quarta-feira, 29 de novembro de 2017

ABAYOMI (a história das crianças nos navios negreiros...) Parte II


Desta vez resolvi trabalhar com meus alunos de nono ano do Ensino Fundamental, como encerramento  trimestral do Conteúdo sobre 
                    Continente Africano                          

As bonecas acima foram feitas neste ano de 2017 por meus alunos do Colégio Futurão na cidade de Araranguá/SC

A história da ABAYOMI:


Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas com elas para as crianças brincarem. Essas bonecas são chamadas de Abayomi.

As Abayomi são pequenas bonecas pretas, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós                                                                               ou tranças. 
A boneca Abayomi valoriza a cultura africana e contribui para o reconhecimento da cultura afro-brasileira, pois faz parte da herança cultural dos negros africanos para o Brasil. 
A palavra Abayomi significa: encontro feliz, ou encontro precioso, aquele que traz felicidade e alegria em ioruba. 


Quando você oferece uma Abayomi de presente é isto que você oferece a quem ganha, por isso meus alunos além de conhecerem esta história e de produzirem as bonecas  as deram de presente, para amigos, professores e familiares desejando felicidade e alegria para todos.

É importante ressaltar neste trabalho com os alunos que: 

Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que você tem de melhor para essa pessoa.

Quer saber como produzir esta boneca? Bem simples...

1. Trabalharia com duas tiras de 30 cm altura por 10 cm de largura (preto ) para a produção do corpo) APRESENTE AS TIRAS JÁ CORTADAS PARA ELAS. Elas ficaram grandonas, mas nesta faixa de idade você terá que produzir bonecas maiores por causa do manuseio.

2. Não intervira muito na produção delas, se ficar estranhas, deixe elas com certezas as acharam belíssimas!

3. Você precisara orienta-las para fazer o nó que será a cabeça da boneca, faça frouxo, acho que neste caso você terá que ajudar sim, a sobra acima da cabeça é cabelo viu? Use criatividade, eu só corto em tiras fininhas e ficam lindossss!

3. Você também poderá já entregar esta faixa com um corte na vertical (tesoura) de mais ou menos 15 cm que será as pernas e que terá que ser dado mais dois nós (um em cada perna) que serão os pés. 

4. depois faça um furinho central em um tecido quadrado de mais ou menos uns 20 cm, que será a túnica, as crianças deverão passar este furo na cabeças de suas bonecas, Levantar os bracinhos e amarrar na cintura da boneca uma faixa e pronto, lindas abayomi para lindas crianças.

Não esqueça de contar a história e de usar tecidos ( malhas ) bem coloridas, depois volta aqui para postar sua experiência vamos adorar, aceitamos fotos para registro.
Beijão da  professora Jackie


                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário