terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Confira desde já Atualidades que podem cair nos vestibulares e ENEM de 2014 - Parte I

http://www.vicvicky.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/05/internet-estudando-de-um-jeito-facil-vicevicky-2013.jpg
Curtindo e estudando! Por que não?
Os vestibulares sempre dão ênfase a temas atuais. É comum vestibulandos se depararem com questões que envolvem eventos que se destacaram no cenário nacional e internacional assim como os estudantes que realizam o ENEM. Isso é Fato!!!
A pergunta é: Quando devo começar a estudar?
A resposta é :  Sempreeeee ! 
Acrescente ao seu dia a dia  o hábito da leitura, mantenha-se informado, foi pensando em você  que eu criei este blog, aproveite, ele é todinho seu!

Estarei postando neste blog quase que diariamente as mais importantes notícias do Brasil e do mundo , seja um dos nossos e atualiza-se!
                                                                                                             Professora Jackie

                                          Parte I  

      Atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2014 

 1. Excesso de despesas da Copa de 2014 no Brasil 

No nosso pais, investimentos em educação, saúde, habitação e segurança são urgentes e necessários e reivindicados em movimentos populares no ano de 2013 em todo o Brasil. 

Os custos financiados pelo Governo Federal ultrapassaram 28 bilhões de reais em jun/2013, muito acima dos custos do mesmo evento realizado no Japão em 2002 e na Alemanha em 2006.

Segundo o Governo Federal, a realização da Copa,  deve gerar cerca de 3 bilhões de reais no país, e os valores financiados pelo governo serão "pagos" ( porém a longo prazo) pelas empresas concessionárias que assumirão a administração dos estádios e demais serviços depois da realização dos eventos.

O governo federal defende-se, alegando que grande parte do valor será aplicado  em melhorias, cujas obras ficarão como legado para a população em dozes cidades que servirão de sede para o evento.

2. A luta de Nelson Mandela na África do Sul
 
Em 05/dez/2013 morreu, aos 95 anos, Mandela o mais conhecido dos opositores ao apartheid (regime de segregação racial que vigorou oficialmente no país entre as décadas de 1940 e 1990) na África do Sul.  

Seu velório se estendeu até 15/dez, mobilizando a população sul-africana e chefes de governos de vários países. Incluindo a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, que em seu discurso, destacou o legado e a importância de Mandela para a luta pelos direitos humanos.

Nasceu em 1918, com o nome de Rolihlahla Mandela. Sua passagem por uma instituição de ensino cristã, o levou a adotar o nome de Nelson. 

Sua vida política se iniciou na década de 1940, após ter se tornado advogado. 

Em 1942 fundou a liga jovem do Congresso Nacional Africano (CNA), pretendendo organizar a juventude negra contra o regime do apartheid na África do Sul.

A luta inicial de Mandela e seus companheiros contra o apartheid baseou-se na atuação pacífica através da desobediência civil. Entretanto, a luta tomaria outro rumo  nos anos 60. 

Mandela foi preso em 1963, sendo condenado à prisão perpétua , em 1964. Passou 27 anos na prisão


Na década de 1990, o apartheid foi oficialmente extinto por pressões internacionais, levando Nelson Mandela à liberdade.

Sua atuação e do CNA foi essencial para garantir a unidade territorial da África do Sul. A ação de Mandela legou a ele o prêmio Nobel da Paz, em 1993.

Venceu as eleições presidenciais em 1994 até 1999.

Após sua saída do governo, Mandela passou a se dedicar à criação de uma milionária fundação que leva seu nome, atuando no auxílio a crianças e portadores do vírus HIV.


     Por hoje é só galera...Aguarde novas publicações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário