domingo, 26 de outubro de 2014

Temas da atualidades que podem cair no vestibular e ENEM 2014

A prova de geografia é a que faz mais links de conteúdos com atualidades

Vacina HPV
Além de ser a doença sexualmente transmissível mais comum atualmente, a infecção pelo HPV é a principal causa do câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer prevê o surgimento de 15 mil novos casos da doença no Brasil e cerca de 4.800 mortes provocadas pela patologia.

A Crise no Mundo Árabe, ou "primavera árabe"
Que teve inicio em 2010, é tema que merece atenção, pois os eventos relacionados continuam em evidência, principalmente na crise política no Egito e no conflito interno da Síria. As provas têm destacado a importância das redes sociais, tanto na organização dos protestos, quanto na agilidade de divulgação das imagens dos enfrentamentos. É fundamental o aluno saber identificar esses países no mapa, assim como entender os motivos que conduziram a diversos eventos na região, desde pacíficas manifestações populares até sangrentas batalhas.

Estado Islâmico (EI)
 A ofensiva anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contra oEstado Islâmico (EI) no Iraque endossou a visão de outros governos ocidentais a respeito do grupo extremista: eles são a maior ameaça à segurança nacional desde o surgimento da Al Qaeda, de Osama Bin Laden.
O motivo? Pregam uma nova forma de terrorismo sem fronteiras e estão atraindo a atenção de muitos jovens muçulmanos ocidentais, dispostos a se alistarem ao grupo.

Conflitos na Síria
A recente guerra civil da Síria, que se iniciou em 2011, com protestos da população contra o regime do presidente Bashar al-Assad, ganhou o apoio de milhares de jovens estrangeiros jihadistas que entraram ilegalmente pela fronteira síria para lutar no país ao lado dos rebeldes.Diversos grupos extremistas viram o conflito como uma oportunidade para derrubar o Estado e, posteriormente, impor a islamização a toda a sociedade. Na Síria, grupos radicais islâmicos já cometeram inúmeras atrocidades e controlam territórios onde governam através de tribunais da Sharia.O principal grupo e o mais violento é o Estado Islâmico (EI), que tomou partes do território do Iraque, autoproclamou um Califado no país e aspira invadir o território de outras nações islâmicas.


Novamente o conflito entre as Coreias
Aparecendo novamente nos noticiários, o conflito entre as Coreias reacende o medo nuclear, havendo possibilidade de ser tema de vestibulares.

O Plano Real
Lançado em 1994, completou 20 anos em 2014. Essa troca de moeda foi um episódio importante na história do Brasil porque acabou com a inflação, iniciando um novo ciclo de desenvolvimento econômico. Em 1993, a inflação chegou a bater 2700%.Oficialmente, o real tornou-se a moeda brasileira no dia 1º de julho de 1994, durante o governo de Itamar Franco, que tinha como ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso. A principal meta da nova moeda era conter a hiperinflação.

Brasil sobe uma posição no IDH
Um relatório da ONU divulgado em julho deste ano relata que o Brasil passou da 80ª para a 79ª posição no ranking anual de desenvolvimento, medido pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O IDH brasileiro apresentou melhoras consistentes da condição de vida das pessoas nos últimos 30 anos. O índice aumentou 36,4% desde 1980.
O IDH é uma medida que avalia o progresso de um país em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda (renda média per capita), saúde (expectativa de vida ao nascer) e educação (taxas de alfabetização de adultos e matrícula em todos os níveis de ensino). Quanto mais próxima de 1, melhor a situação do país.

O ciberativismo
É um termo recente, mas muito relevante na atualidade, que consiste na utilização da internet por grupos politicamente motivados que buscam difundir informações e reivindicações sem qualquer elemento intermediário com o objetivo de buscar apoio, debater e trocar informação, organizar e mobilizar indivíduos para ações, dentro e fora da rede. Com essas possibilidades, todos podem ser protagonistas de uma causa social, se conscientizar sobre um tema relevante, apoiar uma causa social.

Um ano depois dos protestos - Brasil 2014
De maneira resumida, há três “heranças” dessa onda de protestos: a percepção da sociedade de que sua mobilização pode dar resultado, a capacidade de articulação e de engajamento das pessoas na rede social que pode chegar às ruas e a proliferação do uso das táticas black bloc em todas as manifestações a partir de então.

O Acre voltou a ter 2  fusos horários
Em 2010 um referendo no Acre mostrou que 56% dos eleitores queria voltar ao antigo fuso — por isso, em 2013 uma nova lei estabeleceu que o Acre e parte do estado do Amazonas voltaram a ter duas horas de atraso em relação a Brasília. É fundamental que os alunos se atualizem nesse conteúdo, pois é dos que mais aparecem em provas.
 Mas atenção: as comparações são relativas ao período sem horário de verão, do qual nem Acre ou Amazonas participam.

A turbulência econômica da Argentina
É bem representada pela desvalorização recente sofrida pelo peso — a maior em um único dia dos últimos 12 anos. A queda acumulada é de 8,43% ao ano. A derrubada da moeda é uma manobra do governo, que tenta evitar a fuga de dólares e o agravamento da crise. O momento por que passa a Argentina já respinga no Brasil — vide a retenção crescente das exportações de produtos do Rio Grande do Sul.

            Datas importantes de 2014               
O ano de 2014 tem várias datas comemorativas e eventos importantes por curiosidade, estudo ou Vestibular / ENEM:


. Abril - 50 anos de Golpe Militar no Brasil - Do mesmo modo que o aniversário de 50 anos do golpe militar de 1964 – ocorrido no simbólico dia 1º de abril – não merece ser celebrado, ele também não pode passar despercebido. 
http://racismoambiental.net.br/wp-content/upLoads/2013/03/1964-nunca-mais.jpg

                                     Você quer saber mais? recomendo: 
                      http://arte.folha.uol.com.br/treinamento/2014/01/05/50-anos-golpe-64/

. 12 de Junho a 13 de Julho - Realização da XX Copa do Mundo de Futebol, que ocorrerá no Brasil.
. 18 de setembro - Escócia realizará um referendo sobre a sua independência.
. 05 de outubro - Eleições Gerais Brasileiras para Presidente da República, governadores de Estado, senadores, deputados estaduais, deputados federais e, no Distrito Federal, para deputados distritais.


CENTENÁRIOS comemorativos 2014:

a) Dorival Caymmi
http://s2.vagalume.com/dorival-caymmi/discografia/sem-limite-dorival-caymmi-W320.jpg
O cantor e compositor de samba e bossa nova, mais conhecido pela música “O que é que a baiana tem”. Dorival Caymmi foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro. Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra

b) Augusto dos Anjos
Em 2014 é celebrado o centenário de morte de um dos principais autores da literatura brasileira. É conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje sua obra é admirada tanto por leigos como por críticos literários. Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas

 c)  Seleção Bras. de Futebol 100 anos de sua fundação

Seleção Brasileira de Futebol masculino, gerido pela (CBF), que representa o país nas competições. É a equipe mais bem-sucedida de futebol na história das Copas, sendo a que mais vezes conquistou o Mundial com cinco títulos. Obteve um total de 72 títulos internacionais oficiais no nível profissional e de seleções de base, o que representa um recorde mundial. Um lema comum da seleção nacional do Brasil é: Os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram. O Brasil é  é a única equipe a ter jogado em todas as copas.
Entre no Rachacuca e participe - Quiz sobre a história da seleção mais vezes campeã mundial

http://rachacuca.com.br/quiz/20614/historia-da-selecao-brasileira-de-futebol/



d) Primeira Grande Guerra (100 anos do início da 1ª Guerra Mundial)
No começo de 1914, os europeus estavam otimistas e a maioria não fazia ideia do que estava por vir. Há 100 anos o mundo entrou em guerra – a Primeira Guerra Mundial , chamada na época a grande guerra, matou nove milhões de pessoas.  Incontáveis civis também perderam suas vidas, seja por meio da ação militar, seja pela fome ou pela doença. Impérios inteiros foram destruídos e sociedades, brutalizadas.
http://www.50emais.com.br/wp-content/uploads/2013/12/Primeira-Guerra-Mundial.jpg
 Mas há uma outra razão: até hoje não chegamos a um consenso sobre por que ela aconteceu. Teria sido causada pelas ambições desmedidas de alguns dos homens no poder? O kaiser Wilhelm II e seus ministros, por exemplo, queriam uma Alemanha maior, com um alcance global, capaz de desafiar a supremacia naval britânica. Ou a explicação está nas ideologias conflitantes? Nas rivalidades nacionais? Ou no absoluto e, aparentemente, irreversível, Momentum do militarismo? Ou será que o conflito jamais teria acontecido se um evento aleatório em paragens austro-hungaras não tivesse acendido o pavio? Essa é a mais desalentadora de todas as explicações: que a guerra foi simplesmente um erro estúpido que poderia ter sido evitado.

CENTENÁRIO ORLANDO VILLAS-BÔAS - Sertanista e Indigenista


Orlando Villas-Bôas (Santa Cruz do Rio Pardo, 12 de janeiro de 1914 — São Paulo, 12 de dezembro de 2002). 
Orlando Villas-Boas e um índio do povo Ikpeng (Txikão),
 no segundo contato, em 1967.


Sertanista e indigenista brasileiro nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, responsável pelo primeiro contato com os caiapós, em meados dos anos 50 e integrante do grupo mais famoso de irmãos indigenistas da história silvícola do país. Jovens escriturários, ele e os irmãos Claudio (morto em 1998) e Leonardo (morto em 1961) decidiram inscrever-se (1943) como serventes para integrar a expedição Roncador-Xingu, criada pelo governo federal (1943), com o objetivo principal de desbravar áreas até então desconhecidas do Centro-Oeste e da Amazônia.
Confira alguns links de matérias da ZH sobre outros temas:

a) Fraude do leite: zhora.co/fraudeleite
b) Marco civil da internet: zhora.co/marcocivilinternet
c) Big bang mais confirmado: zhora.co/ecosbigbang


Veja mais 10 temas da atualidade que podem cair no vestibular - Clicrbs


a) http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vestibular/noticia/2013/12/veja-10-temas-da-atualidade-que-podem-cair-no-vestibular-da-ufrgs-em-2014-4368236.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário