quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Aulão de Geografia para Vestibular UFSC


                 Resumo Brasil Geral



Localizado na América do Sul, sua extensão é de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão  o que faz dele o quinto maior país do mundo.

Também é um dos países mais populosos porém pouco povoado. O país está dividido em cinco regiões (Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e tem 26 estados e um Distrito Federal. 


Esta divisão obedece limites estaduais

Faz fronteira com quase todos os países desse subcontinente americano, exceto com Chile e Equador.


Por se encontrar no meio da placa tectônica Sul-Americana,  não possui dobramentos modernos em seu território também não possui vulcões nem abalos sísmicos. Bacias sedimentares (como a do rio Amazonas) cobrem cerca de 58% do território.



Relevo brasileiro : É antigo e apresenta altitudes modestas. 

36% do Brasil, é formado por escudos cristalinos – estruturas marcadas pela ocorrência de grandes jazidas de minerais metálicos, como a de Serra de Carajás, e de um relevo aplainado, como os marres de morros do Sudeste e os chapadões no Nordeste. No restante do território, aparecem os derramamentos basálticos, que deu origem à fértil terra roxa.
O mineral existe no solo de diversos países, mas 98% das reservas conhecidas no mundo estão no Brasil.

Recursos minerais também são numerosos e muito importantes economicamente, com destaque para o petróleo, ferro, manganês e água, tendo o Brasil as maiores reservas desses produtos.
O Brasil é banhado pelo oceano Atlântico e possui as maiores bacias hidrográficas do mundo

Massas de ar que atuam no Brasil:

















Apesar disso existem 6 principais tipos de climas no Brasil: Equatorial, Tropical, Tropical 
Semiárido, Tropical de Altitude, Tropical Litorâneo e Subtropical.


VEGETAÇÃO é constituída principalmente por:
·         Caatinga  e Cerrado
·         Mangue
·         Pampa
·         Pantanal
·         Mata Atlântica
·         Mata das Araucárias
·         Mata dos Cocais

População Brasileira

A expectativa de vida da população brasileira é de 73 anos.
São Paulo é o estado mais populoso do Brasil com 41,2 milhões de habitantes. Depois dele, Minas Gerais, com 19,5 milhões de habitantes.
Esses dados mostram que a região brasileira com maior concentração populacional é o Sudeste.
Enquanto isso, o estado brasileiro que tem a população mais pequena é Roraima, com 451,2 mil habitantes.

Atualmente a população é composta segundo cor/raça: brancos (49,4%), pardos (42,3%), negros (7,4%), amarelos (0,5%) e indígenas (0,3%).


                 Pirâmide etária (Brasil - 2015)

Tipica Pirâmide de um país em transição de jovem  para adulto.

 Notamos que a maior concentração população, mais de 50%, está na faixa etária de 0 a 34 anos. Isso significa que o Brasil é um país jovem. Porém, essa realidade está mudando. A queda das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida da população colaboram para que, em algumas décadas, o Brasil seja um país adulto.
Também notamos que, nos grupos de idade a partir dos 80 anos, o número de mulheres supera bastante o de homens. No Brasil, o homem, geralmente, morre antes que a mulher. Isso pode ser explicado por alguns fatores, como: maior consumo de álcool, tabagismo, doenças ligadas ao sobrepeso e violência urbana.


Economia do Brasil  

Os principais produtos que o Brasil exporta são: minério de ferro, aço, soja e derivados, automóveis, cana-de-açúcar, aviões, carne bovina, café e carne de frango.

 

Os produtos mais importados pelo país são: petróleo bruto, produtos eletrônicos, peças para veículos, medicamentos, automóveis, óleos combustíveis, gás natural e motores para aviação.


O Brasil, juntamente à Argentina, Uruguai e Paraguai, forma o bloco econômico denominado Mercosul (Mercado Comum do Sul). Além desse bloco econômico, o Brasil também integra a OMC (Organização Mundial de Comércio).



Beijos queridos e tenham uma excelente prova!




Nenhum comentário:

Postar um comentário