevistados declararam não ler livros por não conseguirem compreender seu conteúdo, embora sejam tecnicamente alfabetizados.
Embora o número de analfabetos tenha diminuído no Brasil nos últimos quinze anos, o analfabetismo funcional ainda é um fantasma que atinge até mesmo estudantes que frequentam o ensino superior. desfazendo o mito de que ele estaria intrinsecamente relacionado à baixa escolaridade.

Movimentos migratórios:

O conceito de refugiado foi regulado pela Organização das Nações Unidas por meio da Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados, realizada em 1951 e adotada em 1954.
Existem vários tipos de refugiados no mundo, alguns por condições de perseguição política, outros pela existência de conflitos armados e guerrilhas, além daqueles que sofrem com a fome, discriminação racial, social ou religiosa e até os refugiados ambientais, entre muitos outros tipos.
Em 2014, esse número chegou a incríveis 59,5 milhões de pessoas, cerca de 22 milhões a mais em comparação com a década anterior. Outro dado alarmante é que mais da metade desses refugiados é menor de idade.
Entre esses problemas, destacam-se as diferenças culturais, as dificuldades com idiomas, a busca por emprego e, principalmente, a xenofobia (aversão a estrangeiros) praticada pela população residente das áreas de destino.

Cartografia:
Projeções Cartográficas: Não exuistem mapas perfeitos, todos os mapas são distorcidos. Por que transformamos uma superfície curva (geóide) em plana provoca distorções.
Projeção de Mercator
Resultado de imagem para Projeção de Mercator

Nessa projeção, muito utilizada nos dias atuais, há uma preocupação em se manter as formas dos continentes, no entanto, as suas áreas são alteradas

Projeção de Peters
Resultado de imagem para projeção de peters imagem
Ao contrário da anteriormente citada, essa projeção sacrifica as formas em benefício da conservação da proporção das áreas.

Projeção de Robinson
Resultado de imagem para projeção de robinson

Essa é a mais utilizada atualmente para representar o mapa-múndi. Ela altera tanto as formas quanto as áreas dos continentes, ficando em uma espécie de “meio-termo”. Nela, os paralelos são retos, mas os meridianos são curvados, como se acompanhassem a esfera terrestre.

As regiões polares: São melhor representadas nas projeções azimutais ou planas
 Resultado de imagem para projeção azimutal

As regiões médias latitudes ou  temperadas : Nas projeções cônicas
Resultado de imagem para projeção cônica

As latitudes baixas ou tropicais : nos mapas cilindricos

Resultado de imagem para projeção cilindrica
As projeções cartográficas mais famosas e utilizadas são as cilíndricas.

Quanto mais vezes o mapa for reduzido menor será a riqueza de detalhes.
ex. 1:100.000.00 foi reduzido mais vezes, portanto maior será o denominador
que 1:1.000.000



Atenção: Voltamos a ter quatro fusos horários

Beijos amados!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário