quinta-feira, 23 de abril de 2015

Brasil 2015 - Um ano de apertar o cinto!

Governo anuncia corte de despesas públicas e aumento de impostos 

Cenário

Os principais acontecimentos econômicos que marcam o início do segundo mandato de Dilma

Em meio a desaceleração da atividade e elevação de preços, governo anuncia corte de despesas públicas e aumento de impostos para tentar reerguer economia,


Repasses – A falta de chuvas, o baixo nível dos reservatórios e o ligamento de térmicas acabaram encarecendo os custos de geração, transmissão e distribuição de energia, de modo que os gastos adicionais estão sendo repassados aos consumidores. O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já disse que neste ano o setor não terá ajuda do Tesouro. Também já está em vigor, desde 1º de janeiro, o novo sistema de bandeiras tarifárias, que determina um aumento de até 3 reais por 100/quilowatts/hora (kWh) nas contas de luz. O Banco Central estimativa aumento de 27,6% nas contas de luz, enquanto uma fonte do governo afirma que os reajustes poderão alcançar a até 60% no Sul, Sudeste e Centro-Oeste este ano.

Reajuste no preço dos combustíveis

Para o alívio da Petrobras, seus acionistas e os usineiros, o Conselho de Administração da estatal concordou em reajustar em 3% no preço da gasolina e em 5% no preço do diesel nas refinarias logo após as eleições. Quem não gostou da notícia foram os brasileiros que já precisam conviver diariamente com preços altos nos supermercados, nos restaurantes e também na conta de luz – o reajuste médio da energia no país será superior a 17%. Contudo, devido ao altíssimo endividamento da empresa (ultrapassa 300 bilhões de reais) e as incertezas sobre sua real situação financeira, o governo não descarta um novo reajuste no primeiro semestre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário