quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Questões de Geografia e Atualidades no Enem/2013

                                A área de Ciências Humanas e suas Tecnologias                           
Como foi? deixe sua opinião

Apresentaram conteúdos referentes ao processo de globalização, relacionando o tema com a música Disneylândia, dos Titãs. Também apareceram perguntas sobre a urbanização brasileira e mundial, os meios de transporte no território nacional (intermodalidade), além da questão palestina e da construção de hidrelétricas na região da Amazônia Legal na última década, diz um dos analistas.Segundo alguns professores: “Questões mais simples envolveram assuntos como os efeitos da chuva ácida no meio ambiente, um fragmento de texto do livro Os sertões para identificar a formação vegetal predominante no Nordeste seco, além da interpretação de um gráfico relativo às taxas de fecundidade no Brasil.”


Havia questões sobre reforma agrária, protestos na Europa em 2011 e território palestino. Entre as 45 questões de ciências humanas, havia uma pergunta sobre a reforma agrária que confrontava um excerto de um texto do MST (Movimento Sem Terra) prol reforma agrária e outro texto contrário e favorável à existência de latifúndios com agronegócio. A questão pedia para analisar as distintas visões sobre a reforma agrária.



Outra pergunta abordava a questão palestina e trazia um texto de jornal que citava o fato de que, quando se acessava um site de buscas da Cisjordânia, em vez de "territórios palestinos", o Google escrevia agora "Palestina" logo abaixo do seu logo.

Quem esperava por questões sobre os protestos de junho no Brasil se decepcionou no primeiro dia de prova. As únicas manifestações citadas aconteceram na Espanha em 2011 e estavam relacionadas com a crise do sistema financeiro.

Beijos queridos, continuamos de olho!

Profª  Jackie

Nenhum comentário:

Postar um comentário