quinta-feira, 7 de maio de 2015

SE AS ABELHAS DESAPARECEREM DA FACE DA TERRA?


Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana. (frase atribuída a Albert Einstein)
                                           SOS abelhas            

A frase acima mostra como as abelhas são indispensáveis à humanidade. Desde os tempos mais primórdios, o homem tratou de usar seu mel para alimentar-se. Mas há alguns anos, os produtos derivados da apicultura encontram-se cada vez mais caros, dado o misterioso desaparecimento de abelhas que ocorre no mundo. (Globo Rural)

Nos Estados Unidos, segunda potência mundial da apicultura, mais de 60 por cento das populações de abelhas desapareceram em 24 estados. Nos países europeus, os números não são mais animadores. Este fenómeno, chamado “Síndrome do Colapso das Colónias”, tem várias consequências no equilíbrio natural, uma vez que as abelhas são dos insectos mais ativos na polinização das plantas.

Para estudar o problema, existe, um projeto de investigação da União Europeia chamado BEE DOC. Em conjunto, 11 universidades de 9 países estão a trabalhar, sob a coordenação do professor Robin Moritz, um dos maiores especialistas na matéria.

“A ideia por trás do BEE DOC é pesquisar três diferentes pilares de investigação. Um tem por objetivo os diagnósticos das doenças, desenvolvendo novas ferramentas fáceis para o diagnóstico das doenças das abelhas. Outro pretende desenvolver estratégias de prevenção de doenças e o terceiro está a tentar desenvolver novos tratamentos que dependam menos da terapia química que temos hoje”, explica Moritz.

Motivos do desaparecimento das abelhas


A Euronews publicou que a redução da biodiversidade, o uso excessivo de pesticidas e a poluição estão entre as causas prováveis do Síndrome do Colapso das Colónias. Os investigadores acreditam que uma sinergia entre vários fatores está na origem de uma doença ambiental que explica o fenómeno.

Porém até agora, não há consenso entre os cientistas sobre o motivo que teria ocasionado a desaparição das abelhas. Alguns creditam a razão ao:

Cultivo de monoculturas e a intensificação do uso de agrotóxicos e as queimadas.

Outros pensam que a domesticação desses insetos para a produção de mel fez com que não conseguissem mais sobreviver na natureza.

Um grupo de cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido afirma que a diversidade das abelhas selvagens naquele país diminuiu 80%, por conta de um vírus não identicado. No Iraque, a Guerra do Golfo causou efeitos tóxicos que destruíram 90% das colônias apícolas do país.

                                   E no Brasil?

                             autor: Marco Aurélio Weisheimer – Agência Carta Maior

O fenômeno pode causar graves desequilíbrios ambientais, uma vez que as abelhas são responsáveis por mais de 90% da polinização e, de forma direta ou indireta, por 65% dos alimentos consumidos pelos seres humanos. 

Apicultores gaúchos e catarinenses relatam desaparecimento de abelhas em níveis inéditos. Alguns produtores registram perdas de 25% na produção de mel. Pesquisador diz que uma das causas do fenômeno pode ser a influência de lavouras transgênicas.

No Brasil, lembrou Barbosa, não há estudos aprofundados sobre o impacto dos transgênicos no ecossistema. Outra possível causa apontada pelo pesquisador é o aquecimento global. O sistema de orientação das abelhas funciona por meio dos olhos. As abelhas dependem da luz solar para encontrar o caminho de volta para as colmeias. O aumento da incidência de raios ultravioletas poderia, assim, ser uma das causas do fenômeno.

fonte: http://www.dialogosdosul.org.br/a-teoria-do-desaparecimento-das-abelhas-sinais-evidentes/18072014/

                  Esta postagem foi a pedido de Cristina leitora deste Blog:



Que tal postar aqui sobre uma coisa de muita importancia da qual nossa fauna e flora dependem? As abelhas nativas sem ferrão brasileiras e as exóticas(àpis/com ferrão/exóticas/híbridas)? Precisamos mostrar esse mundo excepcional aos jovens para PRESERVAÇÃO pois fazem de 75 a 90% de polinização de nossa flora! Existem vários grupos que podem lhe auxiliar nesta pesquisa e desafiar os jovens a buscar mais! Tente:

 www.sosresgatedeabelhassemferrão, 

melipofoco.blogspot.com.br, beeornotbee; 

semabelhassemalimentos,meliponariosenna.com.br* (este de amigo querido de Pernambuco/agente do MMA, e sempre auxiliando em conhecimentos quem o procura) pois com a SDS(Sindrome do Desaparecimento Súbito das abelhas nós meliponicultores(criadores de Abelhas Sem Ferrão) estamos desesperados buscando auxilio para esclarecer a população! 

Fica a dica para os interessados


               Será que Albert Einstein tinha razão?                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário