terça-feira, 7 de maio de 2013

Atenção inédito: Eleito Brasileiro para Diretor-Geral da OMC


Brasileiro Roberto Azevêdo é eleito diretor-geral da OMC
Na eleição da OMC, cada um dos 159 países que integram o órgão vota no nome de sua preferência. Para vencer, é preciso ter um mínimo de 80 votos. A escolha é feita em três etapas.

O processo de eleição para a OMC começou no final de março, com nove candidatos. Na segunda fase, encerrada no dia 25, ficaram cinco. No final de abril, a OMC comunicou que tinham passado à fase final apenas os candidatos brasileiro e mexicano. 
A Organização Mundial do Comércio (OMC) elegeu nesta terça-feira (7/5) o diretor-geral da entidade. O escolhido é o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos. 

O brasileiro disputou com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos. O novo diretor-geral assume o cargo em 31 de agosto substituindo o francês Pascal Lamy. A eleição foi disputada até o último minuto. O número de votos obtido pelo brasileiro só deve ser revelado mais tarde.
 
Azevêdo teve apoio do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além dos países de língua portuguesa e de várias nações da América Latina, da Ásia e da África. Desde 2008, ele é representante permanente do Brasil na OMC. Azevêdo está diretamente envolvido em assuntos econômicos e comerciais há mais de 20 anos.


O que é a OMC?

Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras do comércio
internacional. Em inglês é denominadaWorld Trade Organization (WTO). Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994

Funções da OMC

- Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;
- Resolver conflitos comerciais entre os países membros;
- Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização;
- Criar situações e momentos (rodadas) que sejam firmados acordos internacionais;
- Supervisionar o cumprimento de acordos comerciaisentre os países membros.


Um comentário:

  1. Professora,
    essa eleição, de alguma forma, poderá ser benéfica aos interesses do Brasil e dos outros países do bloco sul, em relação aos países já mais desenvolvidos, do norte? Poderá significar alguma 'vantagem' aos 'mais fracos'? Ou o provável é que apenas resulte em 'mais do mesmo' (norte explorando o sul)?

    ResponderExcluir