terça-feira, 5 de novembro de 2013

Você sabe quem são os Black Blocs? Não? Aprenda agora!

black bloc
As roupas e máscaras pretas, que dão nome à tática, visam garantir o anonimato dos indivíduos participantes, caracterizando-os, em conjunto, como um único e imenso bloco.

Black bloc (do inglês black, negro; bloc, agrupamento de pessoas para uma ação conjunta ou propósito comum, diferentemente de block: bloco sólido de matéria inerte) é o nome dado a uma ação direta, caracterizada pela ação de grupo de mascarados e vestidos de preto que se reúnem para protestar em manifestações de rua.
Movimento Black Bloc no Rio de Janeiro
Movimento Black Bloc no Rio de Janeiro - Gabriela Batista
 Esses grupos são estruturas efêmeras, informais, não hierárquicas e descentralizadas. Unidos, adquirem força suficiente para confrontar a polícia, bem como atacar e destruir propriedades públicas e privadas.

               Black Blocs diferenciam-se de outros grupos anticapitalistas por:

a) Frequentemente realizarem ataques à propriedade privada, como forma de chamar a atenção para sua oposição ao que consideram símbolos do capitalismo, às corporações multinacionais e aos governos que as apoiam. 

b) Pode haver vários grupos black bloc dentro de uma única manifestação, com diferentes formas e táticas

c) Os grupos Black Bloc se constituem principalmente de anarquistas e integrantes de movimentos afins ( anticapitalistas e anti-globalização), que se organizam em conjunto para determinada ação de protesto.

d) "Não somos violentos, jamais atacamos pessoas", protestam os "veteranos" do bloco. "Não é violência destruir os símbolos do capitalismo selvagem, da exploração, da globalização" - lojas, bancos, carros de luxo. Nunca andam armados. Objetos simples, muitas vezes encontrados pelo caminho, são transformados em armas improvisadas (pedras, extintores de incêndio, placas de trânsito, vergalhões de aço encontrados em canteiros de obras). O importante é ser imprevisível, incontrolável e visível apenas no breve momento da ação, graças à inconfundível máscara e às roupas pretas.

                       Algumas ações dos Black Blocs no Brasil e no mundo                        

a) No Rio de Janeiro e em São Paulo, em 2013, não foi diferente: enfrentaram a polícia com paus e pedras, quebraram vitrines de lojas e bancos (que consideram símbolos do capitalismo), fizeram barricadas incendiando lixeiras, destruíram veículos (principalmente carros da polícia)

b) EUA, durante as manifestações contra o Pentágono (1988) 

c) Primeira Guerra do Golfo (1991). 

d) Seattle (30 de novembro a 4 de dezembro de 1999) durante as manifestações contra a conferência de ministros dos países membros da OMC

e) Praga (26 a 28 de setembro de 1999), quando a cidade foi ocupada durante a reunião dos países membros do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial

f) O Black Bloc também apareceu emGotemburgo (14 e 15 de junho de 2001) nas manifestações contra o Conselho Europeu.

g) Em Gênova (20 de julho de 2001), durante a cúpula do G8, as manifestações destruíram partes da capital da Ligúria. Na época, houve suspeitas de que grupos Black Blockestivessem atuando como provocadores, em cumplicidade com a polícia. Mais tarde, ficou claro que havia policiais infiltrados nos grupos. Além disso, os Black Bloc foram criticados por outros ativistas, por provocarem uma violenta reação da polícia, o que, além de inviabilizar as manifestações pacíficas de diferentes organizações, resultou na morte do jovem Carlo Giuliani, por um policial. 

h) Em Québec (20 de abril de 2007) durante a cúpula das Américas, os Black Bloc destruíram as redes metálicas que protegiam o local da reunião. Tais redes haviam sido definidas pelos manifestantes como o muro da vergonha

i) Em 2009, a City, o centro financeiro de Londres, foi transformada em praça de guerra durante os protestos contra a reunião do G-20. A tropa de choque tentou dispersar os manifestantes, e um homem acabou morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário