sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Peguntas e respostas sobre o Leilão do Pré-sal Brasileiro

Ou será mentiras e verdades?
 1. Onde fica o Campo de Libra?
Libra fica na Bacia de Santos, a 170 km do litoral do Estado do Rio de Janeiro. Tem cerca de 1,5 mil km quadrados - a maior área de exploração do mundo, segundo a Agência Nacional de Petróleo

2. O que é leilão de Libra?

O leilão do Campo de Libra, na Bacia de Campos,é o primeiro do pré-sal sob as novas regras do modelo de partilha, em que parte do óleo extraído pelas empresas fica com a União. O tempo de concessão é de 35 anos e ocorreu no dia 21/10/2013, sob o regime de partilha de produção, áreas para exploração de petróleo e gás natural na região brasileira do pré-sal. É considerado o maior leilão do mundo neste genêro.
Um consórcio formado por Petrobras e mais quatro empresas venceram o leilão do Campo de Libra,

Mentira  Leilão não é privatização.   (?????????)
Neste caso quem ganhar o leilão terá direito de explorar o campo por mais de 30 anos. Nestas décadas, a  petrolífera estrangeira vai secar  a reserva. Petróleo não tem duas safras. São reservas que não se renovam e levam milhões de anos para se formar.O que teremos de volta?

2. Por que leiloar o Campo de Libra?

Por ser em uma área de grande profundidade, a exploração torna-se extremamente cara.


Mentira - O Brasil não possui tecnologia nem recursos financeiros para produzir no pré-sal.(????)

a) Quem desenvolveu a tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal foi a Petrobrás; 
b) A Petrobrás possui  reservas de, no mínimo,  60 bilhões de barris de petróleo. O equivalente a pelo menos 6 trilhões de dólares, cotando o barril à média de 100 dólares. Com uma garantia dessas, que banco deixará de financiar a Petrobrás?

3.  Como funciona o regime de partilha?
No regime de partilha, empresas repartem com o governo o resultado da exploração. A empresa paga um bônus à União ao assinar o contrato e faz a exploração por sua conta e risco. Se achar petróleo, será remunerada em petróleo pela União por seus custos. Além disso, receberá mais uma parcela, que é seu ganho. O restante fica para a União.

3. Com quantos por cento o Brasil ficou neste leilão?

 A Petrobras, será a operadora única do Pré-Sal, garantindo um mínimo de 30% de participação no consórcio vencedor + 10%  = 40%

4. Como vai ser este contrato de partilha ?

O contrato de partilha será válido por 35 anos, quatro desses voltados à exploração dos recursos e os demais ao desenvolvimento e produção.

5. Como fica os royalties desta exploração (impostos)?


Os royalties pagos equivalerão a 15% do volume total da produção de petróleo e gás, o que deve render valor superior a R$ 1 trilhão em 30 anos, segundo o governo.

6. Que destino terão estes royalties (impostos sobre a exploração do petróleo)?


De acordo com a lei aprovada em setembro de 2013, 75% dos royalties do petróleo serão destinados para a educação e 25% para a saúde. (esperamos que sim)

7. Qual foi o valor que o Brasil conseguiu com o leilão?

15 Bilhões de dólares

8. Como a sociedade civil reagiu a este partilha?

Vários grupos da sociedade civil, no entanto, se mostram contrários ao leilão de Libra. Entre eles estão sindicatos, políticos, acadêmicos e especialistas que não consideram válida a proposta de dividir com empresas estrangeiras.



  (Arte/CB/D.A Press)




Nenhum comentário:

Postar um comentário