segunda-feira, 20 de maio de 2013

Brasil país multirracial! E o sistema de Cotas Raciais

Este assunto não é novo no Brasil. Nos anos 90 já discutíamos isso dentro das  Universidades e na época a polêmica já era gigante entre estudantes de todas as cores - Profª Jackie


Para darmos andamento e esclarecimento "à minha opinião" sobre este assunto, é bom que se entenda, o que são Cotas Raciais.

São reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por etnia, na maioria das vezes, negros e indígenas.
 As cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étnicas. Apesar de muitos considerarem as cotas como um sistema de inclusão social, considero isso uma controvérsia quanto às suas consequências e constitucionalidade. Eu particularmente sempre fui uma opositora ao sistema de cotas raciais no nosso país. Espantados?  Você esta se perguntando como pode isso, você sendo uma educadora?
É simples, o Brasil é um país multirracial, o processo de miscigenação foi quem formou o nosso povo, como poderemos nos definir pela cor? Pelos cabelos, pelos traços marcantes que esta no rosto da maioria de nossa população?

A validade de tais reservas para estudantes  no Brasil foi votada em 2012. O STF decidiu por unanimidade que as cotas são constitucionais. Certinho, mas a constitucionalidade não esta em discussão, e sim, a abordagem do tema na sociedade. De que vale  reconhecer  cores,  no momento em que o mundo branda pelas diferenças? Isso me parece, mais um vez, que estamos andando  na contra-mão da história.
Bom, ai você questiona novamente: O que é certo então professora? Eu te direi: 
O que no momento me parece ser o mais o mais certo ou justo, seria a adoção exclusiva e única do Sistema de Cotas Sociais.  Onde a porta da Universidade estará sendo aberta para estudantes de baixa renda de todos os tipos e cores sem preconceitos e falsos paradigmas.

A meritocracia não seria medida pela sua cor de pele, ou deficiência, mas sim por uma injusta e insistente má distribuição de renda que sempre comprometeu a qualidade de vida dos brasileiros. Triste realidade de país subdesenvolvido e corrupto como é  o caso do Brasil.
Esta seria a maior das reparações do nosso país à história,  que foi escrita pelos  interesses dos senhores colonizadores, exploradores e atuais  corruptos que  advogaram  e advogam em causas próprias,  sem finalidade alguma de melhorar a situação do povo brasileiro, e muito menos a sua Educação .
E confesso mais:

Quem sabe um dia poderei perceber que neste momento estou cometendo um erro de avaliação! Mas no momento, ao produzir este texto, insisto na análise no que me parece ser mais justo:

Que cor mesmo é  do povo brasileiro brasileiro?

Professora  de Geografia e Atualidades de Cursinho Pré-Vestibular 
                       
Jackie Fernandes

2 comentários:

  1. olá jackie!!!

    Seria correto dizer que utilizando o sistema de cotas no brasil estamos ainda mais dividindo as pessoas em grupos de menos favorecidos e mais favorecidos, isto pode ser considerado pre-conceito, justamente por estarem dividindo o rico (culturalmente) o povo brasileiro em patotinhas?
    não seria uma controvérsia à parte da constituição que diz sobre igualdade de todos?


    Abraços Prof e Seu Aluno Thiago

    ResponderExcluir
  2. Não existe igualdade, fatooo, muito menos social, não sei te dizer o que é absolutamente certo, mas penso que defender o menos favorecido me parece mais junto, que o defender pela sua cor, em um país que tem por principal característica a Multiracialidade, beijos querido.

    ResponderExcluir