quarta-feira, 29 de novembro de 2017

DICAS Valiosas sobre o Vestibular da UFSC 2018

Se você está pensando em prestar vestibular para a Universidade Federal de Santa Catarina mas não sabe muito bem como o processo seletivo funciona e nem tem muitas informações sobre a UFSC, confira esse artigo que temos dicas valiosas para dar para você.

A Universidade Federal de Santa Catarina fica localizada em Florianópolis e é considerada, pelo ranking da “Webometrics Ranking of World Universities”, como a quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina.


A universidade oferece cerca de 85 cursos de graduação e mais de 150 cursos de pós-graduação.
Na busca pelo constante aprimoramento, o Vestibular da UFSC 2018, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017, terá algumas alterações no que se refere às provas, aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação.
 RESUMO DAS ALTERAÇÕES PARA O VESTIBULAR 2018


Quanto às provas, as de História e Geografia serão substituídas pela prova de Ciências Humanas e Sociais 


Com 20 questões, que abordarão as seguintes disciplinas: 7 (sete) questões de História, 7 (sete) questões de Geografia, 2 (duas) questões de Filosofia, 2 (duas) questões de Sociologia e 2 (duas) questões interdisciplinares envolvendo duas ou mais dessas áreas. As disciplinas de FilosofiaSociologia são atualmente obrigatórias no Ensino Médio (conforme Lei nᵒ 11684, de 2/6/2008, e mantidas pela recente reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415, de 16/2/2017), bem como fazem parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Sendo assim, a UFSC entende ser pertinente a inclusão dessas disciplinas nas provas do Vestibular. 


As demais provas, bem como a redação e as questões discursivas, permanecem inalteradas.


1.Detalhes da prova da UFSC


1º. dia:  Primeira Língua: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (doze questões de proposições múltiplas);  Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (oito questões de proposições múltiplas);  Matemática (dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas);  Biologia (dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas). 


2º. dia:  Ciências Humanas e Sociais (20 questões), sendo: - História (sete questões de proposições múltiplas) - Geografia (sete questões de proposições múltiplas) - Filosofia (duas questões de proposições múltiplas) - Sociologia (duas questões de proposições múltiplas) - Questões interdisciplinares (duas questões de proposições múltiplas)  Física (dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas)  Química (dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas)

3º. dia - Redação - Quatro questões discursivas

É preciso se apegar aos detalhes porque há poucas questões por matéria, os temas não são generalizados. Geralmente o que a banca faz é pegar um sub-tópico e aprofundá-lo ao máximo.
Dessa forma até os pequenos detalhes são cobrados. Por isso também que o estudante tem que estar muito preparado, já que no final cada décimo será importante. 

2.Somatório


Na prova da UFSC, todas as notas são somadas: questões objetivas, discursivas e redação. Juntas valem 105 pontos, esse valor é convertido em 100.Nas questões objetivas cada questão errada, anula uma certa. Uma dica valiosa: só marcar se tiver certeza! 

3.Estudar Todas As Disciplinas


Como a prova da UFSC usa o sistema de somatório de pontos, é necessário estudar todas as matérias por igual.
Neste caso não vale aquela máxima de não estudar as matérias que você não tem muita simpatia. É preciso estudar TUDO! 

4.Enem


Ir bem no ENEM conta muito para a prova da UFSC,  já que conseguir uma nota acima de 70 na prova da UFSC é muito difícil, e 700 no ENEM nem tanto.
Como essa nota conta como 30% da prova, seria interessante tirar uma nota boa no Enem para elevar a média na UFSC.
Vale lembrar que você não corre risco nenhum ao utilizar a nota do Enem, já que caso sua nota no exame seja menor do que da prova da UFSC, eles vão descartá-la e contar a nota maior. 

5. Para se dar bem na prova da UFSC, o estudante deve estar bem familiarizado com o tipo de prova. São cerca de 80 questões na prova fechada, e, uma dica, é comum cair 1 ou 2 questões sobre a história e Geografia de Santa Catarina. São questões para acertar, vale a pena dar uma estudada nesses temas.

Na parte de Literatura, a prova possui algumas leituras obrigatórias, mas as questões costumam ser mais fáceis. Bons resumos dão conta do recado! 

6.Redação


Para a redação vale o de sempre, coesão, clareza, organização e coerência.
Como é a parte da prova que mais conta pontos, é primordial fazer o texto com calma, por isso a recomendação é sempre começar por ela. 

7.Discursivas


Na nova prova da UFSC vão aparecer 04 questões abertas ou questões discursivas, ou seja, aquelas que não têm alternativas de respostas para marcar, em que você precisar desenvolver a questão e apresentar a resposta.
Essas perguntas geralmente são mais difíceis e, além disso, torna o chute quase impossível. Neste caso não existe acerto parcial.
Ou está certo, ou está errado, portanto é recomentado fazer as questões fechadas primeiro, para garantir mais pontos.
Uma dica nessas questões, é apresentar respostas completas, para que qualquer pessoa que não tenha lido o enunciado da pergunta possa entender.
Para isso, é essencial fazer aulas extras com professores de português para aprender a responder esse tipo de pergunta.

Fonte: http://exameconcursos.com.br/7-detalhes-que-voce-precisa-saber-agora-para-passar-na-prova-da-ufsc

Conteúdo Programático/UFSC para a prova de Geografia:

1. O Globo Terrestre e a Situação Geográfica do Brasil e de Santa Catarina: O planeta Terra: movimentos e projeções cartográficas; Orientação e coordenadas geográficas; Posição geográfica, fronteiras e limites do Brasil e de Santa Catarina.

2. A Dinâmica da Natureza e Sua Importância na Organização do Espaço: Litosfera; Atmosfera; Hidrosfera; Biosfera: As grandes paisagens naturais e a globalização dos problemas ambientais.

3. A Formação Econômico-Social e Espacial do Brasil e de Santa Catarina: Aspectos naturais: estrutura geológica/relevo/clima/hidrografia/Vegetação/ domínios morfoclimáticos/ecossistemas/problemas ambientais; Aspectos humanos: dinâmica demográfica/crescimento vegetativo/políticos demográfica/indicadores socioeconômicos; Estrutura da população: estrutura etária e sexos/ setores de atividade/distribuição de renda/etnias/uma questão contemporânea: as minorias/migrações/Urbanização/a questão da pobreza e da violência urbana; Atividades econômicas e (re) organização do espaço geográfico: atividade industrial/energia/transporte e comércio/serviços e inovações técnicas/o espaço agrário: agricultura, pecuária e extrativismo; Complexos regionais, nacionais e catarinenses.

 4. O Espaço Mundial Contemporâneo: Os pólos de poder na economia globalizada: Da Guerra Fria à nova ordem mundial: geopolítica e economia/ conflitos regionais/as relações de trabalho e de produção/blocos econômicos regionais; Países e regiões emergentes: América Latina, África e Ásia; As recentes mudanças no mundo atual


E aí, gostou das dicas?

Prepare-se para seu vestibular com esperança e bom humor! Você não esta indo à guerra, apenas a luta! Com carinho da Prof. Jackie





Nenhum comentário:

Postar um comentário