quinta-feira, 11 de abril de 2013

“Novas” polêmicas, “Antigas” discussões sobre embriaguez no trânsito

Brasil fica com o 5º maior número de mortes ocasionadas por acidentes de
trânsito no mundo.
Se considerarmos os casos de acidente de trânsito que redundaram em resultado morte, os números são ainda mais alarmantes. 


O Ministério da Saúde relata que 50% das mortes ocorridas de acidentes de trânsito estariam relacionadas à bebidas alcoólicas por condutores de veículos automotores.
Diante destes dados alarmantes, o maior rigor da legislação penal de trânsito surge como primeira resposta para fazer frente ao crescente número de casos envolvendo embriaguez com resultado morte.



 Lei n. 11.705, de 19 de junho de 2008, popularmente conhecida como “Lei Seca”

   Dilma sanciona nova lei seca que endurece fiscalização            

                                           Dez/2012


Sem vetos, a presidente Dilma Rousseff sancionou em dez/2012 mudanças na chamada lei seca, endurecendo a fiscalização da embriaguez ao volante. 
A proposta, que foi aprovada pelo Senado, torna válidos novos meios para identificar um condutor alcoolizado, além do teste do bafômetro.

Há ainda uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro que dobra a multa aplicada a quem for pego dirigindo embriagado: dos atuais R$ 957,70 para R$ 1.915,40, valor que pode dobrar em caso de reincidência em um período de 12 meses.

Entre os meios que passam a ser aceitos para comprovação da embriaguez do motorista estão o depoimento do policial, vídeos, testes clínicos e testemunhos de terceiros.

O agente de trânsito poderá ainda se valer de qualquer outro tipo de prova que puder ser admitida em tribunal.

Triste realidade
    

Álcool é uma das principais causas de acidentes no trânsito
ROGÉRIO LOURO, DO DIÁRIO DE S.PAULO


O trânsito brasileiro pode ser comparado a uma guerra, pela quantidade de mortos e feridos que produz. Pior, a maioria dos acidentes é provocada por 'fogo amigo': é o motorista que atira contra o próprio patrimônio — no caso, ele mesmo, amigos e familiares — ingerindo bebidas alcoólicas ou usando drogas antes de dirigir.
É possível concluir que os acidentes ocorrem com mais freqüência quando as pessoas saem de bares, festas ou boates, mas o difícil é transformar o resultado final em números. Não há no país grandes estatísticas sobre vítimas de acidentes de trânsito. Desta forma, é impossível levantar o número real de mortos e feridos por causa da associação de álcool ou drogas com automóveis.
O álcool provoca três estados mentais bastante distintos: 
a) Euforia
Após as primeiras doses, o motorista se sente todo-poderoso. Eufórica, a pessoa perde o medo e o bom senso. Fica confiante, pisa fundo no acelerador e faz manobras ousadas.
b) Confusão
Este estágio é marcado pela confusão mental, que reduz o raciocínio e os reflexos.
c) Depressão
Por fim, o motorista embriagado entra em depressão, fica desatento e cansado, podendo até dormir. 'É a fase na qual ocorre a maioria dos acidentes. Sonolento, o motorista perde a capacidade de reação'
Tudo isso pode acontecer com uma pessoa que tenha no organismo cerca de 0,6 mg de álcool por litro de sangue. 
Isso equivale a uma pessoa de 70 quilos consumir três latas de cerveja ou três doses de uísque. Mas é só um exemplo médio, que varia de acordo com a massa corporal, a sensibilidade ao álcool e até o estado emocional de cada um. 
Assim, o recomendado  é não beber antes de dirigir.




Um comentário:

  1. FICARIA MELHOR SE FOSSE IMPOSTA A PENALIDADE ADMINISTRATIVA E/OU PENAL, MAS SEM O ABSURDO NO VALOR. A MEDIDA ASSIM TERIA SEU CARATER EDUCATIVO E INIBIRIA A INDUSTRIA DE MULTAS. APOIO A LEI SECA, ENTRETANTO S NENHUM VALOR ATRIBUIDO. O ESTADO ESTA APLICANDO EM QUE ESTES VALORES? ABSURDO E HIPOCRISIA PQ SE ESTIVESSEM PREOCUPADOS MESMO COM A DIGNIDADE E A VIDA DAS PESSOAS INVESTIAM EM EDUCAÇÃO E SAUDE. MEDIDA PALIATIVA PROJETO, ENTAO, PARA QUE TODO O VALOR SEJA PARA EDUCAÇÃO, SAUDE E, INFRA ESTRUTURA ESTRADAS E ETC...

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