sábado, 11 de outubro de 2014

ABAYOMI (a história das crianças nos navios negreiros...)

Quando fiz este curso na IX Feira Estadual De Ciências e Tecnologia em Floripa, eu sabia que tinha de recontá-la aos meus alunos e colegas. E ensinar tbém em sala de aula




A história da ABAYOMI.


Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas com elas para as crianças brincarem. Essas bonecas são chamadas de Abayomi.


As Abayomi são pequenas bonecas pretas, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. 
A boneca Abayomi valoriza a cultura africana e contribui para o reconhecimento da cultura afro-brasileira, pois faz parte da herança cultural dos negros africanos para o Brasil. 

A palavra Abayomi significa: encontro feliz, ou encontro precioso, aquele que traz felicidade e alegria.


Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que você tem de melhor para essa pessoa.
A palavra Abayomi, do ioruba, significa aquele que traz felicidade e alegria. Quer dizer encontro precioso: abay = encontro e omi = precioso

Lindo  né? Portanto muitas abayomis para você!

Boneca Abayomi

O dia que fizemos nossas Abayomis:

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
ANTECIPAMOS PARA 19 DE NOVEMBRO DE 2014 E REALIZAMOS UM CIRCUÍTO DE OFICINAS DURANTE TODO O DIA COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENS. FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.



Oficina 01 - Contando a história
Oficina 02 - Produzindo as bonecas

Escola: 
Eeb Professora Dolvina Leite de Medeiros
Alunos do primeiro ano escolar  ao Terceirão Ensino médio



31 comentários:

  1. Alguém me perguntou como poderia trabalhar a produção destas bonecas com crianças na faixa de 4 anos, bom eu faria o seguinte:

    1. Trabalharia com duas tiras de 30cm altura por 10 cm de largura (preto ) para a produção do corpo) APRESENTE AS TIRAS JÁ CORTADAS PARA ELAS. Elas ficaram grandonas, mas nesta faixa de idade vc terá que produzir bonecas maiores por causa do manuseio.

    2. Não intervira muito na produção delas, se ficar estranhas, deixe elas com certezas as acharam belissimas!

    3. Você precisara orienta-las para fazer o nó que será a cabeça da boneca, faça frouxo, acho que neste caso vc terá que ajudar sim, a sobra acima da cabeça é cabelo viu? Use criatividade, eu só corto em tiras fininhas e ficam lindossss!

    3. Você também poderá já entregar esta faixa com um corte na vertical (tesoura) de mais ou menos 15 cm que será as pernas e que terá que ser dado mais dois nós (um em cada perna) que serão os pés.

    4. depois faça um furinho central em um tecido quadrado de mais ou menos uns 20 cm, que será a tunica, as crianças deverão passar este furo na cabeças de suas bonecas, Levantar os bracinhos e amarrar na cintura da boneca uma faixa e pronto, lindas abaiomis para lindas crianças.

    Não esqueça de contar a história e de usar tecidos ( malhas ) bem coloridas, depois volta aqui para postar sua experiência vamos adorar, aceitamos footos para registro.

    Beijão da Jackie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professora, lindas........ fiz um curso de bonecas africanas apenas com uma tira comprida para fazer as pernas e braços, ficam lindas mas, para ensinar aos pequenos,aos não tao pequenos assim achei um tanto complicado, mas essa é fantástica, simples e fácil de fazer, parabéns.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Linda história das bonecas abayomis,me apaixonei!

    ResponderExcluir
  3. Venho lhe parabénizar pelo lindo trabalho e tb pedir licença para me apropriar dele e poder contar aos meus pequenos um pouco desta cultura muito linda e apaixonante.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito,amei a história e o significado, é o que eu precisava para meu trabalho de Arte da escola, obrigada por compartilhar ! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. É lúdico, envolvente , pois o olhar das crianças brilham com a história e o resultado final. Ao ver a boneca, o sorriso é intenso e sempre querem mais.

    ResponderExcluir
  6. ola adorei seu trabalho. sou professora de educacao infantil, e estou trabalhando com minha turma de 3 anos a cultura africana. vou fazer junto com eles a abayomi. abraços...

    ResponderExcluir
  7. Lindo Parabéns!!! Fiquei emocionada com a história. O povo africano sofreu muito.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o seu blog, ainda me ajudou no trabalho de escola, vlw!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Adorei ler o texto. Tenho 27 anos e um irmão adotivo de 10 anos. Percebo ele tão submerso na cultura branca danossa família que sempre procuro enriquecer sua vida com histórias e atividades mais ligadas à sua origem negra. Essa sexta almoçaremos juntos e espero fazer essas bonequinhas com as crianças. Acho que para uma "consciencia negra para crianças" seja interessante! 😉
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante a idéia e será trabalhada em sala de aula com os alunos da rede municipal, dentro da Culminância do tema da Consciência Negra.

    ResponderExcluir
  11. Amei a história, e aprendi também a fazer a boneca junto com as crianças, que também ficaram encantadas.

    ResponderExcluir
  12. Adorei tudo! Parabéns pelo blog, já tinha ouvido a história das bonecas Abayomis na televisão mas não lembrava os detalhes. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. minha esposa Jaciara, (74 nos ) após conhecer a história, fez 187 "abayomi" para nossa neta Dra. Caroline, que é médica, dar aos seus pacientes do Centro de Hemofilia (pacientes hemofílicos) de Curitiba, como alento do Natal de 2015. Obrigado

    ResponderExcluir
  14. adorei a história muito apaixonante,na escola já fizemos e ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  15. Para incrementar.

    Parousia Abayomi

    Crianças chorando, no navio negreiro - desamparadas!
    Doces e inocentes almas engaioladas!
    Às vagas, no porão da embarcação desalmada
    A espada cortante perfura a alma pura – desatinada.

    A mãe sente a dor desesperada!
    - Que posso fazer para salvar meu filho? ...
    Nesse cruel deserto d‘água cálida
    Sou andor deambulante e andarilho!

    Oh Deus do céu! ouça o gemido maternal -, simpatizante! ...
    Um raio de inteligência cai como faísca iluminante
    Vou rasgar minhas roupas e somente com o coração
    Farei uma boneca, sem nada ter às mãos -, que emoção!

    No deleite do encontro precioso
    Tece as mãos o artefato carinhoso!
    E emergem das mãos bonecas miss
    Que se chamaram Abayomis.

    A solução mágica do amor materno
    Torna a tormenta em momento eterno!
    E a luz cândida e pura entra no porão escuro
    E as abayomis vencem o choro, derrubando o muro.
    Gessé Antônio de Souza - 10/ 04/2015

    ResponderExcluir
  16. Parabens lindo tdo lindo, quetia aprender a fazer...emocionante. historia.

    ResponderExcluir
  17. Eu achei essa história linda, das bonecas porque eles sofreram muito o que uma mãe não faz paraver seus filhos, feliz


    ResponderExcluir