domingo, 21 de abril de 2013

Resultado das eleições no Paraguai e sua volta para o Mercosul


Em seu discurso, o novo presidente do Paraguai, o colorado Horacio Cartes, disse que espera "ganhar a confiança de toda a população".
  "Venceu o Paraguai e o meu compromisso é com todos os paraguaios da república", disse, diante da multidão colorada que o esperava em frente ao seu centro de campanha, num bairro abastado da capital, Assunção.

Com 81% das urnas apuradas, Cartes tinha 45,9% dos votos contra 36,8% do liberal Efraín Alegre.
                      
Enrolado na bandeira do Paraguai e visivelmente emocionado, Cartes interrompeu o discurso logo no início, com a voz embargada. Os assessores subiram então o volume da polca (música típica paraguaia) para que o vencedor pudesse se recompor.

"Convido a oposição a trabalhar pela nação. Queremos um Paraguai para todos e (...) não discriminar por cores ou partidos", disse, no discurso de 10 minutos.
Com 56% dos votos apurados e após o reconhecimento da derrota por Alegre, o TSJE (Tribunal Superior de Justiça Eleitoral) declarou oficialmente a vitória de Cartes.
Segundo o candidato liberal, o processo foi "transparente e adequado". "O povo paraguaio se pronunciou e nós respeitamos", disse. "Fizemos um esforço extraordinário, mas não foi possível [vencer]."

Quem é Horácio Cartes?

É um megaempresário do país, dono de 26 empresas, a maioria de cigarros, e presidente do clube de futebol Libertad. 

Xiiiii...
Pairam sobre ele acusações de ligação com o narcotráfico e de lavagem de dinheiro. Ele nega seu envolvimento e argumenta que nunca foi formalmente acusado por elas.


 O Paraguai volta ao Mercosul ?
                     
A reintegração do Paraguai como estado membro do Mercosul é praticamente certa após as eleições presidenciais marcadas para  21/04/2013. Desde que a votação aconteça de maneira isenta, sem indícios de fraudes ou golpes. 



O país foi suspenso da aliança comercial em junho de 2012, após o processo que levou ao impeachment do então presidente Fernando Lugo. A exigência para a volta foi a realização de eleições democráticas,  que  aconteceu hoje.



Exatamente depois da desvinculação do Paraguai ao Mercosul, Argentina, Brasil e Uruguai incluíram a Venezuela,  a qual havia tido a entrada no bloco vetada pelo Parlamento paraguaio. Somada a expectativa acerca da volta do Paraguai ao Mercosul, está a dúvida:
Sobre o posicionamento que o país terá frente ao novo membro do Mercado Comum, a Venezuela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário